A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil. |
id |
UNIR-2_de577539d1fcc266566837710e38997a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1290 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIAEnsino de Históriaconsciência históricaProfHistóriaNeste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil.PROPESQ2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 105-1171519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290/1419Fernandes, Débora AraújoBringel, Eliane Leite BarbosaLima, Jorge Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T16:18:47Zoai:periodicos.unir.br:article/1290Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-09T16:18:47Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA |
title |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA |
spellingShingle |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA Fernandes, Débora Araújo Ensino de História consciência histórica ProfHistória |
title_short |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA |
title_full |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA |
title_fullStr |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA |
title_sort |
A HISTÓRIA E SEU ENSINO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES/MESTRANDOS DO PROFHISTÓRIA |
author |
Fernandes, Débora Araújo |
author_facet |
Fernandes, Débora Araújo Bringel, Eliane Leite Barbosa Lima, Jorge Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Bringel, Eliane Leite Barbosa Lima, Jorge Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Débora Araújo Bringel, Eliane Leite Barbosa Lima, Jorge Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História consciência histórica ProfHistória |
topic |
Ensino de História consciência histórica ProfHistória |
description |
Neste artigo apresentamos o perfil de uma turma do Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de analisar as concepções e perspectivas que os professores/mestrandos possuem a respeito do ensino dessa disciplina. Como metodologia optou-se por uma abordagem crítica e reflexiva, utilizando como fonte um questionário que foi aplicado por uma docente aos integrantes da turma. Desta forma, realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando nas reflexões teóricas de Jörn Rüsen ajuda para responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. No decorrer da análise, observou-se que as concepções e as perspectivas do grupo em estudo, acerca, do ensino de história, evidenciam que os mesmos são conscientes do papel dessa disciplina na atual conjuntura social. Assim, em suas práticas docentes, eles não apenas contribuem para a formação da consciência histórica dos seus alunos, mas também estão construindo e aprimorando a sua própria consciência histórica. Nesta perspectiva, este é um avanço significativo para o aperfeiçoamento do Ensino de História no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1290/1419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 105-117 1519-6674 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219450046152704 |