Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco José da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255
Resumo: O propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si.
id UNIFOR-2_c7394f4f67de11ba98c7e6965ac012ca
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/255
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissãoO propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si.Universidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/25510.5020/2318-0722.14.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/255/252Costa, Francisco José dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-03T20:01:28Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/255Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2009-09-03T20:01:28Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
title Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
spellingShingle Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
Costa, Francisco José da
title_short Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
title_full Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
title_fullStr Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
title_full_unstemmed Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
title_sort Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão
author Costa, Francisco José da
author_facet Costa, Francisco José da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisco José da
description O propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor, prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255
10.5020/2318-0722.14.1.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.14.1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/255/252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 14 n. 1 (2008)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806346993664