Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA SANTOS, ADRIANO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bravin dos Santos, Angela Marina, dos Santos Costa, Wagner Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/79039
Resumo: Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos fundamentais para a formação continuada de professores da EJA relacionados aos estudos linguísticos. Partimos da leitura de Pareceres oficiais sobre a política educacional desse programa a fim de encontrarmos os argumentos que suscitaram a criação de um curso, direcionado a tais professores, cujo objetivo foi oferecer-lhes possibilidades de reflexão sobre a maneira de trabalhar a linguagem de uso dos seus alunos. Para tanto, a base teórica utilizada sustenta-se na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2008), destacando-se dela o Contrato de Comunicação e os Sujeitos do Ato de Linguagem. O material didático consiste em textos de jornais, dos quais o jornal popular Meia hora se destaca, já que seus textos permitem observar os diferentes usos da língua. Neste trabalho, apresentamos os resultados que obtivemos com a aplicação do curso e do material produzido para uso nas aulas de Língua Portuguesa na EJA.Palavras-chave: EJA. Linguagem em uso. Textos jornalísticos.
id UERJ-13_bf9c16f32ec6535839ebcb50585b34a2
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79039
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)Análise do DiscursoEJAEnsino.Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos fundamentais para a formação continuada de professores da EJA relacionados aos estudos linguísticos. Partimos da leitura de Pareceres oficiais sobre a política educacional desse programa a fim de encontrarmos os argumentos que suscitaram a criação de um curso, direcionado a tais professores, cujo objetivo foi oferecer-lhes possibilidades de reflexão sobre a maneira de trabalhar a linguagem de uso dos seus alunos. Para tanto, a base teórica utilizada sustenta-se na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2008), destacando-se dela o Contrato de Comunicação e os Sujeitos do Ato de Linguagem. O material didático consiste em textos de jornais, dos quais o jornal popular Meia hora se destaca, já que seus textos permitem observar os diferentes usos da língua. Neste trabalho, apresentamos os resultados que obtivemos com a aplicação do curso e do material produzido para uso nas aulas de Língua Portuguesa na EJA.Palavras-chave: EJA. Linguagem em uso. Textos jornalísticos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7903910.12957/soletras.2023.79039SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICARevista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/79039/48908Copyright (c) 2023 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA SANTOS, ADRIANOBravin dos Santos, Angela Marinados Santos Costa, Wagner Alexandre2024-01-09T17:28:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79039Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-01-09T17:28:38Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
spellingShingle Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
OLIVEIRA SANTOS, ADRIANO
Análise do Discurso
EJA
Ensino.
title_short Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_fullStr Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full_unstemmed Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_sort Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
author OLIVEIRA SANTOS, ADRIANO
author_facet OLIVEIRA SANTOS, ADRIANO
Bravin dos Santos, Angela Marina
dos Santos Costa, Wagner Alexandre
author_role author
author2 Bravin dos Santos, Angela Marina
dos Santos Costa, Wagner Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA SANTOS, ADRIANO
Bravin dos Santos, Angela Marina
dos Santos Costa, Wagner Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
EJA
Ensino.
topic Análise do Discurso
EJA
Ensino.
description Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos fundamentais para a formação continuada de professores da EJA relacionados aos estudos linguísticos. Partimos da leitura de Pareceres oficiais sobre a política educacional desse programa a fim de encontrarmos os argumentos que suscitaram a criação de um curso, direcionado a tais professores, cujo objetivo foi oferecer-lhes possibilidades de reflexão sobre a maneira de trabalhar a linguagem de uso dos seus alunos. Para tanto, a base teórica utilizada sustenta-se na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2008), destacando-se dela o Contrato de Comunicação e os Sujeitos do Ato de Linguagem. O material didático consiste em textos de jornais, dos quais o jornal popular Meia hora se destaca, já que seus textos permitem observar os diferentes usos da língua. Neste trabalho, apresentamos os resultados que obtivemos com a aplicação do curso e do material produzido para uso nas aulas de Língua Portuguesa na EJA.Palavras-chave: EJA. Linguagem em uso. Textos jornalísticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/79039
10.12957/soletras.2023.79039
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/79039
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2023.79039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/79039/48908
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Revista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318596296376320