LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavazzi, Stefania
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037
Resumo: ABSTRACTLe costruzioni sintatticamente marcate, caratterizzate cioè da un ordine dei costituenti diverso da quello canonico, hanno acquisito un'importanza crescente nella didattica dell'italiano a stranieri, tanto da essere trattate anche in alcuni manuali. Tra questi la frase scissa (FS) merita un'attenzione particolare fin dai primi livelli di un corso data la sua frequenza nel parlato e nello scritto e, più in generale, affinché gli studenti non madrelingua siano consapevoli delle diverse varietà linguistiche e combinatorie della lingua. Per questo è importante impiegare in classe testi autentici, brevi e concisi che permettano il focus immediato sulla forma da analizzare.  Keywords: Lingua italiana. Didattica dell’italiano. Varietà linguistiche. ResumoAs construções sintaticamente marcadas, isto é, caracterizadas por uma ordem dos constituintes que divergem da norma, adquiriram crescente importância na didática de italiano para estrangeiros a ponto de figurarem em alguns manuais. Entre essas, o deslocamento da frase merece atenção particular já desde o início dos níveis iniciais de um curso devido a sua frequência tanto na modalidade oral da língua quanto na escrita e, de um modo mais geral, para que os alunos que estão aprendendo uma língua estrangeira possam conhecer as diversas variedades linguísticas e combinatórias da língua que estão aprendendo. Por esse motivo é importante que na sala de aula sejam usados textos autênticos, breves e concisos que permitam observar imediatamente as formas a serem analisadas.Palavras-chave: Língua italiana. Didática da língua italiana. Variedades linguísticas.
id UERJ-12_c9a88e9c3bb37bfd8e2c05126eeb5e96
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4037
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERIABSTRACTLe costruzioni sintatticamente marcate, caratterizzate cioè da un ordine dei costituenti diverso da quello canonico, hanno acquisito un'importanza crescente nella didattica dell'italiano a stranieri, tanto da essere trattate anche in alcuni manuali. Tra questi la frase scissa (FS) merita un'attenzione particolare fin dai primi livelli di un corso data la sua frequenza nel parlato e nello scritto e, più in generale, affinché gli studenti non madrelingua siano consapevoli delle diverse varietà linguistiche e combinatorie della lingua. Per questo è importante impiegare in classe testi autentici, brevi e concisi che permettano il focus immediato sulla forma da analizzare.  Keywords: Lingua italiana. Didattica dell’italiano. Varietà linguistiche. ResumoAs construções sintaticamente marcadas, isto é, caracterizadas por uma ordem dos constituintes que divergem da norma, adquiriram crescente importância na didática de italiano para estrangeiros a ponto de figurarem em alguns manuais. Entre essas, o deslocamento da frase merece atenção particular já desde o início dos níveis iniciais de um curso devido a sua frequência tanto na modalidade oral da língua quanto na escrita e, de um modo mais geral, para que os alunos que estão aprendendo uma língua estrangeira possam conhecer as diversas variedades linguísticas e combinatórias da língua que estão aprendendo. Por esse motivo é importante que na sala de aula sejam usados textos autênticos, breves e concisos que permitam observar imediatamente as formas a serem analisadas.Palavras-chave: Língua italiana. Didática da língua italiana. Variedades linguísticas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037Revista Italiano UERJ; v. 3 n. 1 (2012); 082236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037/2793Gavazzi, Stefaniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T15:17:50Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4037Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:22.346627Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
title LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
spellingShingle LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
Gavazzi, Stefania
title_short LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
title_full LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
title_fullStr LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
title_full_unstemmed LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
title_sort LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
author Gavazzi, Stefania
author_facet Gavazzi, Stefania
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gavazzi, Stefania
description ABSTRACTLe costruzioni sintatticamente marcate, caratterizzate cioè da un ordine dei costituenti diverso da quello canonico, hanno acquisito un'importanza crescente nella didattica dell'italiano a stranieri, tanto da essere trattate anche in alcuni manuali. Tra questi la frase scissa (FS) merita un'attenzione particolare fin dai primi livelli di un corso data la sua frequenza nel parlato e nello scritto e, più in generale, affinché gli studenti non madrelingua siano consapevoli delle diverse varietà linguistiche e combinatorie della lingua. Per questo è importante impiegare in classe testi autentici, brevi e concisi che permettano il focus immediato sulla forma da analizzare.  Keywords: Lingua italiana. Didattica dell’italiano. Varietà linguistiche. ResumoAs construções sintaticamente marcadas, isto é, caracterizadas por uma ordem dos constituintes que divergem da norma, adquiriram crescente importância na didática de italiano para estrangeiros a ponto de figurarem em alguns manuais. Entre essas, o deslocamento da frase merece atenção particular já desde o início dos níveis iniciais de um curso devido a sua frequência tanto na modalidade oral da língua quanto na escrita e, de um modo mais geral, para que os alunos que estão aprendendo uma língua estrangeira possam conhecer as diversas variedades linguísticas e combinatórias da língua que estão aprendendo. Por esse motivo é importante que na sala de aula sejam usados textos autênticos, breves e concisos que permitam observar imediatamente as formas a serem analisadas.Palavras-chave: Língua italiana. Didática da língua italiana. Variedades linguísticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037/2793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 3 n. 1 (2012); 08
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1799319099466055680