FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/983 |
Resumo: | O propósito da pesquisa foi analisar como os estudantes de cursos de bacharelado em Turismo avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão de literatura sobre três tópicos (valor, prestígio e identificação), e de um estudo de campo junto a 161 estudantes de dois cursos: bacharelado e turismo de instituições privadas da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e de técnicas estatísticas de análise multivariada (análise de regressão, análise de variância e análise de cluster). Como resultados, destacaram-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a compensação percebida entre preço e qualidade, o valor epistêmico e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes variam de acordo com o ano do curso, com a idade e com a renda familiar dos estudantes; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos; verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos de curso, e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação, e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o curso, e com a profissão em si. Palavras-chave: Valor na formação; Prestígio na profissão; Identificação profissional. |
id |
UNIVALI-3_bca2bb192f78c8b10e9e06e4fbd5ce27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/983 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃOO propósito da pesquisa foi analisar como os estudantes de cursos de bacharelado em Turismo avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão de literatura sobre três tópicos (valor, prestígio e identificação), e de um estudo de campo junto a 161 estudantes de dois cursos: bacharelado e turismo de instituições privadas da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e de técnicas estatísticas de análise multivariada (análise de regressão, análise de variância e análise de cluster). Como resultados, destacaram-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a compensação percebida entre preço e qualidade, o valor epistêmico e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes variam de acordo com o ano do curso, com a idade e com a renda familiar dos estudantes; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos; verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos de curso, e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação, e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o curso, e com a profissão em si. Palavras-chave: Valor na formação; Prestígio na profissão; Identificação profissional.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/98310.14210/rtva.v11n1.p03 - 22Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 03 - 22Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 03 - 22Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 03 - 221983-71511415-639310.14210/rtva.v11i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/983/838Costa, Francisco José dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-06T21:32:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/983Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-06T21:32:13Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO |
title |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO Costa, Francisco José da |
title_short |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO |
title_full |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO |
title_sort |
FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO |
author |
Costa, Francisco José da |
author_facet |
Costa, Francisco José da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francisco José da |
description |
O propósito da pesquisa foi analisar como os estudantes de cursos de bacharelado em Turismo avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão de literatura sobre três tópicos (valor, prestígio e identificação), e de um estudo de campo junto a 161 estudantes de dois cursos: bacharelado e turismo de instituições privadas da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e de técnicas estatísticas de análise multivariada (análise de regressão, análise de variância e análise de cluster). Como resultados, destacaram-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a compensação percebida entre preço e qualidade, o valor epistêmico e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes variam de acordo com o ano do curso, com a idade e com a renda familiar dos estudantes; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos; verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos de curso, e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação, e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o curso, e com a profissão em si. Palavras-chave: Valor na formação; Prestígio na profissão; Identificação profissional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/983 10.14210/rtva.v11n1.p03 - 22 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/983 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v11n1.p03 - 22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/983/838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 No. 1 (2009); 03 - 22 Turismo: Visão e Ação; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 03 - 22 Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 03 - 22 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v11i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018426966016 |