Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Italiano UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008 |
Resumo: | RESUMO: Através deste breve artigo, ilustramos de maneira esquemática, com o intuito de beneficiar o professor de italiano, uma série de recursos digitais, cujo uso se revela particularmente profícuo dentro dos objetivos glotodidáticos, principalmente, considerando a relação dos códigos (e dos processos) que estes possuem. Tais recursos podem ser lidos à luz da teoria das inteligências che propõem um modelo de didática diferenciado (Gardner, 1983 [1987]): não é o aluno que deve se “adequar” ao estilo do professor, é justamente o educador que deve se posicionar no “lugar” em que se encontra o estudante. Por “lugar”, entendemos o recurso preferido a um gênero de representação e de gestão das informações (visual, musical, etc) que caracteriza o perfil cognitivo de cada um de nós e nos torna diferentes dos outros.Palavras-chave: Teoria das inteligências. Didática do italiano. Glototecnologias. ABSTRACT: Attraverso questo breve saggio, illustriamo in forma schematica, a beneficio dell’insegnante di italiano, una serie di risorse digitali il cui uso si rivela particolarmente proficuo ai fini glottodidattici, soprattutto considerando l’intreccio di codici (e di processi) che essi comportano. Tali risorse possono essere lettere alla luce della teoria delle intelligenze che propone un modello di didattica differenziato (Gardner 1983 [1987]): non è lo studente che si deve ‘adattare’ allo stile dell’insegnante, è piuttosto l’educatore che raggiunge lo studente nel ‘luogo’ in cui lo studente si trova. Per ‘luogo’ intendiamo il ricorso preferito ad un genere di rappresentazione e di gestione delle informazioni (visivo, musicale, ecc.), che caratterizza il profilo cognitivo di ciascuno di noi, e ci rende diversi dagli altri.Parole chiave: Teoria delle intelligenze, Didattica dell’italiano. Glottotecnologie. ABSTRACT: Through this brief article, we illustrate in a schematic way, with the purpose of benefiting the Italian teacher, a series of digital resources, the use of which proves particularly fruitful within glotodidatic goals, especially considering the relation of codes (and processes) that these have. These resources can be read in the light of the theory of intelligences that propose a model of differentiated didactics (Gardner, 1983 [1987]): it is not the student who must "conform" to the style of the teacher, it is precisely the educator who must position in the "place" in which the student is. By "place," we mean the preferred resource for a genre of representation and management of information (visual, musical, etc.) that characterizes the cognitive profile of each of us and makes us different from others.Keywords: Theory of the intelligences. Didactics of Italian. Glototecnologias. |
id |
UERJ-12_6e6c56da2479c89c43f1207312a624ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/36008 |
network_acronym_str |
UERJ-12 |
network_name_str |
Revista Italiano UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitaliRESUMO: Através deste breve artigo, ilustramos de maneira esquemática, com o intuito de beneficiar o professor de italiano, uma série de recursos digitais, cujo uso se revela particularmente profícuo dentro dos objetivos glotodidáticos, principalmente, considerando a relação dos códigos (e dos processos) que estes possuem. Tais recursos podem ser lidos à luz da teoria das inteligências che propõem um modelo de didática diferenciado (Gardner, 1983 [1987]): não é o aluno que deve se “adequar” ao estilo do professor, é justamente o educador que deve se posicionar no “lugar” em que se encontra o estudante. Por “lugar”, entendemos o recurso preferido a um gênero de representação e de gestão das informações (visual, musical, etc) que caracteriza o perfil cognitivo de cada um de nós e nos torna diferentes dos outros.Palavras-chave: Teoria das inteligências. Didática do italiano. Glototecnologias. ABSTRACT: Attraverso questo breve saggio, illustriamo in forma schematica, a beneficio dell’insegnante di italiano, una serie di risorse digitali il cui uso si rivela particolarmente proficuo ai fini glottodidattici, soprattutto considerando l’intreccio di codici (e di processi) che essi comportano. Tali risorse possono essere lettere alla luce della teoria delle intelligenze che propone un modello di didattica differenziato (Gardner 1983 [1987]): non è lo studente che si deve ‘adattare’ allo stile dell’insegnante, è piuttosto l’educatore che raggiunge lo studente nel ‘luogo’ in cui lo studente si trova. Per ‘luogo’ intendiamo il ricorso preferito ad un genere di rappresentazione e di gestione delle informazioni (visivo, musicale, ecc.), che caratterizza il profilo cognitivo di ciascuno di noi, e ci rende diversi dagli altri.Parole chiave: Teoria delle intelligenze, Didattica dell’italiano. Glottotecnologie. ABSTRACT: Through this brief article, we illustrate in a schematic way, with the purpose of benefiting the Italian teacher, a series of digital resources, the use of which proves particularly fruitful within glotodidatic goals, especially considering the relation of codes (and processes) that these have. These resources can be read in the light of the theory of intelligences that propose a model of differentiated didactics (Gardner, 1983 [1987]): it is not the student who must "conform" to the style of the teacher, it is precisely the educator who must position in the "place" in which the student is. By "place," we mean the preferred resource for a genre of representation and management of information (visual, musical, etc.) that characterizes the cognitive profile of each of us and makes us different from others.Keywords: Theory of the intelligences. Didactics of Italian. Glototecnologias.