A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Débora Araújo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bringel, Eliane Leite Barbosa, Lima, Jorge Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290
Resumo: Neste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil.
id UNIR-2_de577539d1fcc266566837710e38997a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1290
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIAEnsino de Históriaconsciência históricaProfHistóriaNeste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil.PROPESQ2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 105-1171519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290/1419Fernandes, Débora AraújoBringel, Eliane Leite BarbosaLima, Jorge Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T16:18:47Zoai:periodicos.unir.br:article/1290Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-09T16:18:47Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
title A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
spellingShingle A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
Fernandes, Débora Araújo
Ensino de História
consciência histórica
ProfHistória
title_short A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
title_full A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
title_fullStr A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
title_full_unstemmed A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
title_sort A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
author Fernandes, Débora Araújo
author_facet Fernandes, Débora Araújo
Bringel, Eliane Leite Barbosa
Lima, Jorge Ferreira
author_role author
author2 Bringel, Eliane Leite Barbosa
Lima, Jorge Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Débora Araújo
Bringel, Eliane Leite Barbosa
Lima, Jorge Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
consciência histórica
ProfHistória
topic Ensino de História
consciência histórica
ProfHistória
description Neste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290/1419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 105-117
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450046152704