Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Solange Mary Moreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1439
Resumo: Neste estudo, objetiva-se investigar as mudanças que ocorreram na prática docente de cinco professoras da rede pública de ensino do município de Santanópolis-Bahia, que participaram do Projeto TRANSE–Transformando a Educação do Ensino Fundamental, desenvolvido pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana. Nessa pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa do tipo etnográfico, por exigir uma descrição pormenorizada das situações e vivências culturais dos sujeitos no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizou-se dos postulados de Garcia, Pérez Gómez, Nóvoa e Zeichner, os quais embasam a idéia de que a formação continuada é entendida como importante elemento de mudança das práticas pedagógicas. Nos achados dessa pesquisa, foram constatadas mudanças na prática docente desses sujeitos, assim como dificuldades que limitam essas mudanças. Além disso, foi reconhecida a importância que esses sujeitos depositaram no Projeto TRANSE. Finalmente, são apresentadas propostas, com vistas a um repensar dos programas de formação continuada.
id UEPG-31_e433b3e694bae20c44baf3376788ab86
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1439
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissionalmudançasprática docenteformação continuada Neste estudo, objetiva-se investigar as mudanças que ocorreram na prática docente de cinco professoras da rede pública de ensino do município de Santanópolis-Bahia, que participaram do Projeto TRANSE–Transformando a Educação do Ensino Fundamental, desenvolvido pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana. Nessa pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa do tipo etnográfico, por exigir uma descrição pormenorizada das situações e vivências culturais dos sujeitos no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizou-se dos postulados de Garcia, Pérez Gómez, Nóvoa e Zeichner, os quais embasam a idéia de que a formação continuada é entendida como importante elemento de mudança das práticas pedagógicas. Nos achados dessa pesquisa, foram constatadas mudanças na prática docente desses sujeitos, assim como dificuldades que limitam essas mudanças. Além disso, foi reconhecida a importância que esses sujeitos depositaram no Projeto TRANSE. Finalmente, são apresentadas propostas, com vistas a um repensar dos programas de formação continuada.Editora UEPG2009-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1439Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1439/1084Santos, Solange Mary Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:57:10Zoai:uepg.br:article/1439Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:57:10Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
title Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
spellingShingle Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
Santos, Solange Mary Moreira
mudanças
prática docente
formação continuada
title_short Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
title_full Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
title_fullStr Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
title_full_unstemmed Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
title_sort Mudanças na prática docente numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional
author Santos, Solange Mary Moreira
author_facet Santos, Solange Mary Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Solange Mary Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv mudanças
prática docente
formação continuada
topic mudanças
prática docente
formação continuada
description Neste estudo, objetiva-se investigar as mudanças que ocorreram na prática docente de cinco professoras da rede pública de ensino do município de Santanópolis-Bahia, que participaram do Projeto TRANSE–Transformando a Educação do Ensino Fundamental, desenvolvido pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana. Nessa pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa do tipo etnográfico, por exigir uma descrição pormenorizada das situações e vivências culturais dos sujeitos no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizou-se dos postulados de Garcia, Pérez Gómez, Nóvoa e Zeichner, os quais embasam a idéia de que a formação continuada é entendida como importante elemento de mudança das práticas pedagógicas. Nos achados dessa pesquisa, foram constatadas mudanças na prática docente desses sujeitos, assim como dificuldades que limitam essas mudanças. Além disso, foi reconhecida a importância que esses sujeitos depositaram no Projeto TRANSE. Finalmente, são apresentadas propostas, com vistas a um repensar dos programas de formação continuada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1439
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1439/1084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495021404160