A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cassiana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Farias, Cristiane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877
Resumo: The aim of this study is to discuss the legal advice 05/2020 drafted by Conselho Nacional de Educação (CNE) and possible confrontations in the field of Childhood Education. The question line was: How does Childhood Education is affected by COVID-19 Pandemic? It justifies by security of rights hardly conquered in the fiel of childhood education, especially due the fact of been educated in collective non-domestic spaces (BRASIL, 2009), and the emerging possibility of remote activities, specifically on distance learning by video class and other virtual resources for the young child, which could exacerbate even more the social inequality. the writing composition is bibliographic sources and the results indicates the need to face this issue by resisting, which doesn’t means to discard the children in this pandemic times, on the contrary, to make proper ways to assist them.
id UEPG-31_5869dd72c914b2dbcbfe6fceec7856ae
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/15877
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020La educación infantil en el contexto de la pandemia: los posibles enfrentamientos posteriores a la publicación del Parecer 05/2020A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020Pandemia. Parecer 05/2020. Educação InfantilPandemic. Opinion 05/2020. Childhood Education.Pandemia. Parecer 05/2020. Educación Infantil.The aim of this study is to discuss the legal advice 05/2020 drafted by Conselho Nacional de Educação (CNE) and possible confrontations in the field of Childhood Education. The question line was: How does Childhood Education is affected by COVID-19 Pandemic? It justifies by security of rights hardly conquered in the fiel of childhood education, especially due the fact of been educated in collective non-domestic spaces (BRASIL, 2009), and the emerging possibility of remote activities, specifically on distance learning by video class and other virtual resources for the young child, which could exacerbate even more the social inequality. the writing composition is bibliographic sources and the results indicates the need to face this issue by resisting, which doesn’t means to discard the children in this pandemic times, on the contrary, to make proper ways to assist them.Este artículo tiene como objetivo discutir el Dictamen 05/2020 del Consejo Nacional de Educación (CNE) y las posibles confrontaciones en el contexto de la Educación Infantil. La pregunta orientadora ha sido formulada de la siguiente manera: ¿Cómo se ve afectada la Educación Infantil por la pandemia de COVID-19? El tema es necesario para garantizar los derechos conquistados en el area de la educación de los niños, especialmente el hecho de que son educados en espacios colectivos no domésticos (BRASIL, 2009), y ahora con la posibilidad de realizar actividades a distancia, especialmente por medio de la modalidad EaD,  a través de clases en video y otros recursos virtuales para niños pequeños, que pueden delinear todavía más las condiciones de desigualdad social. La composición de la escritura es de naturaleza bibliográfica y los resultados apuntan a la necesidad de hacer  frente al problema a través de la resistencia, lo que no significa abandonar a los niños en tiempos de pandemia, y si, crear las formas más apropiadas para ayudarlos.O presente artigo pretende discutir o Parecer 05/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e os possíveis enfrentamentos no contexto da Educação Infantil. A questão orientadora foi delineada da seguinte forma: como a Educação Infantil é afetada pela pandemia da COVID-19? A questão se faz necessária pela garantia dos direitos conquistados duramente no campo da educação das crianças, especialmente ao fato de serem educadas em espaços coletivos, não domésticos (BRASIL, 2009), e agora na possibilidade de realização de atividades a distância, especialmente na modalidade EAD, por meio de videoaulas e outros recursos virtuais para crianças pequenas, o que pode demarcar ainda mais as condições de desigualdade social.  A composição da escrita é de cunho bibliográfico e os resultados encaminham para a necessidade de enfrentamento por meio da resistência, o que não significa abandonar as crianças em tempos de pandemia, ao contrário, é necessário criar as formas mais adequadas de atendê-las.Editora UEPG2021-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziphttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1587710.5212/OlharProfr.v.24.15877.019Olhar de Professor; Bd. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-9Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Continuous Publishing; 1-9Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicación Continua; 1-9Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-9Olhar de Professor; v. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-91984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877/209209214078https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877/209209215726https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877/209209215727Copyright (c) 2021 Cassiana Magalhães, Cristiane dos Santos Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, CassianaFarias, Cristiane dos Santos 2022-03-16T21:25:59Zoai:uepg.br:article/15877Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-16T21:25:59Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
La educación infantil en el contexto de la pandemia: los posibles enfrentamientos posteriores a la publicación del Parecer 05/2020
A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
title A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
spellingShingle A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
Magalhães, Cassiana
Pandemia. Parecer 05/2020. Educação Infantil
Pandemic. Opinion 05/2020. Childhood Education.
Pandemia. Parecer 05/2020. Educación Infantil.
title_short A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
title_full A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
title_fullStr A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
title_full_unstemmed A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
title_sort A Educação Infantil no contexto da pandemia: os possíveis enfrentamentos após a publicação do Parecer 05/2020
author Magalhães, Cassiana
author_facet Magalhães, Cassiana
Farias, Cristiane dos Santos
author_role author
author2 Farias, Cristiane dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cassiana
Farias, Cristiane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia. Parecer 05/2020. Educação Infantil
Pandemic. Opinion 05/2020. Childhood Education.
Pandemia. Parecer 05/2020. Educación Infantil.
topic Pandemia. Parecer 05/2020. Educação Infantil
Pandemic. Opinion 05/2020. Childhood Education.
Pandemia. Parecer 05/2020. Educación Infantil.
description The aim of this study is to discuss the legal advice 05/2020 drafted by Conselho Nacional de Educação (CNE) and possible confrontations in the field of Childhood Education. The question line was: How does Childhood Education is affected by COVID-19 Pandemic? It justifies by security of rights hardly conquered in the fiel of childhood education, especially due the fact of been educated in collective non-domestic spaces (BRASIL, 2009), and the emerging possibility of remote activities, specifically on distance learning by video class and other virtual resources for the young child, which could exacerbate even more the social inequality. the writing composition is bibliographic sources and the results indicates the need to face this issue by resisting, which doesn’t means to discard the children in this pandemic times, on the contrary, to make proper ways to assist them.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PDF Text
Texto PDF
Texto PDF
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877
10.5212/OlharProfr.v.24.15877.019
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.24.15877.019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877/209209214078
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877/209209215726
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15877/209209215727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cassiana Magalhães, Cristiane dos Santos Farias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cassiana Magalhães, Cristiane dos Santos Farias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-9
Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Continuous Publishing; 1-9
Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicación Continua; 1-9
Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-9
Olhar de Professor; v. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-9
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053497372311552