Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torresan, Paolo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008
Resumo: RESUMO: Através deste breve artigo, ilustramos de maneira esquemática, com o intuito de beneficiar o professor de italiano, uma série de recursos digitais, cujo uso se revela particularmente profícuo dentro dos objetivos glotodidáticos, principalmente, considerando a relação dos códigos (e dos processos) que estes possuem. Tais recursos podem ser lidos à luz da teoria das inteligências che propõem um modelo de didática diferenciado (Gardner, 1983 [1987]): não é o aluno que deve se “adequar” ao estilo do professor, é justamente o educador que deve se posicionar no “lugar” em que se encontra o estudante. Por “lugar”, entendemos o recurso preferido a um gênero de representação e de gestão das informações (visual, musical, etc) que caracteriza o perfil cognitivo de cada um de nós e nos torna diferentes dos outros.Palavras-chave: Teoria das inteligências. Didática do italiano. Glototecnologias.  ABSTRACT: Attraverso questo breve saggio, illustriamo in forma schematica, a beneficio dell’insegnante di italiano, una serie di risorse digitali il cui uso si rivela particolarmente proficuo ai fini glottodidattici, soprattutto considerando l’intreccio di codici (e di processi) che essi comportano. Tali risorse possono essere lettere alla luce della teoria delle intelligenze che propone un modello di didattica differenziato (Gardner 1983 [1987]): non è lo studente che si deve ‘adattare’ allo stile dell’insegnante, è piuttosto l’educatore che raggiunge lo studente nel ‘luogo’ in cui lo studente si trova. Per ‘luogo’ intendiamo il ricorso preferito ad un genere di rappresentazione e di gestione delle informazioni (visivo, musicale, ecc.), che caratterizza il profilo cognitivo di ciascuno di noi, e ci rende diversi dagli altri.Parole chiave: Teoria delle intelligenze, Didattica dell’italiano. Glottotecnologie. ABSTRACT: Through this brief article, we illustrate in a schematic way, with the purpose of benefiting the Italian teacher, a series of digital resources, the use of which proves particularly fruitful within glotodidatic goals, especially considering the relation of codes (and processes) that these have. These resources can be read in the light of the theory of intelligences that propose a model of differentiated didactics (Gardner, 1983 [1987]): it is not the student who must "conform" to the style of the teacher, it is precisely the educator who must position in the "place" in which the student is. By "place," we mean the preferred resource for a genre of representation and management of information (visual, musical, etc.) that characterizes the cognitive profile of each of us and makes us different from others.Keywords: Theory of the intelligences. Didactics of Italian. Glototecnologias.
id UERJ-12_6e6c56da2479c89c43f1207312a624ca
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/36008
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitaliRESUMO: Através deste breve artigo, ilustramos de maneira esquemática, com o intuito de beneficiar o professor de italiano, uma série de recursos digitais, cujo uso se revela particularmente profícuo dentro dos objetivos glotodidáticos, principalmente, considerando a relação dos códigos (e dos processos) que estes possuem. Tais recursos podem ser lidos à luz da teoria das inteligências che propõem um modelo de didática diferenciado (Gardner, 1983 [1987]): não é o aluno que deve se “adequar” ao estilo do professor, é justamente o educador que deve se posicionar no “lugar” em que se encontra o estudante. Por “lugar”, entendemos o recurso preferido a um gênero de representação e de gestão das informações (visual, musical, etc) que caracteriza o perfil cognitivo de cada um de nós e nos torna diferentes dos outros.Palavras-chave: Teoria das inteligências. Didática do italiano. Glototecnologias.  ABSTRACT: Attraverso questo breve saggio, illustriamo in forma schematica, a beneficio dell’insegnante di italiano, una serie di risorse digitali il cui uso si rivela particolarmente proficuo ai fini glottodidattici, soprattutto considerando l’intreccio di codici (e di processi) che essi comportano. Tali risorse possono essere lettere alla luce della teoria delle intelligenze che propone un modello di didattica differenziato (Gardner 1983 [1987]): non è lo studente che si deve ‘adattare’ allo stile dell’insegnante, è piuttosto l’educatore che raggiunge lo studente nel ‘luogo’ in cui lo studente si trova. Per ‘luogo’ intendiamo il ricorso preferito ad un genere di rappresentazione e di gestione delle informazioni (visivo, musicale, ecc.), che caratterizza il profilo cognitivo di ciascuno di noi, e ci rende diversi dagli altri.Parole chiave: Teoria delle intelligenze, Didattica dell’italiano. Glottotecnologie. ABSTRACT: Through this brief article, we illustrate in a schematic way, with the