Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.5020/2318-0722.14.1. |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255 |
Resumo: | O propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si. |
id |
UNIFOR-2_c7394f4f67de11ba98c7e6965ac012ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/255 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
spelling |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissãoO propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si.Universidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/25510.5020/2318-0722.14.1.%pJournal of Administrative Sciences; Vol. 14 No. 1 (2008) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 14 Núm. 1 (2008)Revista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/255/252Costa, Francisco José dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-03T20:01:28Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/255Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2009-09-03T20:01:28Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão |
title |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão |
spellingShingle |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão Costa, Francisco José da Costa, Francisco José da |
title_short |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão |
title_full |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão |
title_fullStr |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão |
title_full_unstemmed |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão |
title_sort |
Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão |
author |
Costa, Francisco José da |
author_facet |
Costa, Francisco José da Costa, Francisco José da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francisco José da |
description |
O propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255 10.5020/2318-0722.14.1.%p |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.14.1.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255/252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Administrative Sciences; Vol. 14 No. 1 (2008) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 14 Núm. 1 (2008) Revista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1822183160713052160 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5020/2318-0722.14.1. |