Experiência de participação e reflexão sobre a prática em inclusão escolar na gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marelaine de Ávilla
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151680
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso integra o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, que teve como foco a inclusão escolar na gestão democrática escolar. O Projeto utilizou a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), por este tipo de método propiciar a intervenção na realidade, enquanto a pesquisa se desenvolve, tendo sido realizada no período compreendido entre fevereiro e julho de 2015, em uma escola pública estadual, localizada em Gravataí. O Projeto de Intervenção teve como objetivos: Qualificar a prática pedagógica, refletindo sobre inclusão e as práticas pedagógicas que contribuem para que o aluno possa se desenvolver integralmente, respeitando suas especificidades; promover a gestão democrática na escola e elaborar um texto base sobre a temática abordada para compor a reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola. Os principais autores que subsidiaram minhas análises foram: Cury (2007), Veiga (2013), Gandin (2015) Baptista (2011) e Mantoan (2015). A participação democrática dos docentes na reelaboração do Regimento Escolar, a construção de conhecimentos a respeito de inclusão foram relevantes resultados da intervenção realizada. Como aspectos significativos destaco a participação e o envolvimento demonstrado pelo grupo, na efetiva participação democrática. As limitações ocorreram pela dificuldade em conciliar o Projeto de Intervenção com a demanda de trabalho da pesquisadora, enquanto gestora da escola.
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