REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14884 |
Resumo: | Este trabalho contempla como finalidade principal analisar arepresentação dos professores do curso de Letras das três habilitaçõesdo CAMEAM-UERN sobre o dicionário, bem como discutir sobre olugar destinado a esse recurso lexicográfico no Programa Geral doComponente Curricular (PGCC). O contexto escolhido para a realizaçãodesta pesquisa foi a UERN, tendo como corpus para análise os programasdas disciplinas de Metodologias I (Espanhol e Inglês) e Didática da LínguaPortuguesa e o material discursivo obtido através de um questionáriorealizado com três professores que as ministraram. A partir dessepercurso investigativo, percebeu-se que os resultados da análiseapontaram que os PGCC de Metodologia I dos cursos de graduaçãoem Letras (Espanhol e Inglês) e o de Didática da Língua Portuguesada UERN não reconhecem o dicionário como ferramenta didática aser trabalhada numa disciplina de formação de futuros professoresde língua, uma vez que essas disciplinas não abordam propostas quefavoreçam a incorporação desse recurso de imprescindível importânciapara o ensino de língua nos conteúdos de seus programas. |
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REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS SOBRE O DICIONÁRIOEste trabalho contempla como finalidade principal analisar arepresentação dos professores do curso de Letras das três habilitaçõesdo CAMEAM-UERN sobre o dicionário, bem como discutir sobre olugar destinado a esse recurso lexicográfico no Programa Geral doComponente Curricular (PGCC). O contexto escolhido para a realizaçãodesta pesquisa foi a UERN, tendo como corpus para análise os programasdas disciplinas de Metodologias I (Espanhol e Inglês) e Didática da LínguaPortuguesa e o material discursivo obtido através de um questionáriorealizado com três professores que as ministraram. A partir dessepercurso investigativo, percebeu-se que os resultados da análiseapontaram que os PGCC de Metodologia I dos cursos de graduaçãoem Letras (Espanhol e Inglês) e o de Didática da Língua Portuguesada UERN não reconhecem o dicionário como ferramenta didática aser trabalhada numa disciplina de formação de futuros professoresde língua, uma vez que essas disciplinas não abordam propostas quefavoreçam a incorporação desse recurso de imprescindível importânciapara o ensino de língua nos conteúdos de seus programas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1488410.12957/cadsem.2014.14884Caderno Seminal; v. 22 n. 22 (2014): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2014)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14884/11288COSTA, Mikaeli Cristina MacêdoREBOUÇAS, José VálterPONTES, Antônio Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T15:13:41Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14884Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2015-04-15T15:13:41Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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