Experiência de participação e reflexão sobre a prática em inclusão escolar na gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151680 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso integra o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, que teve como foco a inclusão escolar na gestão democrática escolar. O Projeto utilizou a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), por este tipo de método propiciar a intervenção na realidade, enquanto a pesquisa se desenvolve, tendo sido realizada no período compreendido entre fevereiro e julho de 2015, em uma escola pública estadual, localizada em Gravataí. O Projeto de Intervenção teve como objetivos: Qualificar a prática pedagógica, refletindo sobre inclusão e as práticas pedagógicas que contribuem para que o aluno possa se desenvolver integralmente, respeitando suas especificidades; promover a gestão democrática na escola e elaborar um texto base sobre a temática abordada para compor a reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola. Os principais autores que subsidiaram minhas análises foram: Cury (2007), Veiga (2013), Gandin (2015) Baptista (2011) e Mantoan (2015). A participação democrática dos docentes na reelaboração do Regimento Escolar, a construção de conhecimentos a respeito de inclusão foram relevantes resultados da intervenção realizada. Como aspectos significativos destaco a participação e o envolvimento demonstrado pelo grupo, na efetiva participação democrática. As limitações ocorreram pela dificuldade em conciliar o Projeto de Intervenção com a demanda de trabalho da pesquisadora, enquanto gestora da escola. |
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Rodrigues, Marelaine de ÁvillaCorrea, Monique Robain Montano2017-02-14T02:23:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/151680001004327Este Trabalho de Conclusão de Curso integra o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e apresenta uma análise das ações realizadas durante o Projeto de Intervenção, que teve como foco a inclusão escolar na gestão democrática escolar. O Projeto utilizou a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de Franco (2005) e Richardson (s.d), por este tipo de método propiciar a intervenção na realidade, enquanto a pesquisa se desenvolve, tendo sido realizada no período compreendido entre fevereiro e julho de 2015, em uma escola pública estadual, localizada em Gravataí. O Projeto de Intervenção teve como objetivos: Qualificar a prática pedagógica, refletindo sobre inclusão e as práticas pedagógicas que contribuem para que o aluno possa se desenvolver integralmente, respeitando suas especificidades; promover a gestão democrática na escola e elaborar um texto base sobre a temática abordada para compor a reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola. Os principais autores que subsidiaram minhas análises foram: Cury (2007), Veiga (2013), Gandin (2015) Baptista (2011) e Mantoan (2015). A participação democrática dos docentes na reelaboração do Regimento Escolar, a construção de conhecimentos a respeito de inclusão foram relevantes resultados da intervenção realizada. Como aspectos significativos destaco a participação e o envolvimento demonstrado pelo grupo, na efetiva participação democrática. As limitações ocorreram pela dificuldade em conciliar o Projeto de Intervenção com a demanda de trabalho da pesquisadora, enquanto gestora da escola.application/pdfporGestão democráticaInclusão escolarParticipaçãoProjeto pedagógicoFormação de professoresAlunoExperiência de participação e reflexão sobre a prática em inclusão escolar na gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004327.pdf001004327.pdfTexto completoapplication/pdf269193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151680/1/001004327.pdf7699b38bca40aac02b9d8dc4999bdd5eMD51TEXT001004327.pdf.txt001004327.pdf.txtExtracted Texttext/plain63933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151680/2/001004327.pdf.txt8197e7d3b128dfe4a2c5e8e1389038cdMD5210183/1516802017-02-15 02:27:59.17182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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