Comunidade de aprendizagem: feminismos nas narrativas das estudantes do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Andréia Maria Cardoso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4211
Resumo: A presente dissertação visou criar uma Comunidade de Aprendizagem segura e acolhedora, baseada no pensamento de bell hooks. Visto que os discursos feministas nos últimos anos circulam com maior frequência, formou-se uma nova geração de mulheres que se reconhecem naquele movimento social, político e filosófico. No entanto, o feminismo não pode ser pensado como único, mas como um movimento complexo, que provém de diferentes lugares e epistemologias. A problemática proposta é: como circulam as narrativas das estudantes do Ensino Médio em relação aos feminismos e seus desdobramentos num diálogo em uma comunidade de aprendizagem? Ao problematizar o tema feminismos nas narrativas das estudantes, ressaltamos que estamos comprometidas com um feminismo de direito à vida, com o bem-viver e com a liberdade. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi compreender as narrativas feministas das estudantes do Ensino Médio e seus desdobramentos no decorrer de uma comunidade de aprendizagem. Aspirando alcançar este objetivo, trazemos como objetivos específicos: (res)significar as narrativas das estudantes a partir de diferentes referências teóricas e feministas; evidenciar diferentes opressões narradas pelas estudantes e esperançar, a partir das narrativas das estudantes, outras e possíveis existências. Nosso caminho teórico e metodológico baseiam-se nos estudos feministas e nas teorizações de bell hooks. As narrativas foram produzidas por meio de comunidade de aprendizagem que é o ponto central da prática educativa da educadora. Os encontros da comunidade abordaram temas como as narrativas autobiográficas, feminismos, opressões e solidariedade feminina e participaram da comunidade dez meninas em contraturno escolar. Durante a análise foram identificadas narrativas que questionam a desigualdade de gênero na profissão, na política e no lar; narrativas do feminismo “bom” ou “ruim”; as narrativas que persistem como a mulher e o cuidado; narrativas que denunciam opressões, violência, e controle sobre o corpo; narrativas que não reconhecem violências e opressões e narrativas dos direitos das mulheres. A comunidade também foi um espaço de esperançar: a consciência racial; o acolhimento das mulheres e a imaginação. A comunidade de aprendizagem, fortaleceu os laços entre as participantes, promoveu reflexão ao compartilhar histórias e é uma forma valiosa de ensinar pensamento crítico e desafiar suposições.
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Comunidade de aprendizagem: feminismos nas narrativas das estudantes do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4211A presente dissertação visou criar uma Comunidade de Aprendizagem segura e acolhedora, baseada no pensamento de bell hooks. Visto que os discursos feministas nos últimos anos circulam com maior frequência, formou-se uma nova geração de mulheres que se reconhecem naquele movimento social, político e filosófico. No entanto, o feminismo não pode ser pensado como único, mas como um movimento complexo, que provém de diferentes lugares e epistemologias. A problemática proposta é: como circulam as narrativas das estudantes do Ensino Médio em relação aos feminismos e seus desdobramentos num diálogo em uma comunidade de aprendizagem? Ao problematizar o tema feminismos nas narrativas das estudantes, ressaltamos que estamos comprometidas com um feminismo de direito à vida, com o bem-viver e com a liberdade. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi compreender as narrativas feministas das estudantes do Ensino Médio e seus desdobramentos no decorrer de uma comunidade de aprendizagem. Aspirando alcançar este objetivo, trazemos como objetivos específicos: (res)significar as narrativas das estudantes a partir de diferentes referências teóricas e feministas; evidenciar diferentes opressões narradas pelas estudantes e esperançar, a partir das narrativas das estudantes, outras e possíveis existências. Nosso caminho teórico e metodológico baseiam-se nos estudos feministas e nas teorizações de bell hooks. As narrativas foram produzidas por meio de comunidade de aprendizagem que é o ponto central da prática educativa da educadora. Os encontros da comunidade abordaram temas como as narrativas autobiográficas, feminismos, opressões e solidariedade feminina e participaram da comunidade dez meninas em contraturno escolar. Durante a análise foram identificadas narrativas que questionam a desigualdade de gênero na profissão, na política e no lar; narrativas do feminismo “bom” ou “ruim”; as narrativas que persistem como a mulher e o cuidado; narrativas que denunciam opressões, violência, e controle sobre o corpo; narrativas que não reconhecem violências e opressões e narrativas dos direitos das mulheres. A comunidade também foi um espaço de esperançar: a consciência racial; o acolhimento das mulheres e a imaginação. A comunidade de aprendizagem, fortaleceu os laços entre as participantes, promoveu reflexão ao compartilhar histórias e é uma forma valiosa de ensinar pensamento crítico e desafiar suposições.This research sought to create a safe and welcoming learning community, based