Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434 |
Resumo: | A preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semiestruturada, o que dizem os professores sobre a sua atuação para ajudar os alunos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e como é a resposta do aluno após a ação do professor. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os resultados mostram que a intervenção dos professores pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivamas crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar no qual está inserido. Dessa forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente. |
id |
UEPG-31_5f918ee562420810f74ac4914232624b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1434 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professoraprendizagemdificuldades de aprendizagemfracasso escolarA preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semiestruturada, o que dizem os professores sobre a sua atuação para ajudar os alunos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e como é a resposta do aluno após a ação do professor. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os resultados mostram que a intervenção dos professores pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivamas crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar no qual está inserido. Dessa forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente. Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434/1079Cruz, Sônia Aparecida BellettiStefanini, Maria Cristina Bergonzoniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:43:14Zoai:uepg.br:article/1434Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:43:14Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor |
title |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor Cruz, Sônia Aparecida Belletti aprendizagem dificuldades de aprendizagem fracasso escolar |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental: intervenções do professor |
author |
Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
author_facet |
Cruz, Sônia Aparecida Belletti Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni |
author_role |
author |
author2 |
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Sônia Aparecida Belletti Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem dificuldades de aprendizagem fracasso escolar |
topic |
aprendizagem dificuldades de aprendizagem fracasso escolar |
description |
A preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semiestruturada, o que dizem os professores sobre a sua atuação para ajudar os alunos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e como é a resposta do aluno após a ação do professor. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os resultados mostram que a intervenção dos professores pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivamas crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar no qual está inserido. Dessa forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1434/1079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495014064128 |