O trabalho da coordenação pedagógica escolar nos anos finais do ensino fundamental, no município de Retirolândia-BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5561 |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada de “O trabalho da coordenação pedagógica escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Retirolândia-BA”, indaga sobre: Em que medida o Plano de Formação Continuada Territorial, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Instituto Anísio Teixeira (SEC/IAT), contribui para aperfeiçoar o trabalho de Coordenadores e Coordenadoras Pedagógicos/as das Escolas Municipais de Retirolândia-BA? Objetiva-se analisar as possibilidades e limites do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) para a formação continuada na rede, sugerida pelo plano de formação continuada territorial, e as implicações didáticas construídas nos contextos educativos escolares. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: problematizar a proposta do Plano de Formação Continuada Territorial e identificar as condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a), bem como os processos formativos desenvolvidos com a docência no dia a dia da escola. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, cuja investigação ocorreu por meio da pesquisa-ação, possibilitando pesquisar e intervir socialmente no lócus da pesquisa, realizamos também o questionário semiestruturado para obtermos informações acerca da concepção de formação e o trabalho da coordenação pedagógica no dia a dia da escola. A intervenção/produto ocorreu a partir de grupos de estudos com atividades direcionadas ao debate e discussões sobre as proposições do PFCT, suas potencialidades e limites para o trabalho da coordenação pedagógica, e, ainda, a construção do Projeto de Formação Continuada para os(as) Coordenadores(as) que atuam no município. Nesse sentido, a investigação se deu com seis (6) coordenadores(as) pedagógicos(as), participantes do Plano de Formação Continuada Territorial SEC/IAT, no período de 2020 a 2022. Os resultados demonstram uma iniciativa pioneira de formação continuada pela SEC/IAT para coordenadores(as) pedagógicos(as), porém apontou algumas limites nas pautas formativas, nas condições de trabalho dos/as coordenadores(as) pedagógicos(as) e na parceria SEC/IAT com o município, o que sugere que a rede municipal amplie o diálogo entre os projetos de formação e os respectivos sujeitos em formação, assim como construa a sua própria cultura de formação continuada com base nas necessidades formativas dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) e garanta participação e permanência. |
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O trabalho da coordenação pedagógica escolar nos anos finais do ensino fundamental, no município de Retirolândia-BAThe work of school pedagogical coordination in the final years of elementary education in Retirolândia-BAFormação continuadaCoordenador pedagógicoFormação continuada de coordenadores(as) pedagógicos(as)Esta pesquisa intitulada de “O trabalho da coordenação pedagógica escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Retirolândia-BA”, indaga sobre: Em que medida o Plano de Formação Continuada Territorial, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Instituto Anísio Teixeira (SEC/IAT), contribui para aperfeiçoar o trabalho de Coordenadores e Coordenadoras Pedagógicos/as das Escolas Municipais de Retirolândia-BA? Objetiva-se analisar as possibilidades e limites do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) para a formação continuada na rede, sugerida pelo plano de formação continuada territorial, e as implicações didáticas construídas nos contextos educativos escolares. Quanto aos objetivos específicos, busca-se: problematizar a proposta do Plano de Formação Continuada Territorial e identificar as condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a), bem como os processos formativos desenvolvidos com a docência no dia a dia da escola. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, cuja investigação ocorreu por meio da pesquisa-ação, possibilitando pesquisar e intervir socialmente no lócus da pesquisa, realizamos também o questionário semiestruturado para obtermos informações acerca da concepção de formação e o trabalho da coordenação pedagógica no dia a dia da escola. A intervenção/produto ocorreu a partir de grupos de estudos com atividades direcionadas ao debate e discussões sobre as proposições do PFCT, suas potencialidades e limites para o trabalho da coordenação pedagógica, e, ainda, a construção do Projeto de Formação Continuada para os(as) Coordenadores(as) que atuam no município. Nesse sentido, a investigação se deu com seis (6) coordenadores(as) pedagógicos(as), participantes do Plano de Formação Continuada Territorial SEC/IAT, no período de 2020 a 2022. Os resultados demonstram uma iniciativa pioneira de formação continuada pela SEC/IAT para coordenadores(as) pedagógicos(as), porém apontou algumas limites nas pautas formativas, nas condições de trabalho dos/as coordenadores(as) pedagógicos(as) e na parceria SEC/IAT com o município, o que sugere que a rede municipal amplie o diálogo entre os projetos de formação e os respectivos sujeitos em formação, assim como construa a sua própria cultura de formação continuada com base nas necessidades formativas dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) e garanta participação e permanência.This research entitled “The work of school pedagogical coordination in the final years of Elementary Education, in the municipality of Retirolândia-BA”, inquires about: To what extent does the Territorial Continuing Training Plan, from the Department of Education of the State of Bahia and Instituto Anísio Teixeira (SEC/IAT), contributes to improving the work of Pedagogical Coordinators of the Municipal Schools of Retirolândia-BA? The aim is to analyze the possibilities and limits of the pedagogical coordinator's work for continuing education in the network, suggested by the territorial continuing education plan, and the didactic implications constructed in school educational contexts. As for the specific objectives, the aim is to: problematize the proposal for the Territorial Continuing Training Plan and identify the working conditions of the pedagogical coordinator, as well as the training processes developed with teaching, in the day-to-day running of the school. The methodology is characterized by a qualitative and quantitative approach whose investigation took place through action research, making it possible to research and intervene socially in the research locus. It also carried out a semi-structured questionnaire to obtain information about the conceiving of training and the work of pedagogical coordination in the day to day at school. The intervention/product occurred from study groups with activities aimed at debate and discussions about the PFCT propositions, their potential and limits for the work of pedagogical coordination, and also the construction of the Continuing Training Project for Coordinators who work in the municipality. In this sense, the investigation took place with six (6) pedagogical coordinators, participants in the SEC/IAT Territorial Continuing Training Plan, from 2020 to 2022. The results demonstrate a pioneering continued training initiative by SEC/IAT for pedagogical coordinators, however, it pointed out some limits in the training guidelines, in the working conditions of pedagogical coordinators and in the SEC/IAT partnership with the municipality, which suggests that the municipal network expands the dialogue between training projects and the respective subjects in training, as well as building your own culture of continued training based on the training needs of the pedagogical coordinators and guaranteeing participation and permanence. Keywords: Continuing education; Pedagogical coordinator; Continued training of pedagogical coordinators.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED)Ferreira, Maria Jucilene LimaPinho, Maria José SouzaEugênio, Benedito GonçalvesOliveira, Luciete dos Santos2024-06-11T19:32:29Z2024-06-11T19:32:29Z2023-09-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Luciete dos Santos. O trabalho da coordenação pedagógica escolar nos anos finais do ensino Fundamental, no município de Retirolândia-BA. Orientadora: Maria Jucilene Lima Ferreira. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Conceição de Coité- BA, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5561porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-12T03:00:43Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5561Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-12T03:00:43Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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OLIVEIRA, Luciete dos Santos. O trabalho da coordenação pedagógica escolar nos anos finais do ensino Fundamental, no município de Retirolândia-BA. Orientadora: Maria Jucilene Lima Ferreira. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Conceição de Coité- BA, 2023. https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5561 |
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