O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferme, Raquel Maria Bortoni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de André, Marli Eliza Dalmazo Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640
Resumo: O objetivo do texto é analisar o trabalho de uma coordenadora pedagógica, reconhecida por sua prática exitosa, em um Centro de Educação Infantil (CEI)/creche da Rede Municipal de São Paulo com especial atenção em sua atuação no contexto formativo junto às professoras da pequena infância. As análises são decorrentes do conjunto de dados produzidos durante a pesquisa realizada para o trabalho final do Mestrado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, discussões coletivas, observação e análise de documentos. Os seguintes referenciais teóricos, dentre outros foram consultados: Almeida e Placco (2009), André e Vieira (2010), Almeida (2010), Imbernón (2009). Os resultados obtidos reafirmam a atuação distintiva dessa profissional na formação continuada das professoras para contemplar as especificidades do atendimento a crianças dessa faixa etária.
id UEPG-31_d5b2beb205ad783dd0f121939d8d9428
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13640
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenasCoordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância.O objetivo do texto é analisar o trabalho de uma coordenadora pedagógica, reconhecida por sua prática exitosa, em um Centro de Educação Infantil (CEI)/creche da Rede Municipal de São Paulo com especial atenção em sua atuação no contexto formativo junto às professoras da pequena infância. As análises são decorrentes do conjunto de dados produzidos durante a pesquisa realizada para o trabalho final do Mestrado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, discussões coletivas, observação e análise de documentos. Os seguintes referenciais teóricos, dentre outros foram consultados: Almeida e Placco (2009), André e Vieira (2010), Almeida (2010), Imbernón (2009). Os resultados obtidos reafirmam a atuação distintiva dessa profissional na formação continuada das professoras para contemplar as especificidades do atendimento a crianças dessa faixa etária.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1364010.5212/OlharProfr.v.21i1.0005Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 58-741984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209210938https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216059https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216060https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216172Copyright (c) 2019 Raquel Maria Bortoni Ferme, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerme, Raquel Maria Bortonide André, Marli Eliza Dalmazo Afonso2022-01-18T10:48:49Zoai:uepg.br:article/13640Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:48:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
title O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
spellingShingle O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
Ferme, Raquel Maria Bortoni
Coordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância.
title_short O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
title_full O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
title_fullStr O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
title_full_unstemmed O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
title_sort O contexto formativo no centro de educação infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas
author Ferme, Raquel Maria Bortoni
author_facet Ferme, Raquel Maria Bortoni
de André, Marli Eliza Dalmazo Afonso
author_role author
author2 de André, Marli Eliza Dalmazo Afonso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferme, Raquel Maria Bortoni
de André, Marli Eliza Dalmazo Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância.
topic Coordenador pedagógico. Formação continuada. Pequena infância.
description O objetivo do texto é analisar o trabalho de uma coordenadora pedagógica, reconhecida por sua prática exitosa, em um Centro de Educação Infantil (CEI)/creche da Rede Municipal de São Paulo com especial atenção em sua atuação no contexto formativo junto às professoras da pequena infância. As análises são decorrentes do conjunto de dados produzidos durante a pesquisa realizada para o trabalho final do Mestrado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, discussões coletivas, observação e análise de documentos. Os seguintes referenciais teóricos, dentre outros foram consultados: Almeida e Placco (2009), André e Vieira (2010), Almeida (2010), Imbernón (2009). Os resultados obtidos reafirmam a atuação distintiva dessa profissional na formação continuada das professoras para contemplar as especificidades do atendimento a crianças dessa faixa etária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0005
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209210938
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216059
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216060
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13640/209209216172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Raquel Maria Bortoni Ferme, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Raquel Maria Bortoni Ferme, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 58-74
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 58-74
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 58-74
Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 58-74
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496754700288