UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO DE MITOSE E MEIOSE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14185 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi analisar o processo de aprendizagem potencialmente significativa em relaçãoao conteúdo de mitose e meiose com alunos de primeiro ano do ensino médio. Pesquisas na área de ensino revelama dificuldade dos alunos em compreender conceitos básicos de genética. Uma hipótese desta pesquisa é que adificuldade está relacionada a falta de aprendizagem de conteúdos anteriores, como os processos de mitose emeiose. A metodologia utilizada foi qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborada uma Unidade de EnsinoPotencialmente Significativa e proposto um questionário inicial e um final. A análise de dados foi realizada a partirda análise de conteúdo temático categorial. Após a aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativaevidenciamos a contribuição desta sequência para a aprendizagem das divisões celulares. |
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UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO DE MITOSE E MEIOSEAprendizagem significativa. UEPS. Ensino de divisão celular.O objetivo deste artigo foi analisar o processo de aprendizagem potencialmente significativa em relaçãoao conteúdo de mitose e meiose com alunos de primeiro ano do ensino médio. Pesquisas na área de ensino revelama dificuldade dos alunos em compreender conceitos básicos de genética. Uma hipótese desta pesquisa é que adificuldade está relacionada a falta de aprendizagem de conteúdos anteriores, como os processos de mitose emeiose. A metodologia utilizada foi qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborada uma Unidade de EnsinoPotencialmente Significativa e proposto um questionário inicial e um final. A análise de dados foi realizada a partirda análise de conteúdo temático categorial. Após a aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativaevidenciamos a contribuição desta sequência para a aprendizagem das divisões celulares.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418510.5212/OlharProfr.v.21i2.0003Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 209 - 226Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 209 - 226Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 209 - 226Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 209 - 226Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 209 - 2261984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14185/209209211291https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14185/209209215997https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14185/209209215998https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14185/209209216155Copyright (c) 2019 Letícia Leite Carvalho Thomaz, Bettina Heerdt, Bernardo Ozorio Iurkinfo:eu-repo/semantics/openAccessThomaz, Letícia Leite CarvalhoHeerdt, BettinaIurk, Bernardo Ozorio2022-01-17T10:20:02Zoai:uepg.br:article/14185Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T10:20:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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