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008Revista Italiano UERJ; v. 7 n. 1 (2016); 132236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008/25602Copyright (c) 2018 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorresan, Paolo2019-02-21T17:47:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/36008Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:24.267365Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali |
title |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali |
spellingShingle |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali Torresan, Paolo |
title_short |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali |
title_full |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali |
title_fullStr |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali |
title_full_unstemmed |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali |
title_sort |
Didattica dell’italiano, intelligenze, risorse digitali |
author |
Torresan, Paolo |
author_facet |
Torresan, Paolo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torresan, Paolo |
description |
RESUMO: Através deste breve artigo, ilustramos de maneira esquemática, com o intuito de beneficiar o professor de italiano, uma série de recursos digitais, cujo uso se revela particularmente profícuo dentro dos objetivos glotodidáticos, principalmente, considerando a relação dos códigos (e dos processos) que estes possuem. Tais recursos podem ser lidos à luz da teoria das inteligências che propõem um modelo de didática diferenciado (Gardner, 1983 [1987]): não é o aluno que deve se “adequar” ao estilo do professor, é justamente o educador que deve se posicionar no “lugar” em que se encontra o estudante. Por “lugar”, entendemos o recurso preferido a um gênero de representação e de gestão das informações (visual, musical, etc) que caracteriza o perfil cognitivo de cada um de nós e nos torna diferentes dos outros.Palavras-chave: Teoria das inteligências. Didática do italiano. Glototecnologias. ABSTRACT: Attraverso questo breve saggio, illustriamo in forma schematica, a beneficio dell’insegnante di italiano, una serie di risorse digitali il cui uso si rivela particolarmente proficuo ai fini glottodidattici, soprattutto considerando l’intreccio di codici (e di processi) che essi comportano. Tali risorse possono essere lettere alla luce della teoria delle intelligenze che propone un modello di didattica differenziato (Gardner 1983 [1987]): non è lo studente che si deve ‘adattare’ allo stile dell’insegnante, è piuttosto l’educatore che raggiunge lo studente nel ‘luogo’ in cui lo studente si trova. Per ‘luogo’ intendiamo il ricorso preferito ad un genere di rappresentazione e di gestione delle informazioni (visivo, musicale, ecc.), che caratterizza il profilo cognitivo di ciascuno di noi, e ci rende diversi dagli altri.Parole chiave: Teoria delle intelligenze, Didattica dell’italiano. Glottotecnologie. ABSTRACT: Through this brief article, we illustrate in a schematic way, with the purpose of benefiting the Italian teacher, a series of digital resources, the use of which proves particularly fruitful within glotodidatic goals, especially considering the relation of codes (and processes) that these have. These resources can be read in the light of the theory of intelligences that propose a model of differentiated didactics (Gardner, 1983 [1987]): it is not the student who must "conform" to the style of the teacher, it is precisely the educator who must position in the "place" in which the student is. By "place," we mean the preferred resource for a genre of representation and management of information (visual, musical, etc.) that characterizes the cognitive profile of each of us and makes us different from others.Keywords: Theory of the intelligences. Didactics of Italian. Glototecnologias. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36008/25602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Italiano UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Italiano UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ; v. 7 n. 1 (2016); 13 2236-4064 reponame:Revista Italiano UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Italiano UERJ |
collection |
Revista Italiano UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it |
_version_ |
1799319099527921664 |