ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1465 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre o discurso veiculado por seis obras de autores vinculados ao pensamento católico, publicadas no Brasil entre 1930 e 1960, as quais contêm argumentos críticos às propostas da Escola Nova e às concepções filosóficas, sociais e pedagógicas de John Dewey. O objetivo é elucidar as técnicas argumentativas utilizadas pelos autores, tomando por base a metodologia de análise oriunda de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, em Tratado da argumentação: a nova retórica , e de Stephen Toulmin, em Os usos do argumento. |
id |
UEPG-31_c267483d885440b165d4bf2f42006ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1465 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOSDiscurso educacional católicoEscola novaJohn DeweyAnálise retóricaO presente artigo versa sobre o discurso veiculado por seis obras de autores vinculados ao pensamento católico, publicadas no Brasil entre 1930 e 1960, as quais contêm argumentos críticos às propostas da Escola Nova e às concepções filosóficas, sociais e pedagógicas de John Dewey. O objetivo é elucidar as técnicas argumentativas utilizadas pelos autores, tomando por base a metodologia de análise oriunda de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, em Tratado da argumentação: a nova retórica , e de Stephen Toulmin, em Os usos do argumento.Editora UEPG2009-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1465Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1465/1110da Cunha, Marcus Viniciusda Costa, Vivianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:43:23Zoai:uepg.br:article/1465Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:43:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS |
title |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS |
spellingShingle |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS da Cunha, Marcus Vinicius Discurso educacional católico Escola nova John Dewey Análise retórica |
title_short |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS |
title_full |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS |
title_fullStr |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS |
title_full_unstemmed |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS |
title_sort |
ESCOLA NOVA E JOHN DEWEY NA ARGUMENTAÇÃO DE AUTORES CATÓLICOS |
author |
da Cunha, Marcus Vinicius |
author_facet |
da Cunha, Marcus Vinicius da Costa, Viviane |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, Viviane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cunha, Marcus Vinicius da Costa, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso educacional católico Escola nova John Dewey Análise retórica |
topic |
Discurso educacional católico Escola nova John Dewey Análise retórica |
description |
O presente artigo versa sobre o discurso veiculado por seis obras de autores vinculados ao pensamento católico, publicadas no Brasil entre 1930 e 1960, as quais contêm argumentos críticos às propostas da Escola Nova e às concepções filosóficas, sociais e pedagógicas de John Dewey. O objetivo é elucidar as técnicas argumentativas utilizadas pelos autores, tomando por base a metodologia de análise oriunda de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, em Tratado da argumentação: a nova retórica , e de Stephen Toulmin, em Os usos do argumento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1465 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1465/1110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006) Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495327588352 |