Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raquel Castilho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14472
Resumo: RESUMO: Este artigo apresenta uma analise das opiniões dos professores e alunos sobre a relação ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância de uma Universidade de ensino superior. Esta pesquisa constitui-se em um Estudo de Caso com caráter exploratório pautada no aporte teórico das representações sociais. Participaram do estudo dezenove professores e noventa alunos do sétimo período do curso de Pedagogia EAD – Turma 2006/1. As estratégias metodológicas empregadas na coleta de dados foram a técnica de associação livre por meio do instrumento de complementação de frases, um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se o programa Evoc para a organização dos dados do instrumento de complementação de frases. Os dados foram codificados e tabulados de forma quantitativa e qualitativa. Realizou-se adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin para os dados subjetivos. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, que as opiniões de ambos os grupos têm uma estrutura da qual participam elementos positivos e negativos com relação ao objeto de pesquisa investigado. Identificou-se que as opiniões dos professores e alunos participantes desta pesquisa com relação ao ensino e à aprendizagem na modalidade EAD, estão ancoradas ao modelo de ensino tradicional. Evidenciou-se assim, a necessidade de uma desmistificação dos paradigmas sobre a EAD que ainda se encontram presentes na posição dos alunos e dos professores. Palavras-chave: educação a distância; ensino; aprendizagem; aluno; professor. ABSTRACT: This paper presents an analysis of the views of teachers and students about the relationship between teaching and learning in the form of distance education from a college of higher learning. This research is on a case study with exploratory guided the theoretical framework of social representations. The study included nineteen ninety teachers and students of the seventh semester of the Distance Education Pedagogy - Class 2006/1. The methodological strategies used in data collection were the technique of free association through the instrument complementing sentences, a questionnaire with open and closed questions and a semistructured interview. The Evoc program was used to organize the data instrument complementing sentences. Data were coded and tabulated quantitatively and qualitatively. Held adapting the technique of content analysis of Bardin for subjective data. From the results obtained, it was found that the opinions of both groups have a structure which involved positive and negative with respect to the object of research investigated elements. It was found that the opinions of teachers and students participating in this research about teaching and learning in distance education mode, are anchored to the traditional teaching model. It was evident thus the need for demystification of paradigms on the DL that are still present in the position of students and teachers. Keywords: distance education, teaching, learning, student, teacher.  
id UERJ-10_e9a2c4837073c1a1e7368b61ad3c2633
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14472
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance EducationRESUMO: Este artigo apresenta uma analise das opiniões dos professores e alunos sobre a relação ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância de uma Universidade de ensino superior. Esta pesquisa constitui-se em um Estudo de Caso com caráter exploratório pautada no aporte teórico das representações sociais. Participaram do estudo dezenove professores e noventa alunos do sétimo período do curso de Pedagogia EAD – Turma 2006/1. As estratégias metodológicas empregadas na coleta de dados foram a técnica de associação livre por meio do instrumento de complementação de frases, um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se o programa Evoc para a organização dos dados do instrumento de complementação de frases. Os dados foram codificados e tabulados de forma quantitativa e qualitativa. Realizou-se adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin para os dados subjetivos. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, que as opiniões de ambos os grupos têm uma estrutura da qual participam elementos positivos e negativos com relação ao objeto de pesquisa investigado. Identificou-se que as opiniões dos professores e alunos participantes desta pesquisa com relação ao ensino e à aprendizagem na modalidade EAD, estão ancoradas ao modelo de ensino tradicional. Evidenciou-se assim, a necessidade de uma desmistificação dos paradigmas sobre a EAD que ainda se encontram presentes na posição dos alunos e dos professores. Palavras-chave: educação a distância; ensino; aprendizagem; aluno; professor. ABSTRACT: This paper presents an analysis of the views of teachers and students about the relationship between teaching and learning in the form of distance education from a college of higher learning. This research is on a case study with exploratory guided the theoretical framework of social representations. The study included nineteen ninety teachers and students of the seventh semester of the Distance Education Pedagogy - Class 2006/1. The methodological strategies used in data collection were the technique of free association through the instrument complementing sentences, a questionnaire with open and closed questions and a semistructured interview. The Evoc program was used to organize the data instrument complementing sentences. Data were coded and tabulated quantitatively and qualitatively. Held adapting the technique of content analysis of Bardin for subjective data. From the results obtained, it was found that the opinions of both groups have a structure which involved positive and negative with respect to the object of research investigated elements. It was found that the opinions of teachers and students participating in this research about teaching and learning in distance education mode, are anchored to the traditional teaching model. It was evident thus the need for demystification of paradigms on the DL that are still present in the position of students and teachers. Keywords: distance education, teaching, learning, student, teacher.  Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1447210.12957/psi.saber.soc.2014.14472Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 2 (2014): Jul-Dez; 220-246Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 2 (2014): Jul-Dez; 220-2462238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14472/10951Souza, Raquel CastilhoCerqueira, Teresa Cristina Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-22T14:58:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14472Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2015-01-22T14:58:26Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
title Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
spellingShingle Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
Souza, Raquel Castilho
title_short Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
title_full Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
title_fullStr Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
title_full_unstemmed Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
title_sort Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education
author Souza, Raquel Castilho
author_facet Souza, Raquel Castilho
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author_role author
author2 Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raquel Castilho
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
description RESUMO: Este artigo apresenta uma analise das opiniões dos professores e alunos sobre a relação ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância de uma Universidade de ensino superior. Esta pesquisa constitui-se em um Estudo de Caso com caráter exploratório pautada no aporte teórico das representações sociais. Participaram do estudo dezenove professores e noventa alunos do sétimo período do curso de Pedagogia EAD – Turma 2006/1. As estratégias metodológicas empregadas na coleta de dados foram a técnica de associação livre por meio do instrumento de complementação de frases, um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se o programa Evoc para a organização dos dados do instrumento de complementação de frases. Os dados foram codificados e tabulados de forma quantitativa e qualitativa. Realizou-se adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin para os dados subjetivos. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, que as opiniões de ambos os grupos têm uma estrutura da qual participam elementos positivos e negativos com relação ao objeto de pesquisa investigado. Identificou-se que as opiniões dos professores e alunos participantes desta pesquisa com relação ao ensino e à aprendizagem na modalidade EAD, estão ancoradas ao modelo de ensino tradicional. Evidenciou-se assim, a necessidade de uma desmistificação dos paradigmas sobre a EAD que ainda se encontram presentes na posição dos alunos e dos professores. Palavras-chave: educação a distância; ensino; aprendizagem; aluno; professor. ABSTRACT: This paper presents an analysis of the views of teachers and students about the relationship between teaching and learning in the form of distance education from a college of higher learning. This research is on a case study with exploratory guided the theoretical framework of social representations. The study included nineteen ninety teachers and students of the seventh semester of the Distance Education Pedagogy - Class 2006/1. The methodological strategies used in data collection were the technique of free association through the instrument complementing sentences, a questionnaire with open and closed questions and a semistructured interview. The Evoc program was used to organize the data instrument complementing sentences. Data were coded and tabulated quantitatively and qualitatively. Held adapting the technique of content analysis of Bardin for subjective data. From the results obtained, it was found that the opinions of both groups have a structure which involved positive and negative with respect to the object of research investigated elements. It was found that the opinions of teachers and students participating in this research about teaching and learning in distance education mode, are anchored to the traditional teaching model. It was evident thus the need for demystification of paradigms on the DL that are still present in the position of students and teachers. Keywords: distance education, teaching, learning, student, teacher.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14472
10.12957/psi.saber.soc.2014.14472
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14472
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2014.14472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14472/10951
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 2 (2014): Jul-Dez; 220-246
Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 2 (2014): Jul-Dez; 220-246
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318471018807296