el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dewitt, zach
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: kingan, emi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/53904
Resumo: Este artigo apresenta as práticas teatrais de Augusto Boal, especificamente o teatro fórum, ao movimento Filosofia para/com Crianças FpcC. Ao conectar a pedagogia de Boal com FpcC, mostramos como as técnicas de teatro-fórum podem capacitar crianças participantes a se envolver fisicamente em Comunidades de Investigação Filosófica [CIFs] centradas em situações desafiadoras que elas vivenciam. Para fazer isso, apresentamos e resumimos aspectos da pedagogia de Boal, incluindo seus insights teóricos e estruturas metodológicas, com extensa referência a seu livro Teatro do Oprimido. Seguimos com uma discussão sobre algumas das conexões entre o movimento Teatro do Oprimido e o FpcC; especificamente, olhamos para as concepções semelhantes que ambos movimentos tem entre o eu e a comunidade, e o papel metodológico semelhante de estímulos e facilitadores. Terminamos expondo várias maneiras pelas quais os profissionais de teatro e educadores usaram o teatro fórum com crianças e sugerimos como os facilitadores do FpcC podem utilizar os métodos de Boal dentro da CIF. Argumentamos que o trabalho de Boal oferece ferramentas metodológicas e percepções teóricas que podem complementar o movimento FpcC, criando espaços mais corporais, criativos e inclusivos para o envolvimento filosófico. Por fim, afirmamos que a unificação desses dois movimentos tem muito a contribuir para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas no FpcC. Assim, fazemos um chamado por mais pesquisas sobre os métodos de Boal, bem como outras práticas de teatro participativo, na prática do CPI.
id UERJ-22_feaa8e635516c3ef4d2af0d6985fa4e4
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/53904
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosóficateatro fórum encontra com a filosofia para / com crianças: explorando fisicamente situações desafiadoras na comunidade de investigação filosóficaforum theatre meets philosophy for/with children: physically exploring challenging situations in the community of philosophical inquiryfórum de teatrofilosofia para / com criançasteatro do oprimidocorporalidadeeducação teatral.teatro-forofilosofía para/con niñosteatro del oprimidocorporalidadeducación teatral.forum theatrephilosophy for/with childrentheatre of the oppressedphysicalitydrama educationEste artigo apresenta as práticas teatrais de Augusto Boal, especificamente o teatro fórum, ao movimento Filosofia para/com Crianças FpcC. Ao conectar a pedagogia de Boal com FpcC, mostramos como as técnicas de teatro-fórum podem capacitar crianças participantes a se envolver fisicamente em Comunidades de Investigação Filosófica [CIFs] centradas em situações desafiadoras que elas vivenciam. Para fazer isso, apresentamos e resumimos aspectos da pedagogia de Boal, incluindo seus insights teóricos e estruturas metodológicas, com extensa referência a seu livro Teatro do Oprimido. Seguimos com uma discussão sobre algumas das conexões entre o movimento Teatro do Oprimido e o FpcC; especificamente, olhamos para as concepções semelhantes que ambos movimentos tem entre o eu e a comunidade, e o papel metodológico semelhante de estímulos e facilitadores. Terminamos expondo várias maneiras pelas quais os profissionais de teatro e educadores usaram o teatro fórum com crianças e sugerimos como os facilitadores do FpcC podem utilizar os métodos de Boal dentro da CIF. Argumentamos que o trabalho de Boal oferece ferramentas metodológicas e percepções teóricas que podem complementar o movimento FpcC, criando espaços mais corporais, criativos e inclusivos para o envolvimento filosófico. Por fim, afirmamos que a unificação desses dois movimentos tem muito a contribuir para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas no FpcC. Assim, fazemos um chamado por mais pesquisas sobre os métodos de Boal, bem como outras práticas de teatro participativo, na prática do CPI.This paper introduces Augusto Boal’s theatre practices, specifically forum theatre, to the Philosophy for/with Children [P4wC] movement. By connecting Boal’s pedagogy with P4wC, we show how forum theatre techniques can empower child-participants to physically engage in Communities of Philosophical Inquiry [CPIs] centered on challenging situations that they experience. To do this, we introduce and summarize aspects of Boal’s pedagogy, including his theoretical insights and methodological frameworks, with extensive reference to his book Theatre of the Oppressed. We follow with a discussion of some of the connections between the Theatre of the Oppressed movement and P4wC; specifically, we look at these movement’s similar conceptions of the relationship between self and community, and the similar methodological role of both stimuli and facilitators. We end by laying out several ways in which theatre practitioners and educators have used forum theatre with children, and suggest how P4wC facilitators might utilize Boal’s methods within CPI. We argue that Boal’s work offers methodological tools and theoretical insights that can supplement the P4wC movement by creating more physical, creative and inclusive spaces for philosophical engagement. Ultimately, we contend that the unification of these two movements has much to contribute to the ongoing development of pedagogical practices in P4wC. Thus, we call for more research regarding Boal’s methods, as well as other participatory theatre practices, in the practice of CPI.Este artículo introduce las prácticas teatrales de Augusto Boal, específicamente las del teatro-foro, en el movimiento de Filosofía para/con Niños [Fp/cN]. Al conectar la pedagogía de Boal con la Fp/cN, mostramos cómo las técnicas del teatro-foro pueden dar a los niños-participantes el poder de involucrarse en Comunidades de Investigación Filosófica [CIFs] centradas en situaciones