Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354 |
Resumo: | A pesquisa intervenção visa investigar a compreensão das crianças de 3ª e 4ª série, dos professores em serviço e das alunas do magistério, do valor posicional presente no Sistema de Numeração Decimal (S.N.D.). Tem por objetivos: identificar a compreensão dos sujeitos da estrutura de base dez; verificar as possibilidades para a construção da composição aditiva; avaliar as interferências dos rótulos verbais na construção da composição aditiva; identificar a compreensão da representação escrita correlacionada à compreensão do valor posicional; e interferir com proposições de situações de aprendizagem que permitam a compreensão significativa de todos os sujeitos envolvidos. A investigação compreendeu 14 testes propostos a crianças de 3ª e 4ª série de escolas públicas de Ponta Grossa, aplicados pelas pesquisadoras com acompanhamento dos professores regentes. As análises dos desempenhos apresentados foram efetuadas pelas pesquisadoras, professores regentes das turmas participantes, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alunas do Curso de Magistério 4º ano. O procedimento metodológico de pesquisa compreendeu o método clínico piagetiano para o tratamento dos dados coletados. Alguns resultados já obtidos permitirão apontar como envolver diretamente o professor de sala de aula em pesquisa, não entendida aqui como pesquisa acadêmica, mas como possibilitadora de explicitação de representações próprias e dos outros. |
id |
UEPG-31_83b9eda6fb7659eb7e5445a1315497a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1354 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?sistema de numeraçãovalor posicionalformação de professoresA pesquisa intervenção visa investigar a compreensão das crianças de 3ª e 4ª série, dos professores em serviço e das alunas do magistério, do valor posicional presente no Sistema de Numeração Decimal (S.N.D.). Tem por objetivos: identificar a compreensão dos sujeitos da estrutura de base dez; verificar as possibilidades para a construção da composição aditiva; avaliar as interferências dos rótulos verbais na construção da composição aditiva; identificar a compreensão da representação escrita correlacionada à compreensão do valor posicional; e interferir com proposições de situações de aprendizagem que permitam a compreensão significativa de todos os sujeitos envolvidos. A investigação compreendeu 14 testes propostos a crianças de 3ª e 4ª série de escolas públicas de Ponta Grossa, aplicados pelas pesquisadoras com acompanhamento dos professores regentes. As análises dos desempenhos apresentados foram efetuadas pelas pesquisadoras, professores regentes das turmas participantes, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alunas do Curso de Magistério 4º ano. O procedimento metodológico de pesquisa compreendeu o método clínico piagetiano para o tratamento dos dados coletados. Alguns resultados já obtidos permitirão apontar como envolver diretamente o professor de sala de aula em pesquisa, não entendida aqui como pesquisa acadêmica, mas como possibilitadora de explicitação de representações próprias e dos outros.Editora UEPG2009-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354/998Brandt, Celia FinckCamargo, Joseli Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:47:26Zoai:uepg.br:article/1354Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:47:26Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? |
title |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? |
spellingShingle |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? Brandt, Celia Finck sistema de numeração valor posicional formação de professores |
title_short |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? |
title_full |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? |
title_fullStr |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? |
title_full_unstemmed |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? |
title_sort |
Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal? |
author |
Brandt, Celia Finck |
author_facet |
Brandt, Celia Finck Camargo, Joseli Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Joseli Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandt, Celia Finck Camargo, Joseli Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sistema de numeração valor posicional formação de professores |
topic |
sistema de numeração valor posicional formação de professores |
description |
A pesquisa intervenção visa investigar a compreensão das crianças de 3ª e 4ª série, dos professores em serviço e das alunas do magistério, do valor posicional presente no Sistema de Numeração Decimal (S.N.D.). Tem por objetivos: identificar a compreensão dos sujeitos da estrutura de base dez; verificar as possibilidades para a construção da composição aditiva; avaliar as interferências dos rótulos verbais na construção da composição aditiva; identificar a compreensão da representação escrita correlacionada à compreensão do valor posicional; e interferir com proposições de situações de aprendizagem que permitam a compreensão significativa de todos os sujeitos envolvidos. A investigação compreendeu 14 testes propostos a crianças de 3ª e 4ª série de escolas públicas de Ponta Grossa, aplicados pelas pesquisadoras com acompanhamento dos professores regentes. As análises dos desempenhos apresentados foram efetuadas pelas pesquisadoras, professores regentes das turmas participantes, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alunas do Curso de Magistério 4º ano. O procedimento metodológico de pesquisa compreendeu o método clínico piagetiano para o tratamento dos dados coletados. Alguns resultados já obtidos permitirão apontar como envolver diretamente o professor de sala de aula em pesquisa, não entendida aqui como pesquisa acadêmica, mas como possibilitadora de explicitação de representações próprias e dos outros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354/998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494626091008 |