PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065 |
Resumo: | Este estudo é parte da pesquisa de doutorado de Astorino,sob a orientação de Barbosa, que tem como tema a terminologia deAgenciamento de Viagens e Turismo, uma subárea do Turismo, nasua condição de atividade social e econômica. O escopo teóricodessa investigação é a discussão sobre a terminologia da linguagemde Agenciamento de Viagens e Turismo, ao passo que o objetivoprático é a produção de um dicionário terminológico desta subárea,em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. A seleçãodos termos foi realizada a partir de uma pesquisa em duas obrasacadêmicas selecionadas, escritas em português brasileiro, evoltadas aos cursos de bacharelado em Turismo de Instituições deEnsino Superior. Posteriormente, buscaram-se equivalências dessestermos, em obras análogas, escritas em inglês, espanhol e italiano -duas para cada um destes idiomas - as quais, juntamente com asobras em português, compuseram o corpus de extração dapesquisa. Ao final da coleta, chegou-se a um total de cerca de 2000termos em português, dado este que impossibilitaria a produção dodicionário terminológico supracitado, em função do elevadonúmero de análises terminológicas, definições e equivalências nostrês idiomas estrangeiros, que deveriam ser elaboradas, o quelevou, então, a uma nova seleção – baseada nas características específicas da linguagem do Turismo – para se chegar ao númerorazoável de 650 termos. O presente trabalho objetiva discutir algunsdos resultados para os termos derivados do hiperônimo agência. |
id |
UERJ-7_3e8985a15f1b3a8d3d5cdf1df6bcd9d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12065 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIAEste estudo é parte da pesquisa de doutorado de Astorino,sob a orientação de Barbosa, que tem como tema a terminologia deAgenciamento de Viagens e Turismo, uma subárea do Turismo, nasua condição de atividade social e econômica. O escopo teóricodessa investigação é a discussão sobre a terminologia da linguagemde Agenciamento de Viagens e Turismo, ao passo que o objetivoprático é a produção de um dicionário terminológico desta subárea,em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. A seleçãodos termos foi realizada a partir de uma pesquisa em duas obrasacadêmicas selecionadas, escritas em português brasileiro, evoltadas aos cursos de bacharelado em Turismo de Instituições deEnsino Superior. Posteriormente, buscaram-se equivalências dessestermos, em obras análogas, escritas em inglês, espanhol e italiano -duas para cada um destes idiomas - as quais, juntamente com asobras em português, compuseram o corpus de extração dapesquisa. Ao final da coleta, chegou-se a um total de cerca de 2000termos em português, dado este que impossibilitaria a produção dodicionário terminológico supracitado, em função do elevadonúmero de análises terminológicas, definições e equivalências nostrês idiomas estrangeiros, que deveriam ser elaboradas, o quelevou, então, a uma nova seleção – baseada nas características específicas da linguagem do Turismo – para se chegar ao númerorazoável de 650 termos. O presente trabalho objetiva discutir algunsdos resultados para os termos derivados do hiperônimo agência.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1206510.12957/cadsem.2013.12065Caderno Seminal; v. 19 n. 19 (2013): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Volume Especial - 2013)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065/9446BARBOSA, Maria AparecidaASTORINO, Claudia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-23T12:14:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12065Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2015-01-23T12:14:24Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA |
title |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA |
spellingShingle |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA BARBOSA, Maria Aparecida |
title_short |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA |
title_full |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA |
title_fullStr |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA |
title_sort |
PRODUÇÃO DE UM DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO MULTILÍNGUE DE AGENCIAMENTO DE VIAGENS E TURISMO: DISCUSSÃO ACERCA DO TERMO AGÊNCIA |
author |
BARBOSA, Maria Aparecida |
author_facet |
BARBOSA, Maria Aparecida ASTORINO, Claudia Maria |
author_role |
author |
author2 |
ASTORINO, Claudia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Maria Aparecida ASTORINO, Claudia Maria |
description |
Este estudo é parte da pesquisa de doutorado de Astorino,sob a orientação de Barbosa, que tem como tema a terminologia deAgenciamento de Viagens e Turismo, uma subárea do Turismo, nasua condição de atividade social e econômica. O escopo teóricodessa investigação é a discussão sobre a terminologia da linguagemde Agenciamento de Viagens e Turismo, ao passo que o objetivoprático é a produção de um dicionário terminológico desta subárea,em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. A seleçãodos termos foi realizada a partir de uma pesquisa em duas obrasacadêmicas selecionadas, escritas em português brasileiro, evoltadas aos cursos de bacharelado em Turismo de Instituições deEnsino Superior. Posteriormente, buscaram-se equivalências dessestermos, em obras análogas, escritas em inglês, espanhol e italiano -duas para cada um destes idiomas - as quais, juntamente com asobras em português, compuseram o corpus de extração dapesquisa. Ao final da coleta, chegou-se a um total de cerca de 2000termos em português, dado este que impossibilitaria a produção dodicionário terminológico supracitado, em função do elevadonúmero de análises terminológicas, definições e equivalências nostrês idiomas estrangeiros, que deveriam ser elaboradas, o quelevou, então, a uma nova seleção – baseada nas características específicas da linguagem do Turismo – para se chegar ao númerorazoável de 650 termos. O presente trabalho objetiva discutir algunsdos resultados para os termos derivados do hiperônimo agência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065 10.12957/cadsem.2013.12065 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2013.12065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12065/9446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 19 n. 19 (2013): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Volume Especial - 2013) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408482783232 |