FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marilda Coelho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moita, Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5604
Resumo:    RESUMO: A integração do trabalho escolar com as novas tecnologias no currículo como ferramentas exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das possibilidades e dos desafios. Todavia, a formação tecnológica do professor é um fator determinante para que esse processo se efetive. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre a formação do professor para usar o computador em sala de aula. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. Os dados foram coletados através do instrumento questionário. O estudo foi apoiado em teorias de autores como Moran (2004), Valente (1993), Moita (2011), Libâneo (2003), entre outros. Os dados obtidos com a pesquisa apontam que inúmeros educadores não utilizam o computador nas suas atividades diárias em sala de aula, pois ainda consideram-no uma ferramenta complexa e difícil de manipular, reflexo da falta de formação e preparação dos mesmos para saberem utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico.
id UEPG-31_7f47c9f9485912e0a8f8bb0f17a4db46
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/5604
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS   RESUMO: A integração do trabalho escolar com as novas tecnologias no currículo como ferramentas exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das possibilidades e dos desafios. Todavia, a formação tecnológica do professor é um fator determinante para que esse processo se efetive. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre a formação do professor para usar o computador em sala de aula. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. Os dados foram coletados através do instrumento questionário. O estudo foi apoiado em teorias de autores como Moran (2004), Valente (1993), Moita (2011), Libâneo (2003), entre outros. Os dados obtidos com a pesquisa apontam que inúmeros educadores não utilizam o computador nas suas atividades diárias em sala de aula, pois ainda consideram-no uma ferramenta complexa e difícil de manipular, reflexo da falta de formação e preparação dos mesmos para saberem utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico.Editora UEPG2018-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/560410.5212/OlharProfr.v.17i1.0009Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-1191984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5604/6416Silva, Marilda CoelhoMoita, Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T16:56:32Zoai:uepg.br:article/5604Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T16:56:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Silva, Marilda Coelho
title_short FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
author Silva, Marilda Coelho
author_facet Silva, Marilda Coelho
Moita, Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiro
author_role author
author2 Moita, Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marilda Coelho
Moita, Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiro
description    RESUMO: A integração do trabalho escolar com as novas tecnologias no currículo como ferramentas exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das possibilidades e dos desafios. Todavia, a formação tecnológica do professor é um fator determinante para que esse processo se efetive. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre a formação do professor para usar o computador em sala de aula. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. Os dados foram coletados através do instrumento questionário. O estudo foi apoiado em teorias de autores como Moran (2004), Valente (1993), Moita (2011), Libâneo (2003), entre outros. Os dados obtidos com a pesquisa apontam que inúmeros educadores não utilizam o computador nas suas atividades diárias em sala de aula, pois ainda consideram-no uma ferramenta complexa e difícil de manipular, reflexo da falta de formação e preparação dos mesmos para saberem utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5604
10.5212/OlharProfr.v.17i1.0009
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5604
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5604/6416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119
Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119
Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 110-119
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496252432384