purpose of benefiting the Italian teacher, a series of digital resources, the use of which proves particularly fruitful within glotodidatic goals, especially considering the relation of codes (and processes) that these have. These resources can be read in the light of the theory of intelligences that propose a model of differentiated didactics (Gardner, 1983 [1987]): it is not the student who must "conform" to the style of the teacher, it is precisely the educator who must position in the "place" in which the student is. By "place," we mean the preferred resource for a genre of representation and management of information (visual, musical, etc.) that characterizes the cognitive profile of each of us and makes us different from others.Keywords: Theory of the intelligences. Didactics of Italian. Glototecnologias.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008Revista Italiano UERJ; v. 7 n. 1 (2016); 132236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008/25602Copyright (c) 2018 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorresan, Paolo2019-02-21T17:47:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/36008Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:24.267365Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
title Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
spellingShingle Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
Torresan, Paolo
title_short Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
title_full Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
title_fullStr Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
title_full_unstemmed Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
title_sort Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
author Torresan, Paolo
author_facet Torresan, Paolo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torresan, Paolo
description RESUMO: Através deste breve artigo, ilustramos de maneira esquemática, com o intuito de beneficiar o professor de italiano, uma série de recursos digitais, cujo uso se revela particularmente profícuo dentro dos objetivos glotodidáticos, principalmente, considerando a relação dos códigos (e dos processos) que estes possuem. Tais recursos podem ser lidos à luz da teoria das inteligências che propõem um modelo de didática diferenciado (Gardner, 1983 [1987]): não é o aluno que deve se “adequar” ao estilo do professor, é justamente o educador que deve se posicionar no “lugar” em que se encontra o estudante. Por “lugar”, entendemos o recurso preferido a um gênero de representação e de gestão das informações (visual, musical, etc) que caracteriza o perfil cognitivo de cada um de nós e nos torna diferentes dos outros.Palavras-chave: Teoria das inteligências. Didática do italiano. Glototecnologias.  ABSTRACT: Attraverso questo breve saggio, illustriamo in forma schematica, a beneficio dell’insegnante di italiano, una serie di risorse digitali il cui uso si rivela particolarmente proficuo ai fini glottodidattici, soprattutto considerando l’intreccio di codici (e di processi) che essi comportano. Tali risorse possono essere lettere alla luce della teoria delle intelligenze che propone un modello di didattica differenziato (Gardner 1983 [1987]): non è lo studente che si deve ‘adattare’ allo stile dell’insegnante, è piuttosto l’educatore che raggiunge lo studente nel ‘luogo’ in cui lo studente si trova. Per ‘luogo’ intendiamo il ricorso preferito ad un genere di rappresentazione e di gestione delle informazioni (visivo, musicale, ecc.), che caratterizza il profilo cognitivo di ciascuno di noi, e ci rende diversi dagli altri.Parole chiave: Teoria delle intelligenze, Didattica dell’italiano. Glottotecnologie. ABSTRACT: Through this brief article, we illustrate in a schematic way, with the purpose of benefiting the Italian teacher, a series of digital resources, the use of which proves particularly fruitful within glotodidatic goals, especially considering the relation of codes (and processes) that these have. These resources can be read in the light of the theory of intelligences that propose a model of differentiated didactics (Gardner, 1983 [1987]): it is not the student who must "conform" to the style of the teacher, it is precisely the educator who must position in the "place" in which the student is. By "place," we mean the preferred resource for a genre of representation and management of information (visual, musical, etc.) that characterizes the cognitive profile of each of us and makes us different from others.Keywords: Theory of the intelligences. Didactics of Italian. Glototecnologias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008/25602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Italiano UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Italiano UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 7 n. 1 (2016); 13
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1799319099527921664