L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Italiano UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo principal deste ensaio consiste na análise e na investigaçãodos motivos pelos quais os estudantes arabefonos, no contexto da JordanUniversity, optam pelo estudo da língua italiana como língua estrangeira. Para arealização deste estudo, foi criado e distribuído um questionário a um grupoaleatório de 170 estudantes de língua italiana, em um total de 200. Os resultadosforam submetidos a uma análise prática, utilizando o programa SPSS. O estudorevela que as motivações e as razões que estimulam os alunos arabefonos naescolha do estudo e da aprendizagem do italiano na Jordan University não sãointegrativas, mas sim, instrumentais.Palavras chave: Língua italiana. Motivações. Aprendizagem guiada. Contextouniversitário. Estudantes universitários.ABSTRACT: Lo scopo principale di questo saggio consiste nell'analisi el'investigazione dei motivi per i quali gli apprendenti arabofoni, nel contesto della Jordan University, optano per lo studio della lingua italiana come lingua straniera. Per la realizzazione di questo studio, è stato creato e distribuito un questionario mirato a un campione casuale di 170 apprendenti della lingua italiana, su un totale di 200. I risultati sono stati sottoposti a un'analisi pratica utilizzando il programma SPSS. Lo studio rivela che le motivazioni e le ragioni che spingono gli apprendenti arabofoni a scegliere di studiare e imparare l'italiano alla Jordan University non sono integrative, bensì strumentali.Parole chiave: Lingua italiana. Motivazioni. Apprendimento guidato. Contestouniversitario. Studenti universitari.ABSTRACT: This paper investigates and analyzes the reasons for which nativespeakers of Arabic, at the University of Jordan, are motivated to learn Italian as a foreign language. A questionnaire was designed and distributed to a randomsample of 170 students of Italian at the University of Jordan, out of a total of 200 students. The results were statistically analyzed using SPSS. The findings reveal that the analysis shows that the reasons why native speakers of Arabic choose to learn Italian are not integrative, but rather instrumental in nature.Keywords: Italian language. Motivation. Guided learning. The university context. Undergraduate students. |
id |
UERJ-12_0c93fe3045e30ff1dcadaa392671dc9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40338 |
network_acronym_str |
UERJ-12 |
network_name_str |
Revista Italiano UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimentoRESUMO: O objetivo principal deste ensaio consiste na análise e na investigaçãodos motivos pelos quais os estudantes arabefonos, no contexto da JordanUniversity, optam pelo estudo da língua italiana como língua estrangeira. Para arealização deste estudo, foi criado e distribuído um questionário a um grupoaleatório de 170 estudantes de língua italiana, em um total de 200. Os resultadosforam submetidos a uma análise prática, utilizando o programa SPSS. O estudorevela que as motivações e as razões que estimulam os alunos arabefonos naescolha do estudo e da aprendizagem do italiano na Jordan University não sãointegrativas, mas sim, instrumentais.Palavras chave: Língua italiana. Motivações. Aprendizagem guiada. Contextouniversitário. Estudantes universitários.ABSTRACT: Lo scopo principale di questo saggio consiste nell'analisi el'investigazione dei motivi per i quali gli apprendenti arabofoni, nel contesto della Jordan University, optano per lo studio della lingua italiana come lingua straniera. Per la realizzazione di questo studio, è stato creato e distribuito un questionario mirato a un campione casuale di 170 apprendenti della lingua italiana, su un totale di 200. I risultati sono stati sottoposti a un'analisi pratica utilizzando il programma SPSS. Lo studio rivela che le motivazioni e le ragioni che spingono gli apprendenti arabofoni a scegliere di studiare e imparare l'italiano alla Jordan University non sono integrative, bensì strumentali.Parole chiave: Lingua italiana. Motivazioni. Apprendimento guidato. Contestouniversitario. Studenti universitari.ABSTRACT: This paper investigates and analyzes the reasons for which nativespeakers of Arabic, at the University of Jordan, are motivated to learn Italian as a foreign language. A questionnaire was designed and distributed to a randomsample of 170 students of Italian at the University of Jordan, out of a total of 200 students. The results were statistically analyzed using SPSS. The findings reveal that the analysis shows that the reasons why native speakers of Arabic choose to learn Italian are not integrative, but rather instrumental in nature.Keywords: Italian language. Motivation. Guided learning. The university context. Undergraduate students.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338Revista Italiano UERJ; v. 8 n. 1 (2017)2236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338/28192Copyright (c) 2019 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessHammouri, Yazeed2021-03-26T00:16:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40338Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:24.784821Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento |
title |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento |
spellingShingle |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento Hammouri, Yazeed |
title_short |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento |
title_full |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento |
title_fullStr |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento |
title_full_unstemmed |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento |
title_sort |
L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento |
author |
Hammouri, Yazeed |
author_facet |
Hammouri, Yazeed |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hammouri, Yazeed |
description |
RESUMO: O objetivo principal deste ensaio consiste na análise e na investigaçãodos motivos pelos quais os estudantes arabefonos, no contexto da JordanUniversity, optam pelo estudo da língua italiana como língua estrangeira. Para arealização deste estudo, foi criado e distribuído um questionário a um grupoaleatório de 170 estudantes de língua italiana, em um total de 200. Os resultadosforam submetidos a uma análise prática, utilizando o programa SPSS. O estudorevela que as motivações e as razões que estimulam os alunos arabefonos naescolha do estudo e da aprendizagem do italiano na Jordan University não sãointegrativas, mas sim, instrumentais.Palavras chave: Língua italiana. Motivações. Aprendizagem guiada. Contextouniversitário. Estudantes universitários.ABSTRACT: Lo scopo principale di questo saggio consiste nell'analisi el'investigazione dei motivi per i quali gli apprendenti arabofoni, nel contesto della Jordan University, optano per lo studio della lingua italiana come lingua straniera. Per la realizzazione di questo studio, è stato creato e distribuito un questionario mirato a un campione casuale di 170 apprendenti della lingua italiana, su un totale di 200. I risultati sono stati sottoposti a un'analisi pratica utilizzando il programma SPSS. Lo studio rivela che le motivazioni e le ragioni che spingono gli apprendenti arabofoni a scegliere di studiare e imparare l'italiano alla Jordan University non sono integrative, bensì strumentali.Parole chiave: Lingua italiana. Motivazioni. Apprendimento guidato. Contestouniversitario. Studenti universitari.ABSTRACT: This paper investigates and analyzes the reasons for which nativespeakers of Arabic, at the University of Jordan, are motivated to learn Italian as a foreign language. A questionnaire was designed and distributed to a randomsample of 170 students of Italian at the University of Jordan, out of a total of 200 students. The results were statistically analyzed using SPSS. The findings reveal that the analysis shows that the reasons why native speakers of Arabic choose to learn Italian are not integrative, but rather instrumental in nature.Keywords: Italian language. Motivation. Guided learning. The university context. Undergraduate students. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338/28192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Italiano UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Italiano UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ; v. 8 n. 1 (2017) 2236-4064 reponame:Revista Italiano UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Italiano UERJ |
collection |
Revista Italiano UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it |
_version_ |
1799319099557281792 |