on bell hooks thinking. Feminist speeches have circulated more frequently in recent years, and with these speeches a new generation of women recognize this social, political and philosophical movement. However, feminism cannot be thought of as unique, but as a complex movement, which comes from different places and epistemologies. The proposed research question is how do high school students' narratives circulate in relation to feminism and its developments in a dialogue in a learning community? When problematizing the theme of feminism in the students' narratives, we emphasize that we are committed to a feminism of the right to life, good living and freedom. In this research, the general objective was to understand the feminist narratives of high school students and their developments throughout a learning community. Aspiring to achieve this objective, we have the following specific objectives: (Re)signify the students' narratives based on different feminist theoretical references; highlight different oppressions narrated by the students and hope from the students' narratives for other possible existences. Our theoretical and methodological path is based on feminist studies and bell hooks' theorizations. The narratives were produced through a learning community that is the central point of bell hooks' educational practice. The community meetings addressed topics such as autobiographical narratives, feminism, oppression and female solidarity. 10 girls participated in the community after school. During the analysis, narratives were identified that question gender inequality in the profession, in politics and at home; narratives of “good” or “bad” feminism; narratives that persist about women and care; Narratives that denounce oppression, violence, and control over the body; narratives that do not recognize violence and oppression; and women’s rights narratives. The learning community strengthened bonds between participants, promoted reflection by sharing stories and is a valuable way to teach critical thinking and challenge assumptions.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2024-04-30T16:10:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Andreia Maria Cardoso Borges.pdf: 4640385 bytes, checksum: 5033de52434af1e53a0244dc26d4987e (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-30T16:10:18Z (GMT). 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Costa, Fernanda Antunes Gomes da
Godoy, Marcela Teixeira
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Estudantes do Ensino Médio
Feminismos
Comunidades de aprendizagem
Estudos feministas
bell hooks
High school students
Feminisms
Learning communities
feminist studies
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Comunidades de aprendizagem
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description A presente dissertação visou criar uma Comunidade de Aprendizagem segura e acolhedora, baseada no pensamento de bell hooks. Visto que os discursos feministas nos últimos anos circulam com maior frequência, formou-se uma nova geração de mulheres que se reconhecem naquele movimento social, político e filosófico. No entanto, o feminismo não pode ser pensado como único, mas como um movimento complexo, que provém de diferentes lugares e epistemologias. A problemática proposta é: como circulam as narrativas das estudantes do Ensino Médio em relação aos feminismos e seus desdobramentos num diálogo em uma comunidade de aprendizagem? Ao problematizar o tema feminismos nas narrativas das estudantes, ressaltamos que estamos comprometidas com um feminismo de direito à vida, com o bem-viver e com a liberdade. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi compreender as narrativas feministas das estudantes do Ensino Médio e seus desdobramentos no decorrer de uma comunidade de aprendizagem. Aspirando alcançar este objetivo, trazemos como objetivos específicos: (res)significar as narrativas das estudantes a partir de diferentes referências teóricas e feministas; evidenciar diferentes opressões narradas pelas estudantes e esperançar, a partir das narrativas das estudantes, outras e possíveis existências. Nosso caminho teórico e metodológico baseiam-se nos estudos feministas e nas teorizações de bell hooks. As narrativas foram produzidas por meio de comunidade de aprendizagem que é o ponto central da prática educativa da educadora. Os encontros da comunidade abordaram temas como as narrativas autobiográficas, feminismos, opressões e solidariedade feminina e participaram da comunidade dez meninas em contraturno escolar. Durante a análise foram identificadas narrativas que questionam a desigualdade de gênero na profissão, na política e no lar; narrativas do feminismo “bom” ou “ruim”; as narrativas que persistem como a mulher e o cuidado; narrativas que denunciam opressões, violência, e controle sobre o corpo; narrativas que não reconhecem violências e opressões e narrativas dos direitos das mulheres. A comunidade também foi um espaço de esperançar: a consciência racial; o acolhimento das mulheres e a imaginação. A comunidade de aprendizagem, fortaleceu os laços entre as participantes, promoveu reflexão ao compartilhar histórias e é uma forma valiosa de ensinar pensamento crítico e desafiar suposições.
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