Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vosgerau, Dilmeire Ramos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Picheth, Fabiane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1444
Resumo: As interfaces de AVA'S (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) têm sido alvo de grande procura no meio acadêmico, para serem utilizadas em propostas de formação de professores. Muitos softwares tornam-se financeiramente inviáveis devido ao alto custo de suas licenças. Todavia, contamos com alguns recursos de caráter gratuito que podem contribuir significativamente para a comunicação, interação e produção de conhecimento entre os agentes participantes do processo de ensino e aprendizagem, sejam eles alunos -futuros professores, alunos - professores em exercício ou formadores de professores. Apresentamos, neste artigo, um painel comparativo de aspectos que podem ser considerados na seleção de um ambiente virtual, para utilização na formação de professores. Analisamos três ambientes: o Eureka, um ambiente institucional não gratuito, e o TelEduc e o AulaNet, dois ambientes gratuitos. Os ambientes estudados são analisados segundo as proposições de Doubler et all. (2005), que descrevem algumas características necessárias a ambientes utilizados na formação docente. Consideramos também as proposições feitas por Vosgerau (2005), após termos avaliado as dificuldades enfrentadas por alunos de um curso de formação de professores semi-presencial, na utilização de um ambiente virtual.
id UEPG-31_51fd615faf09d64b7ffa643b34f52e38
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1444
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professoresAVA'S (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)comunicaçãoformação de professoresinteração e produção de conhecimentoAs interfaces de AVA'S (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) têm sido alvo de grande procura no meio acadêmico, para serem utilizadas em propostas de formação de professores. Muitos softwares tornam-se financeiramente inviáveis devido ao alto custo de suas licenças. Todavia, contamos com alguns recursos de caráter gratuito que podem contribuir significativamente para a comunicação, interação e produção de conhecimento entre os agentes participantes do processo de ensino e aprendizagem, sejam eles alunos -futuros professores, alunos - professores em exercício ou formadores de professores. Apresentamos, neste artigo, um painel comparativo de aspectos que podem ser considerados na seleção de um ambiente virtual, para utilização na formação de professores. Analisamos três ambientes: o Eureka, um ambiente institucional não gratuito, e o TelEduc e o AulaNet, dois ambientes gratuitos. Os ambientes estudados são analisados segundo as proposições de Doubler et all. (2005), que descrevem algumas características necessárias a ambientes utilizados na formação docente. Consideramos também as proposições feitas por Vosgerau (2005), após termos avaliado as dificuldades enfrentadas por alunos de um curso de formação de professores semi-presencial, na utilização de um ambiente virtual.Editora UEPG2009-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1444Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1444/1089Vosgerau, Dilmeire RamosPicheth, Fabiane Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:54:10Zoai:uepg.br:article/1444Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:54:10Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
title Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
spellingShingle Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
Vosgerau, Dilmeire Ramos
AVA'S (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)
comunicação
formação de professores
interação e produção de conhecimento
title_short Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
title_full Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
title_fullStr Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
title_full_unstemmed Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
title_sort Alternativas de AVA'S possibilidades educativas diferenciadas para a formação de professores
author Vosgerau, Dilmeire Ramos
author_facet Vosgerau, Dilmeire Ramos
Picheth, Fabiane Maria
author_role author
author2 Picheth, Fabiane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vosgerau, Dilmeire Ramos
Picheth, Fabiane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv AVA'S (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)
comunicação
formação de professores
interação e produção de conhecimento
topic AVA'S (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)
comunicação
formação de professores
interação e produção de conhecimento
description As interfaces de AVA'S (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) têm sido alvo de grande procura no meio acadêmico, para serem utilizadas em propostas de formação de professores. Muitos softwares tornam-se financeiramente inviáveis devido ao alto custo de suas licenças. Todavia, contamos com alguns recursos de caráter gratuito que podem contribuir significativamente para a comunicação, interação e produção de conhecimento entre os agentes participantes do processo de ensino e aprendizagem, sejam eles alunos -futuros professores, alunos - professores em exercício ou formadores de professores. Apresentamos, neste artigo, um painel comparativo de aspectos que podem ser considerados na seleção de um ambiente virtual, para utilização na formação de professores. Analisamos três ambientes: o Eureka, um ambiente institucional não gratuito, e o TelEduc e o AulaNet, dois ambientes gratuitos. Os ambientes estudados são analisados segundo as proposições de Doubler et all. (2005), que descrevem algumas características necessárias a ambientes utilizados na formação docente. Consideramos também as proposições feitas por Vosgerau (2005), após termos avaliado as dificuldades enfrentadas por alunos de um curso de formação de professores semi-presencial, na utilização de um ambiente virtual.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1444
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1444/1089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495028744192