Consideração sobre a educação do campo
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5048 |
Resumo: | Este artigo analisa os sentidos que a Educação do Campo assume para um grupo dealunos matriculados no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A LEC tem como proposta político pedagógicacontribuir com as políticas públicas e os movimentos sociais em prol do fortalecimento dasescolas públicas situadas no campo e o acesso à universidade de seus docentes; apresenta umdesenho curricular baseado no regime de alternância e seu público alvo são alunos quecomprovem vínculo efetivo com o campo. Os dados educacionais revelam que, apesar dosavanços das últimas décadas, nas áreas rurais os índices educacionais ainda estão aquém dosmensurados nos centros urbanos. Isto ocorre tanto no que diz respeito aos anos de estudos dapopulação, quanto à infraestrutura da rede de ensino. Há, ainda, carência de professoresaptos/dispostos a atuarem em escolas do campo. As entrevistas revelaram que os futurosprofessores têm consciência destes problemas, mas isto não esmorece sua disposição de lutarpor um modelo pedagógico mais afinado com a realidade e os valores da população docampo: a Educação do Campo. |
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Consideração sobre a educação do campoEducação do campo. Formação de professores. Movimentos sociais.Este artigo analisa os sentidos que a Educação do Campo assume para um grupo dealunos matriculados no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A LEC tem como proposta político pedagógicacontribuir com as políticas públicas e os movimentos sociais em prol do fortalecimento dasescolas públicas situadas no campo e o acesso à universidade de seus docentes; apresenta umdesenho curricular baseado no regime de alternância e seu público alvo são alunos quecomprovem vínculo efetivo com o campo. Os dados educacionais revelam que, apesar dosavanços das últimas décadas, nas áreas rurais os índices educacionais ainda estão aquém dosmensurados nos centros urbanos. Isto ocorre tanto no que diz respeito aos anos de estudos dapopulação, quanto à infraestrutura da rede de ensino. Há, ainda, carência de professoresaptos/dispostos a atuarem em escolas do campo. As entrevistas revelaram que os futurosprofessores têm consciência destes problemas, mas isto não esmorece sua disposição de lutarpor um modelo pedagógico mais afinado com a realidade e os valores da população docampo: a Educação do Campo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/504810.12957/soletras.2012.5048SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 357-372SOLETRAS; N. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 357-372SOLETRAS; n. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 357-372Revista Soletras; Núm. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 357-372SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 357-3722316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5048/3719Arruda, Maria da Conceição CalmonOliveira, Lia Maria Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:17:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5048Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:17:39Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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