teoria fundamentada. um método de pesquisa para avançar na compreensão dos processos de filosofia para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30423 |
Resumo: | A abordagem de Filosofia para Crianças (fpc) foi desenvolvida por Matthew Lipman nadécada de 1970 para estimular o pensamento crítico e complexo dos alunos. Hoje, a fpc deLipman e outros programas baseados nela são divulgados em todo o mundo em escolasprimárias e secundárias. Contudo, a praxis filosófica tem impacto no pensamento dos alunos?Para responder a esta questão, o pensamento dos alunos deve ser avaliado para medir o que éadquirido, o que está em processo de incorporação e o que precisa ser estimulado. Existemmuitos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa; escolhemos o método da teoriafundamentada (Grounded Theory, GT), pois nosso objetivo era elaborar uma ferramenta de avaliação rigorosa e significativa que contribuísse para a avaliação e compreensão dosprocessos cognitivos das crianças que se beneficiam da práxis filosófica. O método GT tem avantagem de mostrar um retrato "objetivizado" dos alunos quando eles se envolvem emdiálogo dentro de uma comunidade filosófica de investigação, em vez de tentar verificar ouvalidar uma determinada teoria. Inclui seis etapas de análise, a saber, coleta de dados,codificação, agrupamento de códigos em categorias, definição e variação de categorias,integração final de teoria e auto-avaliação do pesquisador. Na primeira parte do artigo,descrevemos as regras e etapas na análise do método GT, conforme proposto por Charmaz,Glaser & Strauss e Laperrière. Exemplos de nossa própria experiência de pesquisa sãoutilizados para ilustrar cada um dos elementos metodológicos, que levaram à elaboração domodelo do processo de desenvolvimento do "pensamento crítico dialógico" (DCT). |
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teoria fundamentada. um método de pesquisa para avançar na compreensão dos processos de filosofia para criançasteoría fundamentada. un método de investigación para avanzar en la comprensión de los procesos de p4cgrounded theory. a research method for advancing the comprehension of p4c’s processes.método de pesquisateoria fundamentadafilosofia para criançaspensamento crítico dialógicoprogresso epistemológicométodo de investigaciónteoría fundamentadafilosofía para niñospensamiento crítico dialógicoprogreso epistemológicoResearch methodGrounded TheoryPhilosophy for ChildrenDialogical Critical ThinkingEpistemological ProgressA abordagem de Filosofia para Crianças (fpc) foi desenvolvida por Matthew Lipman nadécada de 1970 para estimular o pensamento crítico e complexo dos alunos. Hoje, a fpc deLipman e outros programas baseados nela são divulgados em todo o mundo em escolasprimárias e secundárias. Contudo, a praxis filosófica tem impacto no pensamento dos alunos?Para responder a esta questão, o pensamento dos alunos deve ser avaliado para medir o que éadquirido, o que está em processo de incorporação e o que precisa ser estimulado. Existemmuitos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa; escolhemos o método da teoriafundamentada (Grounded Theory, GT), pois nosso objetivo era elaborar uma ferramenta de avaliação rigorosa e significativa que contribuísse para a avaliação e compreensão dosprocessos cognitivos das crianças que se beneficiam da práxis filosófica. O método GT tem avantagem de mostrar um retrato "objetivizado" dos alunos quando eles se envolvem emdiálogo dentro de uma comunidade filosófica de investigação, em vez de tentar verificar ouvalidar uma determinada teoria. Inclui seis etapas de análise, a saber, coleta de dados,codificação, agrupamento de códigos em categorias, definição e variação de categorias,integração final de teoria e auto-avaliação do pesquisador. Na primeira parte do artigo,descrevemos as regras e etapas na análise do método GT, conforme proposto por Charmaz,Glaser & Strauss e Laperrière. Exemplos de nossa própria experiência de pesquisa sãoutilizados para ilustrar cada um dos elementos metodológicos, que levaram à elaboração domodelo do processo de desenvolvimento do "pensamento crítico dialógico" (DCT).El enfoque de Filosofía para Niños (FpN) fue desarrollado por Matthew Lipman en la décadade 1970 para estimular el pensamiento crítico y complejo de los alumnos. Hoy, la FpN deLipman y otros programas basados en ella, se difunden en todo el mundo en las escuelasprimarias y secundarias. Pero, ¿influye la praxis filosófica en el pensamiento de los alumnos?Para responder esta pregunta, el pensamiento de los alumnos debe evaluarse para medir loque se adquiere, lo que está en proceso de integración y lo que necesita ser estimulado.Existen muchos métodos cuantitativos y cualitativos de investigación; Elegimos el métodoGrounded Theory (GT) ya que nuestro objetivo era elaborar una herramienta de evaluaciónrigurosa y significativa que contribuyera a la evaluación y comprensión de los procesoscognitivos de los niños que se benefician de la praxis filosófica. El método GT tiene la ventajade mostrar un retrato "objetivizado" de los alumnos cuando entablan un diálogo dentro deuna comunidad filosófica de investigación, en lugar de intentar verificar o validar una teoríaparticular. Comprende seis pasos en el análisis, a saber, la recopilación de datos, lacodificación, la agrupación de códigos en categorías, la definición y la variación de categorías,la integración final de la teoría y la autoevaluación del investigador. En la primera parte delartículo, describimos las reglas y los pasos del análisis del método GT propuesto porCharmaz, Glaser & Strauss y Laperrière. Los ejemplos de nuestra propia experiencia deinvestigación se utilizan para ilustrar cada uno de los elementos metodológicos, lo quecondujo a la elaboración del modelo del proceso de desarrollo del "pensamiento críticodialógico" (DCT).grounded theory. a research method for advancing the comprehension of p4c’s processes.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/3042310.12957/childphilo.2018.30423childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 307-328childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 307-328childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 307-3281984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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