L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hammouri, Yazeed
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338
Resumo: RESUMO: O objetivo principal deste ensaio consiste na análise e na investigaçãodos motivos pelos quais os estudantes arabefonos, no contexto da JordanUniversity, optam pelo estudo da língua italiana como língua estrangeira. Para arealização deste estudo, foi criado e distribuído um questionário a um grupoaleatório de 170 estudantes de língua italiana, em um total de 200. Os resultadosforam submetidos a uma análise prática, utilizando o programa SPSS. O estudorevela que as motivações e as razões que estimulam os alunos arabefonos naescolha do estudo e da aprendizagem do italiano na Jordan University não sãointegrativas, mas sim, instrumentais.Palavras chave: Língua italiana. Motivações. Aprendizagem guiada. Contextouniversitário. Estudantes universitários.ABSTRACT: Lo scopo principale di questo saggio consiste nell'analisi el'investigazione dei motivi per i quali gli apprendenti arabofoni, nel contesto della Jordan University, optano per lo studio della lingua italiana come lingua straniera. Per la realizzazione di questo studio, è stato creato e distribuito un questionario mirato a un campione casuale di 170 apprendenti della lingua italiana, su un totale di 200. I risultati sono stati sottoposti a un'analisi pratica utilizzando il programma SPSS. Lo studio rivela che le motivazioni e le ragioni che spingono gli apprendenti arabofoni a scegliere di studiare e imparare l'italiano alla Jordan University non sono integrative, bensì strumentali.Parole chiave: Lingua italiana. Motivazioni. Apprendimento guidato. Contestouniversitario. Studenti universitari.ABSTRACT: This paper investigates and analyzes the reasons for which nativespeakers of Arabic, at the University of Jordan, are motivated to learn Italian as a foreign language. A questionnaire was designed and distributed to a randomsample of 170 students of Italian at the University of Jordan, out of a total of 200 students. The results were statistically analyzed using SPSS. The findings reveal that the analysis shows that the reasons why native speakers of Arabic choose to learn Italian are not integrative, but rather instrumental in nature.Keywords: Italian language. Motivation. Guided learning. The university context. Undergraduate students.
id UERJ-12_0c93fe3045e30ff1dcadaa392671dc9c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40338
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling L'Italiano L2: motivazioni di apprendimentoRESUMO: O objetivo principal deste ensaio consiste na análise e na investigaçãodos motivos pelos quais os estudantes arabefonos, no contexto da JordanUniversity, optam pelo estudo da língua italiana como língua estrangeira. Para arealização deste estudo, foi criado e distribuído um questionário a um grupoaleatório de 170 estudantes de língua italiana, em um total de 200. Os resultadosforam submetidos a uma análise prática, utilizando o programa SPSS. O estudorevela que as motivações e as razões que estimulam os alunos arabefonos naescolha do estudo e da aprendizagem do italiano na Jordan University não sãointegrativas, mas sim, instrumentais.Palavras chave: Língua italiana. Motivações. Aprendizagem guiada. Contextouniversitário. Estudantes universitários.ABSTRACT: Lo scopo principale di questo saggio consiste nell'analisi el'investigazione dei motivi per i quali gli apprendenti arabofoni, nel contesto della Jordan University, optano per lo studio della lingua italiana come lingua straniera. Per la realizzazione di questo studio, è stato creato e distribuito un questionario mirato a un campione casuale di 170 apprendenti della lingua italiana, su un totale di 200. I risultati sono stati sottoposti a un'analisi pratica utilizzando il programma SPSS. Lo studio rivela che le motivazioni e le ragioni che spingono gli apprendenti arabofoni a scegliere di studiare e imparare l'italiano alla Jordan University non sono integrative, bensì strumentali.Parole chiave: Lingua italiana. Motivazioni. Apprendimento guidato. Contestouniversitario. Studenti universitari.ABSTRACT: This paper investigates and analyzes the reasons for which nativespeakers of Arabic, at the University of Jordan, are motivated to learn Italian as a foreign language. A questionnaire was designed and distributed to a randomsample of 170 students of Italian at the University of Jordan, out of a total of 200 students. The results were statistically analyzed using SPSS. The findings reveal that the analysis shows that the reasons why native speakers of Arabic choose to learn Italian are not integrative, but rather instrumental in nature.Keywords: Italian language. Motivation. Guided learning. The university context. Undergraduate students.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338Revista Italiano UERJ; v. 8 n. 1 (2017)2236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338/28192Copyright (c) 2019 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessHammouri, Yazeed2021-03-26T00:16:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40338Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:24.784821Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
title L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
spellingShingle L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
Hammouri, Yazeed
title_short L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
title_full L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
title_fullStr L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
title_full_unstemmed L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
title_sort L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento
author Hammouri, Yazeed
author_facet Hammouri, Yazeed
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hammouri, Yazeed
description RESUMO: O objetivo principal deste ensaio consiste na análise e na investigaçãodos motivos pelos quais os estudantes arabefonos, no contexto da JordanUniversity, optam pelo estudo da língua italiana como língua estrangeira. Para arealização deste estudo, foi criado e distribuído um questionário a um grupoaleatório de 170 estudantes de língua italiana, em um total de 200. Os resultadosforam submetidos a uma análise prática, utilizando o programa SPSS. O estudorevela que as motivações e as razões que estimulam os alunos arabefonos naescolha do estudo e da aprendizagem do italiano na Jordan University não sãointegrativas, mas sim, instrumentais.Palavras chave: Língua italiana. Motivações. Aprendizagem guiada. Contextouniversitário. Estudantes universitários.ABSTRACT: Lo scopo principale di questo saggio consiste nell'analisi el'investigazione dei motivi per i quali gli apprendenti arabofoni, nel contesto della Jordan University, optano per lo studio della lingua italiana come lingua straniera. Per la realizzazione di questo studio, è stato creato e distribuito un questionario mirato a un campione casuale di 170 apprendenti della lingua italiana, su un totale di 200. I risultati sono stati sottoposti a un'analisi pratica utilizzando il programma SPSS. Lo studio rivela che le motivazioni e le ragioni che spingono gli apprendenti arabofoni a scegliere di studiare e imparare l'italiano alla Jordan University non sono integrative, bensì strumentali.Parole chiave: Lingua italiana. Motivazioni. Apprendimento guidato. Contestouniversitario. Studenti universitari.ABSTRACT: This paper investigates and analyzes the reasons for which nativespeakers of Arabic, at the University of Jordan, are motivated to learn Italian as a foreign language. A questionnaire was designed and distributed to a randomsample of 170 students of Italian at the University of Jordan, out of a total of 200 students. The results were statistically analyzed using SPSS. The findings reveal that the analysis shows that the reasons why native speakers of Arabic choose to learn Italian are not integrative, but rather instrumental in nature.Keywords: Italian language. Motivation. Guided learning. The university context. Undergraduate students.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/40338/28192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Italiano UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Italiano UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 8 n. 1 (2017)
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1799319099557281792