Infraestrutura e o direito à cidade: crianças em cidades de pedra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Direito da Cidade |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/42520 |
Resumo: | O presente artigo analisa a infraestrutura, em suas diferentes concepções, e suas implicações no direito à cidade e na concretização da cidadania, tratando especialmente das crianças que vivem nos grandes centros urbanos. Utilizou-se o método hipotético dedutivo, sob uma abordagem bibliográfica quantitativa, para discutir a relação entre desenvolvimento, infraestrutura e as crianças na cidade. Foram descritos conceitos essenciais acerca da administração pública e de infraestrutura e a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Analisou-se como o crescimento descontrolado de cidades brasileiras faz com que as estruturas urbanas tenham que ser repensadas, uma vez que excluem os seus próprios moradores. Destacaram-se as crianças como seres únicos dentro dessa dinâmica, que são diretamente impactadas pelas cidades, mas não participaram da sua criação ou reformas. Foram analisadas experiências internacionais e brasileiras que promovem a sua participação em projetos visando mudanças no meio em que vivem, a começar por suas escolas. Percebeu-se que garantir o direito à cidade para a criança vai muito além da sua reinserção nas cidades, envolve a sua participação na criação de novas estruturas, que não as excluam, mas permitam que se relacionem no ambiente público com adultos, e outras crianças. |
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O presente artigo analisa a infraestrutura, em suas diferentes concepções, e suas implicações no direito à cidade e na concretização da cidadania, tratando especialmente das crianças que vivem nos grandes centros urbanos. Utilizou-se o método hipotético dedutivo, sob uma abordagem bibliográfica quantitativa, para discutir a relação entre desenvolvimento, infraestrutura e as crianças na cidade. Foram descritos conceitos essenciais acerca da administração pública e de infraestrutura e a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Analisou-se como o crescimento descontrolado de cidades brasileiras faz com que as estruturas urbanas tenham que ser repensadas, uma vez que excluem os seus próprios moradores. Destacaram-se as crianças como seres únicos dentro dessa dinâmica, que são diretamente impactadas pelas cidades, mas não participaram da sua criação ou reformas. Foram analisadas experiências internacionais e brasileiras que promovem a sua participação em projetos visando mudanças no meio em que vivem, a começar por suas escolas. Percebeu-se que garantir o direito à cidade para a criança vai muito além da sua reinserção nas cidades, envolve a sua participação na criação de novas estruturas, que não as excluam, mas permitam que se relacionem no ambiente público com adultos, e outras crianças. |
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