O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640 |
Resumo: | O objetivo do texto é analisar o trabalho de uma coordenadora pedagógica, reconhecida por sua prática exitosa, em um Centro de Educação Infantil (CEI)/creche da Rede Municipal de São Paulo com especial atenção em sua atuação no contexto formativo junto às professoras da pequena infância. As análises são decorrentes do conjunto de dados produzidos durante a pesquisa realizada para o trabalho final do Mestrado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, discussões coletivas, observação e análise de documentos. Os seguintes referenciais teóricos, dentre outros foram consultados: Almeida e Placco (2009), André e Vieira (2010), Almeida (2010), Imbernón (2009). Os resultados obtidos reafirmam a atuação distintiva dessa profissional na formação continuada das professoras para contemplar as especificidades do atendimento a crianças dessa faixa etária. |
id |
UEPG-31_d5b2beb205ad783dd0f121939d8d9428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13640 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenasCoordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância.O objetivo do texto é analisar o trabalho de uma coordenadora pedagógica, reconhecida por sua prática exitosa, em um Centro de Educação Infantil (CEI)/creche da Rede Municipal de São Paulo com especial atenção em sua atuação no contexto formativo junto às professoras da pequena infância. As análises são decorrentes do conjunto de dados produzidos durante a pesquisa realizada para o trabalho final do Mestrado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, discussões coletivas, observação e análise de documentos. Os seguintes referenciais teóricos, dentre outros foram consultados: Almeida e Placco (2009), André e Vieira (2010), Almeida (2010), Imbernón (2009). Os resultados obtidos reafirmam a atuação distintiva dessa profissional na formação continuada das professoras para contemplar as especificidades do atendimento a crianças dessa faixa etária.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1364010.5212/OlharProfr.v.21i1.0005Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 58-741984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209210938https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216059https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216060https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216172Copyright (c) 2019 Raquel Maria Bortoni Ferme, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerme, Raquel Maria Bortonide André, Marli Eliza Dalmazo Afonso2022-01-18T10:48:49Zoai:uepg.br:article/13640Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:48:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas |
title |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas |
spellingShingle |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas Ferme, Raquel Maria Bortoni Coordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância. |
title_short |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas |
title_full |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas |
title_fullStr |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas |
title_full_unstemmed |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas |
title_sort |
O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas |
author |
Ferme, Raquel Maria Bortoni |
author_facet |
Ferme, Raquel Maria Bortoni de André, Marli Eliza Dalmazo Afonso |
author_role |
author |
author2 |
de André, Marli Eliza Dalmazo Afonso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferme, Raquel Maria Bortoni de André, Marli Eliza Dalmazo Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância. |
topic |
Coordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância. |
description |
O objetivo do texto é analisar o trabalho de uma coordenadora pedagógica, reconhecida por sua prática exitosa, em um Centro de Educação Infantil (CEI)/creche da Rede Municipal de São Paulo com especial atenção em sua atuação no contexto formativo junto às professoras da pequena infância. As análises são decorrentes do conjunto de dados produzidos durante a pesquisa realizada para o trabalho final do Mestrado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, discussões coletivas, observação e análise de documentos. Os seguintes referenciais teóricos, dentre outros foram consultados: Almeida e Placco (2009), André e Vieira (2010), Almeida (2010), Imbernón (2009). Os resultados obtidos reafirmam a atuação distintiva dessa profissional na formação continuada das professoras para contemplar as especificidades do atendimento a crianças dessa faixa etária. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0005 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209210938 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216059 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216060 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raquel Maria Bortoni Ferme, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raquel Maria Bortoni Ferme, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 58-74 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 58-74 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74 Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 58-74 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496754700288 |