A DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIAL, PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buoso, Giane de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de, Santos, Marcos Antonio dos, Silva, Lucas Tagliari da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12098
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal analisar as produções acadêmicas sobre as práticas educativas de inclusão para pessoas com deficiências em projetos sociais que atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social. [1]Os referenciais teóricos de análise utilizados foram os fundamentos da Educação Social, da Pedagogia Social e da Educação Não Formal. As diferenças dessas áreas também serão aprofundadas neste estudo. Nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas no Brasil, nas últimas décadas, têm sido inseridas discussões sobre atuação dos educadores sociais em contextos escolares e em ambientes considerados “não escolares”. Estes contextos são: o Terceiro Setor, as Organizações Não Governamentais, os Hospitais, os Assentamentos, os Presídios, as Instituições de Atendimento aos Adolescentes em Conflito com a lei, as Clinicas Psiquiátricas, as Casas de Acolhimento, os projetos de Contra Turno em escolas formais, dentre outros espaços. A metodologia desse projeto de pesquisa foi revisão de literatura sobre produções acadêmicas que abordam a questão da inclusão de pessoas com deficiências em projetos sociais na perspectiva da Educação Social, Pedagogia Social e Educação Não Formal. Espera-se que esse trabalho possa discutir as potencialidades da inclusão nos projetos sociais nessas diversas áreas.
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