A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Josilene Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: De Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1486
Resumo: A iniciação na docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de aprender a ser professor. Diante de uma realidade complexa, o professor se desestrutura, pensa em desistir da profissão, duvida da sua competência e da importância da formação inicial. Para aqueles que permanecem, é uma fase que contribui de maneira singular para uma determinada forma de ser professor. Compreendemos como uma tarefa urgente e complexa o pensar e propor alternativas de formação que atendam às necessidades do professor no início da profissão. Possivelmente, um passo importante seja buscar nos cursos de formação inicial a perspectiva dos alunos que já são professores. Diversos cursos de licenciatura de universidades brasileiras são freqüentados por alunos que aprendem a profissão docente na universidade e na escola ao mesmo tempo. O estudo desse perfil de estudante, realizado junto a alunos professores dos cursos de Letras e de Matemática de uma instituição pública de ensino superior, amplia a nossa compreensão sobre o processo de formação de professores na universidade. A análise das experiências de início da carreira fornece elementos para se repensar a formação inicial e estreitar os vínculos dessa formação com a escola básica local de exercício profissional. Os resultados apontam para a necessidade de a universidade ultrapassar a perspectiva de certificação e assumir uma postura mais solidária e mais comprometida com a escola básica e com o professor que se faz cotidianamente dentro dela.
id UEPG-31_d64ffb9c5a13f838877d91ed70c432f3
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1486
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURASFormação de professoresAlunos professoresProfessores iniciantesA iniciação na docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de aprender a ser professor. Diante de uma realidade complexa, o professor se desestrutura, pensa em desistir da profissão, duvida da sua competência e da importância da formação inicial. Para aqueles que permanecem, é uma fase que contribui de maneira singular para uma determinada forma de ser professor. Compreendemos como uma tarefa urgente e complexa o pensar e propor alternativas de formação que atendam às necessidades do professor no início da profissão. Possivelmente, um passo importante seja buscar nos cursos de formação inicial a perspectiva dos alunos que já são professores. Diversos cursos de licenciatura de universidades brasileiras são freqüentados por alunos que aprendem a profissão docente na universidade e na escola ao mesmo tempo. O estudo desse perfil de estudante, realizado junto a alunos professores dos cursos de Letras e de Matemática de uma instituição pública de ensino superior, amplia a nossa compreensão sobre o processo de formação de professores na universidade. A análise das experiências de início da carreira fornece elementos para se repensar a formação inicial e estreitar os vínculos dessa formação com a escola básica local de exercício profissional. Os resultados apontam para a necessidade de a universidade ultrapassar a perspectiva de certificação e assumir uma postura mais solidária e mais comprometida com a escola básica e com o professor que se faz cotidianamente dentro dela. Editora UEPG2009-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1486Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1486/1131da Costa, Josilene SilvaDe Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:58:15Zoai:uepg.br:article/1486Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:58:15Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
title A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
spellingShingle A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
da Costa, Josilene Silva
Formação de professores
Alunos professores
Professores iniciantes
title_short A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
title_full A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
title_fullStr A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
title_full_unstemmed A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
title_sort A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS
author da Costa, Josilene Silva
author_facet da Costa, Josilene Silva
De Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato
author_role author
author2 De Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Josilene Silva
De Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Alunos professores
Professores iniciantes
topic Formação de professores
Alunos professores
Professores iniciantes
description A iniciação na docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de aprender a ser professor. Diante de uma realidade complexa, o professor se desestrutura, pensa em desistir da profissão, duvida da sua competência e da importância da formação inicial. Para aqueles que permanecem, é uma fase que contribui de maneira singular para uma determinada forma de ser professor. Compreendemos como uma tarefa urgente e complexa o pensar e propor alternativas de formação que atendam às necessidades do professor no início da profissão. Possivelmente, um passo importante seja buscar nos cursos de formação inicial a perspectiva dos alunos que já são professores. Diversos cursos de licenciatura de universidades brasileiras são freqüentados por alunos que aprendem a profissão docente na universidade e na escola ao mesmo tempo. O estudo desse perfil de estudante, realizado junto a alunos professores dos cursos de Letras e de Matemática de uma instituição pública de ensino superior, amplia a nossa compreensão sobre o processo de formação de professores na universidade. A análise das experiências de início da carreira fornece elementos para se repensar a formação inicial e estreitar os vínculos dessa formação com a escola básica local de exercício profissional. Os resultados apontam para a necessidade de a universidade ultrapassar a perspectiva de certificação e assumir uma postura mais solidária e mais comprometida com a escola básica e com o professor que se faz cotidianamente dentro dela.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1486
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1486/1131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495360094208