VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Francisco José
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima Oliveira, Leonel Gois
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5440
Resumo: ResumoRESUMOEste artigo tem como objetivo avaliar como os estudantes de Contabilidade avaliam seu curso e sua futura profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão de Contabilidade. Foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação), e foi realizado ainda um estudo de campo junto a 167 estudantes de cursos de Ciências Contábeis da cidade de Fortaleza. Como resultados, destacaram-se principalmente os seguintes: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são o valor epistêmico, o valor emocional e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que esses avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos, que estão proporcionalmente dispersos em cada período (ano) do curso.Palavras-chave: Estudantes de contabilidade; Valor percebido; Prestígio e Identificação profissional.ABSTRACTThis paper has as its main purpose to analyze how Accounting students assess their course and profession, considering the perspectives of value of the service received perceived prestige of the profession and identification with Accountancy. The paper was developed from a literature review about three topics (value, prestige and identification) and a survey of 167 students from different Accounting schools in the city of Fortaleza. The main results showed that: (1) the most important factors of influence in general perception of value are epistemic value, emotional value and institution's reputation; (2) student's assessment decrease as they advance in the course; (3) three groups of students are well outlined (Enthusiastic, Satisfied and Critic) and members of each group are dispersed along the different periods (years) of the course.Keywords: Accounting students; Perceived value; Profession reputation and identification.
id UERJ-6_3195efef9fe17dfe7cef9629e0b90964
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5440
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADEResumoRESUMOEste artigo tem como objetivo avaliar como os estudantes de Contabilidade avaliam seu curso e sua futura profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão de Contabilidade. Foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação), e foi realizado ainda um estudo de campo junto a 167 estudantes de cursos de Ciências Contábeis da cidade de Fortaleza. Como resultados, destacaram-se principalmente os seguintes: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são o valor epistêmico, o valor emocional e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que esses avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos, que estão proporcionalmente dispersos em cada período (ano) do curso.Palavras-chave: Estudantes de contabilidade; Valor percebido; Prestígio e Identificação profissional.ABSTRACTThis paper has as its main purpose to analyze how Accounting students assess their course and profession, considering the perspectives of value of the service received perceived prestige of the profession and identification with Accountancy. The paper was developed from a literature review about three topics (value, prestige and identification) and a survey of 167 students from different Accounting schools in the city of Fortaleza. The main results showed that: (1) the most important factors of influence in general perception of value are epistemic value, emotional value and institution's reputation; (2) student's assessment decrease as they advance in the course; (3) three groups of students are well outlined (Enthusiastic, Satisfied and Critic) and members of each group are dispersed along the different periods (years) of the course.Keywords: Accounting students; Perceived value; Profession reputation and identification.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2011-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/544010.12979/rcmccuerj.v16i1.5440Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 16 n. 1 (2011); 35-461984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5440/3981da Costa, Francisco JoséLima Oliveira, Leonel Goisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-01T19:23:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5440Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2013-04-01T19:23:09Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
title VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
spellingShingle VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
da Costa, Francisco José
title_short VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
title_full VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
title_fullStr VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
title_full_unstemmed VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
title_sort VALOR PERCEBIDO, PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CONTABILIDADE
author da Costa, Francisco José
author_facet da Costa, Francisco José
Lima Oliveira, Leonel Gois
author_role author
author2 Lima Oliveira, Leonel Gois
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Francisco José
Lima Oliveira, Leonel Gois
description ResumoRESUMOEste artigo tem como objetivo avaliar como os estudantes de Contabilidade avaliam seu curso e sua futura profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão de Contabilidade. Foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação), e foi realizado ainda um estudo de campo junto a 167 estudantes de cursos de Ciências Contábeis da cidade de Fortaleza. Como resultados, destacaram-se principalmente os seguintes: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são o valor epistêmico, o valor emocional e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que esses avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos, que estão proporcionalmente dispersos em cada período (ano) do curso.Palavras-chave: Estudantes de contabilidade; Valor percebido; Prestígio e Identificação profissional.ABSTRACTThis paper has as its main purpose to analyze how Accounting students assess their course and profession, considering the perspectives of value of the service received perceived prestige of the profession and identification with Accountancy. The paper was developed from a literature review about three topics (value, prestige and identification) and a survey of 167 students from different Accounting schools in the city of Fortaleza. The main results showed that: (1) the most important factors of influence in general perception of value are epistemic value, emotional value and institution's reputation; (2) student's assessment decrease as they advance in the course; (3) three groups of students are well outlined (Enthusiastic, Satisfied and Critic) and members of each group are dispersed along the different periods (years) of the course.Keywords: Accounting students; Perceived value; Profession reputation and identification.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5440
10.12979/rcmccuerj.v16i1.5440
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5440
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v16i1.5440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5440/3981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 16 n. 1 (2011); 35-46
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318428444524544