IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1493 |
Resumo: | Este texto aborda a problemática da separaçãoentre cuidar-educar na Educação Infantil e na formaçãode seus professores. Partimos de uma revisão históricasobre a origem e desenvolvimento das instituições deEducação Infantil no Brasil, as formas de atenção voltadasà criança e as mudanças nas concepções de infânciae Educação Infantil, para apresentar os elementos quenos ajudam a compreender como foi sendo construídoo binômio cuidar-educar. Com base em tal revisão eem entrevistas semi-estruturadas com formadores deprofissionais de educação infantil, o problema da separaçãoentre cuidado e educação foi analisado, comvistas a desvendar sua origem e conseqüências para aárea. Ao final, usando a concepção histórico-crítica deeducação e a abordagem histórico-cultural de desenvolvimentohumano como referenciais teóricos de análise,ressaltamos suas implicações para a Educação Infantil epara a formação de professores que atuam (ou atuarão)nessa modalidade de ensino, apontando alternativas deenfrentamento do problema. |
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IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTILFormação DocenteEducação InfantilCuidar-educarEste texto aborda a problemática da separaçãoentre cuidar-educar na Educação Infantil e na formaçãode seus professores. Partimos de uma revisão históricasobre a origem e desenvolvimento das instituições deEducação Infantil no Brasil, as formas de atenção voltadasà criança e as mudanças nas concepções de infânciae Educação Infantil, para apresentar os elementos quenos ajudam a compreender como foi sendo construídoo binômio cuidar-educar. Com base em tal revisão eem entrevistas semi-estruturadas com formadores deprofissionais de educação infantil, o problema da separaçãoentre cuidado e educação foi analisado, comvistas a desvendar sua origem e conseqüências para aárea. Ao final, usando a concepção histórico-crítica deeducação e a abordagem histórico-cultural de desenvolvimentohumano como referenciais teóricos de análise,ressaltamos suas implicações para a Educação Infantil epara a formação de professores que atuam (ou atuarão)nessa modalidade de ensino, apontando alternativas deenfrentamento do problema.Editora UEPG2009-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1493Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1493/1138de Azevedo, Heloisa Helena Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:54:32Zoai:uepg.br:article/1493Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:54:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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