Paulo Freire's thought expressed in the work Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Amancio Leandro Corrêa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xerez, Antônia Solange Pinheiro, Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16723
Resumo: Through of the analysis of the work Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, by Paulo Freire, the study propose to discuss, on an introdutory basis, on current and pertinente issues in the Brazilian reality, such as the formation of democratic and ethnical conscience, before anti-democratics speeches and the subordination to the “ethics” of the Market; history as a possibility, in contrast to a history determinism; and the necessary critical reading and use of technology and means of communication in the face of neoliberal globalization linked to their ideological discourses. The approach of this study is of a qualitative nature, based on bibliographic research, highlighting the book mentioned above, without omitting, however, its dialogue and coherence with Freire's writings in the course of his work. Freire's writings provoke the indispensable reading of reality and its current, complex themes, in their relationship with the curricular contents, as essential to the insertion in history as an active presence.
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spelling Paulo Freire's thought expressed in the work Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritosEl pensamiento de Paulo Freire expresado en la obra Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritosO pensamento de Paulo Freire expresso na obra Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritosPaulo Freire.Pedagogia da Indignação.Mudança da realidade.Paulo Freire. Pedagofy of indignation. Reality change.Paulo Freire. Pedagogía de la indignación. Cambio en la realidad.Through of the analysis of the work Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, by Paulo Freire, the study propose to discuss, on an introdutory basis, on current and pertinente issues in the Brazilian reality, such as the formation of democratic and ethnical conscience, before anti-democratics speeches and the subordination to the “ethics” of the Market; history as a possibility, in contrast to a history determinism; and the necessary critical reading and use of technology and means of communication in the face of neoliberal globalization linked to their ideological discourses. The approach of this study is of a qualitative nature, based on bibliographic research, highlighting the book mentioned above, without omitting, however, its dialogue and coherence with Freire's writings in the course of his work. Freire's writings provoke the indispensable reading of reality and its current, complex themes, in their relationship with the curricular contents, as essential to the insertion in history as an active presence.Por el intermedio del análisis y reflexión de la obra Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, de Paulo Freire, el estudio se propone a discutir, en carácter inicial, temas vigentes y pertinentes en la realidad brasileña, como formación de consciencia democrática y ética, ante discursos antidemocráticos y de la subordinación a la “ética” del mercado; historia como posibilidad, en contraposición a historia como determinismo; y a necesaria lectura y uso críticos de la tecnología y medios de comunicación frente a globalización neoliberal unida a sus discursos ideológicos. El abordaje de este estudio tiene naturaleza cualitativa, con fundamentación en pesquisa bibliográfica, con el enfoque en el libro supra citado, sin omitir, todavía, su diálogo y coherencia con los escritos de Freire en el decurso de su obra. Se deduce en estos escritos de Freire provocación a la indispensable lectura de la realidad y sus temas vigentes, complejos, en su relación con los contenidos curriculares como imprescindibles a la inserción en la historia en la calidad de presencia activa.Por intermédio da análise e reflexão da obra Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, de Paulo Freire, o estudo propõe-se discutir, em caráter introdutório, sobre assuntos vigentes e pertinentes na realidade brasileira, como formação de consciência democrática e ética, ante discursos antidemocráticos e da subordinação à “ética” do mercado; história como possibilidade, em contraposição a história como determinismo; e a necessária leitura e uso críticos da tecnologia e meios de comunicação ante a globalização neoliberal atrelada aos seus discursos ideológicos. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica, dando destaque ao livro supracitado, sem omitir, contudo, seu diálogo e coerência com os escritos de Freire no decurso de sua obra. Depreende-se nestes escritos de Freire provocação à indispensável leitura da realidade e seus temas vigentes, complexos, em sua relação com os conteúdos curriculares como imprescindíveis à inserção na história na qualidade de presença ativa.              Editora UEPG2021-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziphttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1672310.5212/OlharProfr.v.24.16723.013Olhar de Professor; Bd. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-21Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Continuous Publishing; 1-21Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicación Continua; 1-21Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-21Olhar de Professor; v. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-211984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16723/209209214065https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16723/209209215673https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16723/209209215676Copyright (c) 2021 Amancio Leandro Corrêa Pimentel, Antônia Solange Pinheiro Xerez, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, Amancio Leandro CorrêaXerez, Antônia Solange PinheiroCastro, Francisco Mirtiel Frankson Moura2022-03-12T12:47:01Zoai:uepg.br:article/16723Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-12T12:47:01Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
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