ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Gabriela Fernandes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Straforini, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80729
Resumo: The text aims to discuss how the signifiers of citizen and citizenship are operationalized in Geographic Education, mainly based on themes related to the city. Based on the foundations of Ernesto Laclau's Discourse Theory, we tension the curricular documents, specifically the "Base Nacional Comum Curricular," to understand that both signifiers are operationalized as nodal points that hegemonize meanings specific to school geographic knowledge.
id UERJ-21_933134fe55a49be38839f102bec818fc
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80729
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum CurricularGEOGRAPHIC EDUCATION, CITIZENSHIP AND CITIZENSHIP:: discursive disputes in the Base Nacional Comum Curricular (Brazil)ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA, CIUDADANO Y CIUDADANÍA:: disputas discursivas en la Base Nacional Comum Curricular (Brasil)The text aims to discuss how the signifiers of citizen and citizenship are operationalized in Geographic Education, mainly based on themes related to the city. Based on the foundations of Ernesto Laclau's Discourse Theory, we tension the curricular documents, specifically the "Base Nacional Comum Curricular," to understand that both signifiers are operationalized as nodal points that hegemonize meanings specific to school geographic knowledge.O texto tem por objetivo discutir como os significantes cidadão e cidadania são operacionalizados no Ensino de Geografia, sobretudo a partir de temáticas relacionadas a cidade. Apoiado nos fundamentos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, tensionamos os documentos curriculares, mais especificamente a Base Nacional Comum Curricular, procurando compreender que ambos os significantes são operacionalizados como pontos nodais que hegemonizam sentidos próprios de conhecimento geográfico escolar.El texto tiene como objetivo discutir cómo los significantes ciudadano y ciudadanía son operacionalizados en la Educación Geográfica, especialmente a partir de temas relacionados con la ciudad. A partir de los fundamentos de la Teoría del Discurso de Ernesto Laclau, tensionamos los documentos curriculares, más específicamente la Base Curricular Común Nacional, tratando de comprender que ambos significantes se operacionalizan como puntos nodales que hegemonizan significados propios del conocimiento geográfico escolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80729Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80729/48525Copyright (c) 2023 Gabriela Fernandes Jordão, Rafael Straforinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJordão, Gabriela FernandesStraforini, Rafael2023-12-28T18:56:35Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80729Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T18:56:35Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
GEOGRAPHIC EDUCATION, CITIZENSHIP AND CITIZENSHIP:: discursive disputes in the Base Nacional Comum Curricular (Brazil)
ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA, CIUDADANO Y CIUDADANÍA:: disputas discursivas en la Base Nacional Comum Curricular (Brasil)
title ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
Jordão, Gabriela Fernandes
title_short ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
title_full ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
title_sort ENSINO DE GEOGRAFIA, CIDADÃO E CIDADANIA: disputas discursivas na Base Nacional Comum Curricular
author Jordão, Gabriela Fernandes
author_facet Jordão, Gabriela Fernandes
Straforini, Rafael
author_role author
author2 Straforini, Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Gabriela Fernandes
Straforini, Rafael
description The text aims to discuss how the signifiers of citizen and citizenship are operationalized in Geographic Education, mainly based on themes related to the city. Based on the foundations of Ernesto Laclau's Discourse Theory, we tension the curricular documents, specifically the "Base Nacional Comum Curricular," to understand that both signifiers are operationalized as nodal points that hegemonize meanings specific to school geographic knowledge.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80729
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80729/48525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gabriela Fernandes Jordão, Rafael Straforini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gabriela Fernandes Jordão, Rafael Straforini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317531744272384