Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282 |
Resumo: | Socializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD. De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas; a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD e identificou a necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante. |
id |
UEPG-31_a09929879766eda6052fb3fbd3493f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/4282 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distânciaProfessores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação SuperiorSocializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD. De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas; a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD e identificou a necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/428210.5212/OlharProfr.v.15i2.0008Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 315-3351984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282/3265Costa, Sirlene FabrisRausch, Rita Buzziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T21:13:23Zoai:uepg.br:article/4282Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T21:13:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância |
title |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância |
spellingShingle |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância Costa, Sirlene Fabris Professores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação Superior |
title_short |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância |
title_full |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância |
title_fullStr |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância |
title_sort |
Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância |
author |
Costa, Sirlene Fabris |
author_facet |
Costa, Sirlene Fabris Rausch, Rita Buzzi |
author_role |
author |
author2 |
Rausch, Rita Buzzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sirlene Fabris Rausch, Rita Buzzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação Superior |
topic |
Professores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação Superior |
description |
Socializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD. De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas; a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD e identificou a necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0008 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282/3265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 315-335 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335 Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 315-335 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335 Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 315-335 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495924228096 |