difíciles que experimentan. Para hacer esto, introducimos y compendiamos algunos aspectos de la pedagogía de Boal, incluyendo sus perspectivas teóricas y marcos metodológicos, con extensas referencias a su libro Teatro del Oprimido. Continuamos con una discusión de algunas de las conexiones entre el movimiento del Teatro del Oprimido y Fp/cN; específicamente, observamos las concepciones similares que ambos movimientos tienen respecto de la relación entre uno mismo y la comunidad, y el rol metodológico similar que juegan estímulos y facilitadores. Cerramos con una presentación de varias maneras en que practicantes teatrales y educadores han usado el teatro-foro con niños y niñas, y sugerimos cómo los facilitadores de Fp/cN podrían utilizar los métodos de Boal en la CIF. Esperamos generar la impresión de que el trabajo de Boal ofrece herramientas metodológicas y perspectivas teóricas que pueden suplementar el movimiento de Fp/cN a los fines de crear espacios más corporales, creativos e inclusivos para el trabajo filosófico. Por último, alegamos que la unidad de estos dos movimientos tiene mucho más para aportar al actual desarrollo de prácticas pedagógicas en Fp/cN. Por lo tanto, hacemos una llamada a multiplicar las investigaciones acerca de los métodos de Boal y otras prácticas teatrales participativas en la CIF.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/5390410.12957/childphilo.2021.53904childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 25childhood & philosophy; v. 17 (2021); 01 - 25childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 251984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/53904/37101Copyright (c) 2021 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccessdewitt, zachkingan, emi2022-03-06T15:31:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/53904Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2022-03-06T15:31:46Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
teatro fórum encontra com a filosofia para / com crianças: explorando fisicamente situações desafiadoras na comunidade de investigação filosófica
forum theatre meets philosophy for/with children: physically exploring challenging situations in the community of philosophical inquiry
title el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
spellingShingle el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
dewitt, zach
fórum de teatro
filosofia para / com crianças
teatro do oprimido
corporalidade
educação teatral.
teatro-foro
filosofía para/con niños
teatro del oprimido
corporalidad
educación teatral.
forum theatre
philosophy for/with children
theatre of the oppressed
physicality
drama education
title_short el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
title_full el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
title_fullStr el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
title_full_unstemmed el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
title_sort el teatro-foro se encuentra con la filosofía para/con niños: exploración corporal de situaciones difíciles en la comunidad de investigación filosófica
author dewitt, zach
author_facet dewitt, zach
kingan, emi
author_role author
author2 kingan, emi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dewitt, zach
kingan, emi
dc.subject.por.fl_str_mv fórum de teatro
filosofia para / com crianças
teatro do oprimido
corporalidade
educação teatral.
teatro-foro
filosofía para/con niños
teatro del oprimido
corporalidad
educación teatral.
forum theatre
philosophy for/with children
theatre of the oppressed
physicality
drama education
topic fórum de teatro
filosofia para / com crianças
teatro do oprimido
corporalidade
educação teatral.
teatro-foro
filosofía para/con niños
teatro del oprimido
corporalidad
educación teatral.
forum theatre
philosophy for/with children
theatre of the oppressed
physicality
drama education
description Este artigo apresenta as práticas teatrais de Augusto Boal, especificamente o teatro fórum, ao movimento Filosofia para/com Crianças FpcC. Ao conectar a pedagogia de Boal com FpcC, mostramos como as técnicas de teatro-fórum podem capacitar crianças participantes a se envolver fisicamente em Comunidades de Investigação Filosófica [CIFs] centradas em situações desafiadoras que elas vivenciam. Para fazer isso, apresentamos e resumimos aspectos da pedagogia de Boal, incluindo seus insights teóricos e estruturas metodológicas, com extensa referência a seu livro Teatro do Oprimido. Seguimos com uma discussão sobre algumas das conexões entre o movimento Teatro do Oprimido e o FpcC; especificamente, olhamos para as concepções semelhantes que ambos movimentos tem entre o eu e a comunidade, e o papel metodológico semelhante de estímulos e facilitadores. Terminamos expondo várias maneiras pelas quais os profissionais de teatro e educadores usaram o teatro fórum com crianças e sugerimos como os facilitadores do FpcC podem utilizar os métodos de Boal dentro da CIF. Argumentamos que o trabalho de Boal oferece ferramentas metodológicas e percepções teóricas que podem complementar o movimento FpcC, criando espaços mais corporais, criativos e inclusivos para o envolvimento filosófico. Por fim, afirmamos que a unificação desses dois movimentos tem muito a contribuir para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas no FpcC. Assim, fazemos um chamado por mais pesquisas sobre os métodos de Boal, bem como outras práticas de teatro participativo, na prática do CPI.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/53904
10.12957/childphilo.2021.53904
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/53904
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2021.53904
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/53904/37101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 25
childhood & philosophy; v. 17 (2021); 01 - 25
childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 25
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317592391811072