PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ASTORINO, Claudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065
Resumo: Este estudo é parte da pesquisa de doutorado de Astorino,sob a orientação de Barbosa, que tem como tema a terminologia deAgenciamento de Viagens e Turismo, uma subárea do Turismo, nasua condição de atividade social e econômica. O escopo teóricodessa investigação é a discussão sobre a terminologia da linguagemde Agenciamento de Viagens e Turismo, ao passo que o objetivoprático é a produção de um dicionário terminológico desta subárea,em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. A seleçãodos termos foi realizada a partir de uma pesquisa em duas obrasacadêmicas selecionadas, escritas em português brasileiro, evoltadas aos cursos de bacharelado em Turismo de Instituições deEnsino Superior. Posteriormente, buscaram-se equivalências dessestermos, em obras análogas, escritas em inglês, espanhol e italiano -duas para cada um destes idiomas - as quais, juntamente com asobras em português, compuseram o corpus de extração dapesquisa. Ao final da coleta, chegou-se a um total de cerca de 2000termos em português, dado este que impossibilitaria a produção dodicionário terminológico supracitado, em função do elevadonúmero de análises terminológicas, definições e equivalências nostrês idiomas estrangeiros, que deveriam ser elaboradas, o quelevou, então, a uma nova seleção – baseada nas características específicas da linguagem do Turismo – para se chegar ao númerorazoável de 650 termos. O presente trabalho objetiva discutir algunsdos resultados para os termos derivados do hiperônimo agência.
id UERJ-7_3e8985a15f1b3a8d3d5cdf1df6bcd9d2
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12065
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIAEste estudo é parte da pesquisa de doutorado de Astorino,sob a orientação de Barbosa, que tem como tema a terminologia deAgenciamento de Viagens e Turismo, uma subárea do Turismo, nasua condição de atividade social e econômica. O escopo teóricodessa investigação é a discussão sobre a terminologia da linguagemde Agenciamento de Viagens e Turismo, ao passo que o objetivoprático é a produção de um dicionário terminológico desta subárea,em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. A seleçãodos termos foi realizada a partir de uma pesquisa em duas obrasacadêmicas selecionadas, escritas em português brasileiro, evoltadas aos cursos de bacharelado em Turismo de Instituições deEnsino Superior. Posteriormente, buscaram-se equivalências dessestermos, em obras análogas, escritas em inglês, espanhol e italiano -duas para cada um destes idiomas - as quais, juntamente com asobras em português, compuseram o corpus de extração dapesquisa. Ao final da coleta, chegou-se a um total de cerca de 2000termos em português, dado este que impossibilitaria a produção dodicionário terminológico supracitado, em função do elevadonúmero de análises terminológicas, definições e equivalências nostrês idiomas estrangeiros, que deveriam ser elaboradas, o quelevou, então, a uma nova seleção – baseada nas características específicas da linguagem do Turismo – para se chegar ao númerorazoável de 650 termos. O presente trabalho objetiva discutir algunsdos resultados para os termos derivados do hiperônimo agência.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1206510.12957/cadsem.2013.12065Caderno Seminal; v. 19 n. 19 (2013): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Volume Especial - 2013)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065/9446BARBOSA, Maria AparecidaASTORINO, Claudia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-23T12:14:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12065Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2015-01-23T12:14:24Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
title PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
spellingShingle PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
BARBOSA, Maria Aparecida
title_short PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
title_full PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
title_fullStr PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
title_sort PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
author BARBOSA, Maria Aparecida
author_facet BARBOSA, Maria Aparecida
ASTORINO, Claudia Maria
author_role author
author2 ASTORINO, Claudia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Maria Aparecida
ASTORINO, Claudia Maria
description Este estudo é parte da pesquisa de doutorado de Astorino,sob a orientação de Barbosa, que tem como tema a terminologia deAgenciamento de Viagens e Turismo, uma subárea do Turismo, nasua condição de atividade social e econômica. O escopo teóricodessa investigação é a discussão sobre a terminologia da linguagemde Agenciamento de Viagens e Turismo, ao passo que o objetivoprático é a produção de um dicionário terminológico desta subárea,em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. A seleçãodos termos foi realizada a partir de uma pesquisa em duas obrasacadêmicas selecionadas, escritas em português brasileiro, evoltadas aos cursos de bacharelado em Turismo de Instituições deEnsino Superior. Posteriormente, buscaram-se equivalências dessestermos, em obras análogas, escritas em inglês, espanhol e italiano -duas para cada um destes idiomas - as quais, juntamente com asobras em português, compuseram o corpus de extração dapesquisa. Ao final da coleta, chegou-se a um total de cerca de 2000termos em português, dado este que impossibilitaria a produção dodicionário terminológico supracitado, em função do elevadonúmero de análises terminológicas, definições e equivalências nostrês idiomas estrangeiros, que deveriam ser elaboradas, o quelevou, então, a uma nova seleção – baseada nas características específicas da linguagem do Turismo – para se chegar ao númerorazoável de 650 termos. O presente trabalho objetiva discutir algunsdos resultados para os termos derivados do hiperônimo agência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065
10.12957/cadsem.2013.12065
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2013.12065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065/9446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 19 n. 19 (2013): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Volume Especial - 2013)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408482783232