Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Celia Finck
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Camargo, Joseli Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354
Resumo: A pesquisa intervenção visa investigar a compreensão das crianças de 3ª e 4ª série, dos professores em serviço e das alunas do magistério, do valor posicional presente no Sistema de Numeração Decimal (S.N.D.). Tem por objetivos: identificar a compreensão dos sujeitos da estrutura de base dez; verificar as possibilidades para a construção da composição aditiva; avaliar as interferências dos rótulos verbais na construção da composição aditiva; identificar a compreensão da representação escrita correlacionada à compreensão do valor posicional; e interferir com proposições de situações de aprendizagem que permitam a compreensão significativa de todos os sujeitos envolvidos. A investigação compreendeu 14 testes propostos a crianças de 3ª e 4ª série de escolas públicas de Ponta Grossa, aplicados pelas pesquisadoras com acompanhamento dos professores regentes. As análises dos desempenhos apresentados foram efetuadas pelas pesquisadoras, professores regentes das turmas participantes, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alunas do Curso de Magistério 4º ano. O procedimento metodológico de pesquisa compreendeu o método clínico piagetiano para o tratamento dos dados coletados. Alguns resultados já obtidos permitirão apontar como envolver diretamente o professor de sala de aula em pesquisa, não entendida aqui como pesquisa acadêmica, mas como possibilitadora de explicitação de representações próprias e dos outros.
id UEPG-31_83b9eda6fb7659eb7e5445a1315497a9
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1354
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?sistema de numeraçãovalor posicionalformação de professoresA pesquisa intervenção visa investigar a compreensão das crianças de 3ª e 4ª série, dos professores em serviço e das alunas do magistério, do valor posicional presente no Sistema de Numeração Decimal (S.N.D.). Tem por objetivos: identificar a compreensão dos sujeitos da estrutura de base dez; verificar as possibilidades para a construção da composição aditiva; avaliar as interferências dos rótulos verbais na construção da composição aditiva; identificar a compreensão da representação escrita correlacionada à compreensão do valor posicional; e interferir com proposições de situações de aprendizagem que permitam a compreensão significativa de todos os sujeitos envolvidos. A investigação compreendeu 14 testes propostos a crianças de 3ª e 4ª série de escolas públicas de Ponta Grossa, aplicados pelas pesquisadoras com acompanhamento dos professores regentes. As análises dos desempenhos apresentados foram efetuadas pelas pesquisadoras, professores regentes das turmas participantes, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alunas do Curso de Magistério 4º ano. O procedimento metodológico de pesquisa compreendeu o método clínico piagetiano para o tratamento dos dados coletados. Alguns resultados já obtidos permitirão apontar como envolver diretamente o professor de sala de aula em pesquisa, não entendida aqui como pesquisa acadêmica, mas como possibilitadora de explicitação de representações próprias e dos outros.Editora UEPG2009-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354/998Brandt, Celia FinckCamargo, Joseli Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:47:26Zoai:uepg.br:article/1354Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:47:26Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
title Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
spellingShingle Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
Brandt, Celia Finck
sistema de numeração
valor posicional
formação de professores
title_short Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
title_full Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
title_fullStr Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
title_full_unstemmed Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
title_sort Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?
author Brandt, Celia Finck
author_facet Brandt, Celia Finck
Camargo, Joseli Almeida
author_role author
author2 Camargo, Joseli Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Celia Finck
Camargo, Joseli Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv sistema de numeração
valor posicional
formação de professores
topic sistema de numeração
valor posicional
formação de professores
description A pesquisa intervenção visa investigar a compreensão das crianças de 3ª e 4ª série, dos professores em serviço e das alunas do magistério, do valor posicional presente no Sistema de Numeração Decimal (S.N.D.). Tem por objetivos: identificar a compreensão dos sujeitos da estrutura de base dez; verificar as possibilidades para a construção da composição aditiva; avaliar as interferências dos rótulos verbais na construção da composição aditiva; identificar a compreensão da representação escrita correlacionada à compreensão do valor posicional; e interferir com proposições de situações de aprendizagem que permitam a compreensão significativa de todos os sujeitos envolvidos. A investigação compreendeu 14 testes propostos a crianças de 3ª e 4ª série de escolas públicas de Ponta Grossa, aplicados pelas pesquisadoras com acompanhamento dos professores regentes. As análises dos desempenhos apresentados foram efetuadas pelas pesquisadoras, professores regentes das turmas participantes, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alunas do Curso de Magistério 4º ano. O procedimento metodológico de pesquisa compreendeu o método clínico piagetiano para o tratamento dos dados coletados. Alguns resultados já obtidos permitirão apontar como envolver diretamente o professor de sala de aula em pesquisa, não entendida aqui como pesquisa acadêmica, mas como possibilitadora de explicitação de representações próprias e dos outros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354/998
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494626091008