LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Italiano UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037 |
Resumo: | ABSTRACTLe costruzioni sintatticamente marcate, caratterizzate cioè da un ordine dei costituenti diverso da quello canonico, hanno acquisito un'importanza crescente nella didattica dell'italiano a stranieri, tanto da essere trattate anche in alcuni manuali. Tra questi la frase scissa (FS) merita un'attenzione particolare fin dai primi livelli di un corso data la sua frequenza nel parlato e nello scritto e, più in generale, affinché gli studenti non madrelingua siano consapevoli delle diverse varietà linguistiche e combinatorie della lingua. Per questo è importante impiegare in classe testi autentici, brevi e concisi che permettano il focus immediato sulla forma da analizzare. Keywords: Lingua italiana. Didattica dell’italiano. Varietà linguistiche. ResumoAs construções sintaticamente marcadas, isto é, caracterizadas por uma ordem dos constituintes que divergem da norma, adquiriram crescente importância na didática de italiano para estrangeiros a ponto de figurarem em alguns manuais. Entre essas, o deslocamento da frase merece atenção particular já desde o início dos níveis iniciais de um curso devido a sua frequência tanto na modalidade oral da língua quanto na escrita e, de um modo mais geral, para que os alunos que estão aprendendo uma língua estrangeira possam conhecer as diversas variedades linguísticas e combinatórias da língua que estão aprendendo. Por esse motivo é importante que na sala de aula sejam usados textos autênticos, breves e concisos que permitam observar imediatamente as formas a serem analisadas.Palavras-chave: Língua italiana. Didática da língua italiana. Variedades linguísticas. |
id |
UERJ-12_c9a88e9c3bb37bfd8e2c05126eeb5e96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4037 |
network_acronym_str |
UERJ-12 |
network_name_str |
Revista Italiano UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERIABSTRACTLe costruzioni sintatticamente marcate, caratterizzate cioè da un ordine dei costituenti diverso da quello canonico, hanno acquisito un'importanza crescente nella didattica dell'italiano a stranieri, tanto da essere trattate anche in alcuni manuali. Tra questi la frase scissa (FS) merita un'attenzione particolare fin dai primi livelli di un corso data la sua frequenza nel parlato e nello scritto e, più in generale, affinché gli studenti non madrelingua siano consapevoli delle diverse varietà linguistiche e combinatorie della lingua. Per questo è importante impiegare in classe testi autentici, brevi e concisi che permettano il focus immediato sulla forma da analizzare. Keywords: Lingua italiana. Didattica dell’italiano. Varietà linguistiche. ResumoAs construções sintaticamente marcadas, isto é, caracterizadas por uma ordem dos constituintes que divergem da norma, adquiriram crescente importância na didática de italiano para estrangeiros a ponto de figurarem em alguns manuais. Entre essas, o deslocamento da frase merece atenção particular já desde o início dos níveis iniciais de um curso devido a sua frequência tanto na modalidade oral da língua quanto na escrita e, de um modo mais geral, para que os alunos que estão aprendendo uma língua estrangeira possam conhecer as diversas variedades linguísticas e combinatórias da língua que estão aprendendo. Por esse motivo é importante que na sala de aula sejam usados textos autênticos, breves e concisos que permitam observar imediatamente as formas a serem analisadas.Palavras-chave: Língua italiana. Didática da língua italiana. Variedades linguísticas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037Revista Italiano UERJ; v. 3 n. 1 (2012); 082236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037/2793Gavazzi, Stefaniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T15:17:50Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4037Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:22.346627Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI |
title |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI |
spellingShingle |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI Gavazzi, Stefania |
title_short |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI |
title_full |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI |
title_fullStr |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI |
title_full_unstemmed |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI |
title_sort |
LA FRASE SCISSA. UN COSTRUTTO MARCATO NELL'INSEGNAMENTO DELL'ITALIANO A STRANIERI |
author |
Gavazzi, Stefania |
author_facet |
Gavazzi, Stefania |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gavazzi, Stefania |
description |
ABSTRACTLe costruzioni sintatticamente marcate, caratterizzate cioè da un ordine dei costituenti diverso da quello canonico, hanno acquisito un'importanza crescente nella didattica dell'italiano a stranieri, tanto da essere trattate anche in alcuni manuali. Tra questi la frase scissa (FS) merita un'attenzione particolare fin dai primi livelli di un corso data la sua frequenza nel parlato e nello scritto e, più in generale, affinché gli studenti non madrelingua siano consapevoli delle diverse varietà linguistiche e combinatorie della lingua. Per questo è importante impiegare in classe testi autentici, brevi e concisi che permettano il focus immediato sulla forma da analizzare. Keywords: Lingua italiana. Didattica dell’italiano. Varietà linguistiche. ResumoAs construções sintaticamente marcadas, isto é, caracterizadas por uma ordem dos constituintes que divergem da norma, adquiriram crescente importância na didática de italiano para estrangeiros a ponto de figurarem em alguns manuais. Entre essas, o deslocamento da frase merece atenção particular já desde o início dos níveis iniciais de um curso devido a sua frequência tanto na modalidade oral da língua quanto na escrita e, de um modo mais geral, para que os alunos que estão aprendendo uma língua estrangeira possam conhecer as diversas variedades linguísticas e combinatórias da língua que estão aprendendo. Por esse motivo é importante que na sala de aula sejam usados textos autênticos, breves e concisos que permitam observar imediatamente as formas a serem analisadas.Palavras-chave: Língua italiana. Didática da língua italiana. Variedades linguísticas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/4037/2793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ; v. 3 n. 1 (2012); 08 2236-4064 reponame:Revista Italiano UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Italiano UERJ |
collection |
Revista Italiano UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it |
_version_ |
1799319099466055680 |