Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032 |
Resumo: | As reflexões teóricas apresentadas nesse artigo trazem elementos da história profissional de componentes de um Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências nos últimos quarenta anos, no que diz respeito ao direcionamento construtivista que incorporou os direitos humanos ao ensino, à pesquisa e à extensão nos temas abordados. Nessa trajetória destacamos a presença interdisciplinar entre o Ensino das Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia, com outras áreas, inicialmente a Psicologia, a História, a Filosofia, a Pedagogia a Epistemologia, e mais recentemente acrescentando interações dialógicas com a Linguística, a Natureza da Ciência e a Educação em Direitos Humanos. |
id |
UERJ-26_4366df9ef36f2c6fcc0976b05a047f73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/71032 |
network_acronym_str |
UERJ-26 |
network_name_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos HumanosAs reflexões teóricas apresentadas nesse artigo trazem elementos da história profissional de componentes de um Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências nos últimos quarenta anos, no que diz respeito ao direcionamento construtivista que incorporou os direitos humanos ao ensino, à pesquisa e à extensão nos temas abordados. Nessa trajetória destacamos a presença interdisciplinar entre o Ensino das Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia, com outras áreas, inicialmente a Psicologia, a História, a Filosofia, a Pedagogia a Epistemologia, e mais recentemente acrescentando interações dialógicas com a Linguística, a Natureza da Ciência e a Educação em Direitos Humanos.Universidade do Estado do Rio de JaneiroQueiroz, Gloria Regina Pessoa Campello2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/7103210.12957/impacto.2022.71032Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e710322764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032/43857Direitos autorais 2022 Gloria Regina Pessoa Campello Queirozhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:56:00Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/71032Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:56Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos |
title |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos |
spellingShingle |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello |
title_short |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos |
title_full |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos |
title_fullStr |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos |
title_full_unstemmed |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos |
title_sort |
Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos |
author |
Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello |
author_facet |
Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
As reflexões teóricas apresentadas nesse artigo trazem elementos da história profissional de componentes de um Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências nos últimos quarenta anos, no que diz respeito ao direcionamento construtivista que incorporou os direitos humanos ao ensino, à pesquisa e à extensão nos temas abordados. Nessa trajetória destacamos a presença interdisciplinar entre o Ensino das Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia, com outras áreas, inicialmente a Psicologia, a História, a Filosofia, a Pedagogia a Epistemologia, e mais recentemente acrescentando interações dialógicas com a Linguística, a Natureza da Ciência e a Educação em Direitos Humanos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032 10.12957/impacto.2022.71032 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032 |
identifier_str_mv |
10.12957/impacto.2022.71032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032/43857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e71032 2764-7161 reponame:Impacto (Rio de Janeiro) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
collection |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
impacto@fis.uerj.br |
_version_ |
1796798417053155328 |