UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia. Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes. |
id |
UERJ-21_160363f356095d7d565ab549b690a0ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77747 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando?CurrículoGeografiaDiscursoO presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia. Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747/48530Copyright (c) 2023 Phelipe Florez Rodrigues Florez Rodrigues, Maria Carolina Da Silva Caldeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlorez Rodrigues, Phelipe Florez RodriguesCaldeira, Maria Carolina Da Silva2023-12-28T19:43:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77747Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T19:43:49Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? |
title |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? |
spellingShingle |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? Florez Rodrigues, Phelipe Florez Rodrigues Currículo Geografia Discurso |
title_short |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? |
title_full |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? |
title_fullStr |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? |
title_full_unstemmed |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? |
title_sort |
UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando? |
author |
Florez Rodrigues, Phelipe Florez Rodrigues |
author_facet |
Florez Rodrigues, Phelipe Florez Rodrigues Caldeira, Maria Carolina Da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Maria Carolina Da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florez Rodrigues, Phelipe Florez Rodrigues Caldeira, Maria Carolina Da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Geografia Discurso |
topic |
Currículo Geografia Discurso |
description |
O presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia. Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747/48530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Phelipe Florez Rodrigues Florez Rodrigues, Maria Carolina Da Silva Caldeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Phelipe Florez Rodrigues Florez Rodrigues, Maria Carolina Da Silva Caldeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317531731689472 |