REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Mikaeli Cristina Macêdo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: REBOUÇAS, José Válter, PONTES, Antônio Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14884
Resumo: Este trabalho contempla como finalidade principal analisar arepresentação dos professores do curso de Letras das três habilitaçõesdo CAMEAM-UERN sobre o dicionário, bem como discutir sobre olugar destinado a esse recurso lexicográfico no Programa Geral doComponente Curricular (PGCC). O contexto escolhido para a realizaçãodesta pesquisa foi a UERN, tendo como corpus para análise os programasdas disciplinas de Metodologias I (Espanhol e Inglês) e Didática da LínguaPortuguesa e o material discursivo obtido através de um questionáriorealizado com três professores que as ministraram. A partir dessepercurso investigativo, percebeu-se que os resultados da análiseapontaram que os PGCC de Metodologia I dos cursos de graduaçãoem Letras (Espanhol e Inglês) e o de Didática da Língua Portuguesada UERN não reconhecem o dicionário como ferramenta didática aser trabalhada numa disciplina de formação de futuros professoresde língua, uma vez que essas disciplinas não abordam propostas quefavoreçam a incorporação desse recurso de imprescindível importânciapara o ensino de língua nos conteúdos de seus programas.
id UERJ-7_4b5a6efa1db666db1fb6fdcc2fbfc30e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14884
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIOEste trabalho contempla como finalidade principal analisar arepresentação dos professores do curso de Letras das três habilitaçõesdo CAMEAM-UERN sobre o dicionário, bem como discutir sobre olugar destinado a esse recurso lexicográfico no Programa Geral doComponente Curricular (PGCC). O contexto escolhido para a realizaçãodesta pesquisa foi a UERN, tendo como corpus para análise os programasdas disciplinas de Metodologias I (Espanhol e Inglês) e Didática da LínguaPortuguesa e o material discursivo obtido através de um questionáriorealizado com três professores que as ministraram. A partir dessepercurso investigativo, percebeu-se que os resultados da análiseapontaram que os PGCC de Metodologia I dos cursos de graduaçãoem Letras (Espanhol e Inglês) e o de Didática da Língua Portuguesada UERN não reconhecem o dicionário como ferramenta didática aser trabalhada numa disciplina de formação de futuros professoresde língua, uma vez que essas disciplinas não abordam propostas quefavoreçam a incorporação desse recurso de imprescindível importânciapara o ensino de língua nos conteúdos de seus programas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1488410.12957/cadsem.2014.14884Caderno Seminal; v. 22 n. 22 (2014): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2014)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14884/11288COSTA, Mikaeli Cristina MacêdoREBOUÇAS, José VálterPONTES, Antônio Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T15:13:41Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14884Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2015-04-15T15:13:41Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
title REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
COSTA, Mikaeli Cristina Macêdo
title_short REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
title_full REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
title_sort REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
author COSTA, Mikaeli Cristina Macêdo
author_facet COSTA, Mikaeli Cristina Macêdo
REBOUÇAS, José Válter
PONTES, Antônio Luciano
author_role author
author2 REBOUÇAS, José Válter
PONTES, Antônio Luciano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Mikaeli Cristina Macêdo
REBOUÇAS, José Válter
PONTES, Antônio Luciano
description Este trabalho contempla como finalidade principal analisar arepresentação dos professores do curso de Letras das três habilitaçõesdo CAMEAM-UERN sobre o dicionário, bem como discutir sobre olugar destinado a esse recurso lexicográfico no Programa Geral doComponente Curricular (PGCC). O contexto escolhido para a realizaçãodesta pesquisa foi a UERN, tendo como corpus para análise os programasdas disciplinas de Metodologias I (Espanhol e Inglês) e Didática da LínguaPortuguesa e o material discursivo obtido através de um questionáriorealizado com três professores que as ministraram. A partir dessepercurso investigativo, percebeu-se que os resultados da análiseapontaram que os PGCC de Metodologia I dos cursos de graduaçãoem Letras (Espanhol e Inglês) e o de Didática da Língua Portuguesada UERN não reconhecem o dicionário como ferramenta didática aser trabalhada numa disciplina de formação de futuros professoresde língua, uma vez que essas disciplinas não abordam propostas quefavoreçam a incorporação desse recurso de imprescindível importânciapara o ensino de língua nos conteúdos de seus programas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14884
10.12957/cadsem.2014.14884
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14884
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2014.14884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14884/11288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 22 n. 22 (2014): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2014)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408565620736