CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921 |
Resumo: | Os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretaro que leem, independentemente do grau de escolarização. Diantedessa realidade, como formar leitores? Se a “educação é transformaçãodo homem e do mundo” (SILVA, 2005b, p. 77), como fazer com que oaluno perceba as sutilezas em um texto? Como levá-lo a ultrapassar acompreensão (“sentido de língua”5) e chegar a interpretação (“sentido dediscurso”)? Existem conteúdos de interpretar? Como tornar o ensino deleitura/compreensão/interpretação em produção de sentidos? Esse é oproblema sobre o qual nos debruçamos na tentativa de encontrar possíveissoluções. |
id |
UERJ-13_24f09184f6d21da36e3964cd55a81d4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5921 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDOOs alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretaro que leem, independentemente do grau de escolarização. Diantedessa realidade, como formar leitores? Se a “educação é transformaçãodo homem e do mundo” (SILVA, 2005b, p. 77), como fazer com que oaluno perceba as sutilezas em um texto? Como levá-lo a ultrapassar acompreensão (“sentido de língua”5) e chegar a interpretação (“sentido dediscurso”)? Existem conteúdos de interpretar? Como tornar o ensino deleitura/compreensão/interpretação em produção de sentidos? Esse é oproblema sobre o qual nos debruçamos na tentativa de encontrar possíveissoluções.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2011-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/592110.12957/soletras.2011.5921SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124SOLETRAS; N. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124SOLETRAS; n. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124Revista Soletras; Núm. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-1242316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921/4262Viegas, Ilana da Silva Rebelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:20:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5921Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:20:44Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO |
title |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO |
spellingShingle |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO Viegas, Ilana da Silva Rebello |
title_short |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO |
title_full |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO |
title_fullStr |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO |
title_full_unstemmed |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO |
title_sort |
CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO |
author |
Viegas, Ilana da Silva Rebello |
author_facet |
Viegas, Ilana da Silva Rebello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Ilana da Silva Rebello |
description |
Os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretaro que leem, independentemente do grau de escolarização. Diantedessa realidade, como formar leitores? Se a “educação é transformaçãodo homem e do mundo” (SILVA, 2005b, p. 77), como fazer com que oaluno perceba as sutilezas em um texto? Como levá-lo a ultrapassar acompreensão (“sentido de língua”5) e chegar a interpretação (“sentido dediscurso”)? Existem conteúdos de interpretar? Como tornar o ensino deleitura/compreensão/interpretação em produção de sentidos? Esse é oproblema sobre o qual nos debruçamos na tentativa de encontrar possíveissoluções. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921 10.12957/soletras.2011.5921 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2011.5921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921/4262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124 SOLETRAS; N. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124 SOLETRAS; n. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124 Revista Soletras; Núm. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124 SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318599690616832 |