Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Impacto (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032
Resumo: As reflexões teóricas apresentadas nesse artigo trazem elementos da história profissional de componentes de um Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências nos últimos quarenta anos, no que diz respeito ao direcionamento construtivista que incorporou os direitos humanos ao ensino, à pesquisa e à extensão nos temas abordados. Nessa trajetória destacamos a presença interdisciplinar entre o Ensino das Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia, com outras áreas, inicialmente a Psicologia, a História, a Filosofia, a Pedagogia a Epistemologia, e mais recentemente acrescentando interações dialógicas com a Linguística, a Natureza da Ciência e a Educação em Direitos Humanos.
id UERJ-26_4366df9ef36f2c6fcc0976b05a047f73
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/71032
network_acronym_str UERJ-26
network_name_str Impacto (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos HumanosAs reflexões teóricas apresentadas nesse artigo trazem elementos da história profissional de componentes de um Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências nos últimos quarenta anos, no que diz respeito ao direcionamento construtivista que incorporou os direitos humanos ao ensino, à pesquisa e à extensão nos temas abordados. Nessa trajetória destacamos a presença interdisciplinar entre o Ensino das Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia, com outras áreas, inicialmente a Psicologia, a História, a Filosofia, a Pedagogia a Epistemologia, e mais recentemente acrescentando interações dialógicas com a Linguística, a Natureza da Ciência e a Educação em Direitos Humanos.Universidade do Estado do Rio de JaneiroQueiroz, Gloria Regina Pessoa Campello2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/7103210.12957/impacto.2022.71032Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e710322764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032/43857Direitos autorais 2022 Gloria Regina Pessoa Campello Queirozhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:56:00Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/71032Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:56Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
title Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
spellingShingle Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello
title_short Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
title_full Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
title_fullStr Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
title_full_unstemmed Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
title_sort Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos
author Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello
author_facet Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello
dc.subject.none.fl_str_mv
description As reflexões teóricas apresentadas nesse artigo trazem elementos da história profissional de componentes de um Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências nos últimos quarenta anos, no que diz respeito ao direcionamento construtivista que incorporou os direitos humanos ao ensino, à pesquisa e à extensão nos temas abordados. Nessa trajetória destacamos a presença interdisciplinar entre o Ensino das Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia, com outras áreas, inicialmente a Psicologia, a História, a Filosofia, a Pedagogia a Epistemologia, e mais recentemente acrescentando interações dialógicas com a Linguística, a Natureza da Ciência e a Educação em Direitos Humanos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032
10.12957/impacto.2022.71032
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032
identifier_str_mv 10.12957/impacto.2022.71032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/71032/43857
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e71032
2764-7161
reponame:Impacto (Rio de Janeiro)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Impacto (Rio de Janeiro)
collection Impacto (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv impacto@fis.uerj.br
_version_ 1796798417053155328