A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandosde química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa deum processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto dereações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdoe as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultadosindicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECSsão espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade deprogramas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido naformação inicial. |
id |
UEPG-31_d8222e620585f75f07a0f2f8e30bf07d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14194 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDOConhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox.O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandosde química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa deum processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto dereações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdoe as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultadosindicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECSsão espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade deprogramas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido naformação inicial.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1419410.5212/OlharProfr.v.21i2.0011Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 326 - 3351984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209211301https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216012https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216013https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216162Copyright (c) 2019 Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoes, Luciane Fernandes deNogueira, Keysy Solange CostaFernandez, Carmen2022-03-19T20:09:02Zoai:uepg.br:article/14194Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:09:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO |
title |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO Goes, Luciane Fernandes de Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO |
author |
Goes, Luciane Fernandes de |
author_facet |
Goes, Luciane Fernandes de Nogueira, Keysy Solange Costa Fernandez, Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Keysy Solange Costa Fernandez, Carmen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes, Luciane Fernandes de Nogueira, Keysy Solange Costa Fernandez, Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox. |
topic |
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox. |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandosde química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa deum processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto dereações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdoe as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultadosindicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECSsão espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade deprogramas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido naformação inicial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0011 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209211301 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216012 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216013 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandez info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandez |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 326 - 335 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 326 - 335 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335 Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 326 - 335 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496860606464 |