“CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osna, Gustavo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Direito Processual
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/45457
Resumo: O tema dos negócios jurídicos processuais tem recebido, ao longo dos últimos anos, especial atenção doutrinária – não apenas no Brasil, mas também em perspectiva comparada. Contudo, há quem indique que essa preocupação não viria tendo a mesma repercussão prática, evidenciando um possível fracasso do mecanismo. O presente ensaio problematiza essa questão, a partir de três notas: (i) nem todo processo é propenso à customização (devido ao seu jogo de custos e de benefícios), e nem toda customização é tão extrema quanto se costuma supor; (ii) como modificação cultural, as convenções obviamente não produzirão impacto imediato – especialmente pelo fato de seu campo ainda ser marcado por incertezas; e (iii) diante da impossibilidade de conhecimento pleno sobre as convenções ex ante, a viabilidade de se aferir empiricamente sua utilização é bastante limitada. Diante desses elementos, alerta-se, então, para o risco de se cravar de maneira insuficiente um potencial insucesso do instrumento, ainda incipiente em nossa realidade.
id UERJ-17_cd47247a8c33e02dca936fd4e1d2490d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45457
network_acronym_str UERJ-17
network_name_str Revista Eletrônica de Direito Processual
repository_id_str
spelling “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)Negócios ProcessuaisCustos e BenefíciosCultura ProcessualNegócios Jurídicos ProcessuaisO tema dos negócios jurídicos processuais tem recebido, ao longo dos últimos anos, especial atenção doutrinária – não apenas no Brasil, mas também em perspectiva comparada. Contudo, há quem indique que essa preocupação não viria tendo a mesma repercussão prática, evidenciando um possível fracasso do mecanismo. O presente ensaio problematiza essa questão, a partir de três notas: (i) nem todo processo é propenso à customização (devido ao seu jogo de custos e de benefícios), e nem toda customização é tão extrema quanto se costuma supor; (ii) como modificação cultural, as convenções obviamente não produzirão impacto imediato – especialmente pelo fato de seu campo ainda ser marcado por incertezas; e (iii) diante da impossibilidade de conhecimento pleno sobre as convenções ex ante, a viabilidade de se aferir empiricamente sua utilização é bastante limitada. Diante desses elementos, alerta-se, então, para o risco de se cravar de maneira insuficiente um potencial insucesso do instrumento, ainda incipiente em nossa realidade.Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro State University2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/4545710.12957/redp.2020.45457Revista Eletrônica de Direito Processual; v. 21 n. 2 (2020): REVISTA ELETRÔNICA DE DIREITO PROCESSUAL VOLUME 21 NÚMERO 21982-7636reponame:Revista Eletrônica de Direito Processualinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/45457/33451Copyright (c) 2020 Gustavo Osnainfo:eu-repo/semantics/openAccessOsna, Gustavo2020-05-07T14:59:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45457Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/redpPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/redp/oai||sr3depext@gmail.com|| fhrevistaprocessual@gmail.com||humbertodalla@gmail.com1982-76361982-7636opendoar:2020-05-07T14:59:26Revista Eletrônica de Direito Processual - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
title “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
spellingShingle “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
Osna, Gustavo
Negócios Processuais
Custos e Benefícios
Cultura Processual
Negócios Jurídicos Processuais
title_short “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
title_full “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
title_fullStr “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
title_full_unstemmed “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
title_sort “CONTRATUALIZANDO O PROCESSO”: TRÊS NOTAS SOBRE OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS (E SEU POSSÍVEL “FRACASSO”)
author Osna, Gustavo
author_facet Osna, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osna, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Negócios Processuais
Custos e Benefícios
Cultura Processual
Negócios Jurídicos Processuais
topic Negócios Processuais
Custos e Benefícios
Cultura Processual
Negócios Jurídicos Processuais
description O tema dos negócios jurídicos processuais tem recebido, ao longo dos últimos anos, especial atenção doutrinária – não apenas no Brasil, mas também em perspectiva comparada. Contudo, há quem indique que essa preocupação não viria tendo a mesma repercussão prática, evidenciando um possível fracasso do mecanismo. O presente ensaio problematiza essa questão, a partir de três notas: (i) nem todo processo é propenso à customização (devido ao seu jogo de custos e de benefícios), e nem toda customização é tão extrema quanto se costuma supor; (ii) como modificação cultural, as convenções obviamente não produzirão impacto imediato – especialmente pelo fato de seu campo ainda ser marcado por incertezas; e (iii) diante da impossibilidade de conhecimento pleno sobre as convenções ex ante, a viabilidade de se aferir empiricamente sua utilização é bastante limitada. Diante desses elementos, alerta-se, então, para o risco de se cravar de maneira insuficiente um potencial insucesso do instrumento, ainda incipiente em nossa realidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/45457
10.12957/redp.2020.45457
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/45457
identifier_str_mv 10.12957/redp.2020.45457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/45457/33451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Gustavo Osna
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Gustavo Osna
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro State University
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro State University
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Direito Processual; v. 21 n. 2 (2020): REVISTA ELETRÔNICA DE DIREITO PROCESSUAL VOLUME 21 NÚMERO 2
1982-7636
reponame:Revista Eletrônica de Direito Processual
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Eletrônica de Direito Processual
collection Revista Eletrônica de Direito Processual
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Direito Processual - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| fhrevistaprocessual@gmail.com||humbertodalla@gmail.com
_version_ 1799317666218901504