IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo, Heloisa Helena Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1493
Resumo: Este texto aborda a problemática da separaçãoentre cuidar-educar na Educação Infantil e na formaçãode seus professores. Partimos de uma revisão históricasobre a origem e desenvolvimento das instituições deEducação Infantil no Brasil, as formas de atenção voltadasà criança e as mudanças nas concepções de infânciae Educação Infantil, para apresentar os elementos quenos ajudam a compreender como foi sendo construídoo binômio cuidar-educar. Com base em tal revisão eem entrevistas semi-estruturadas com formadores deprofissionais de educação infantil, o problema da separaçãoentre cuidado e educação foi analisado, comvistas a desvendar sua origem e conseqüências para aárea. Ao final, usando a concepção histórico-crítica deeducação e a abordagem histórico-cultural de desenvolvimentohumano como referenciais teóricos de análise,ressaltamos suas implicações para a Educação Infantil epara a formação de professores que atuam (ou atuarão)nessa modalidade de ensino, apontando alternativas deenfrentamento do problema.
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