LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAES, Ana Maria Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014
Resumo: A ampliação contínua de acesso às tecnologias de comunicação e da informaçãopelos indivíduos na contemporaneidade tem trazido mudanças significativasàs práticas de leitura e escrita. Na busca de avaliar as implicações dessasmudanças no ensino/aprendizagem de língua materna, pesquisadores da áreavêm estudando múltiplas formas de letramento ou letramentos, que envolvem,entre outros tipos, a multimodalidade das mídias virtuais. Por sua vez, asinstituições de ensino não podem mais limitar o letramento aos chamadosgêneros escolarizados, uma vez que é preciso habilitar os alunos para aprodução de outros gêneros discursivos que circulam na vida social, inclusiveaqueles que se constituem no ambiente digital. Este estudo tem como objetivodiscutir as interações síncronas da internet, bem como a interface entre línguafalada e língua escrita no continuum dos gêneros textuais que se produzemnesse contexto. Pretende, ainda, refletir sobre um redirecionamento do ensinoque considere as novas tecnologias de informação e comunicação.
id UERJ-7_5e9e793ea4b9f4b1394a35584ef302a0
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11014
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITALGêneros virtuaisoralidadeescritaletramentoensinoA ampliação contínua de acesso às tecnologias de comunicação e da informaçãopelos indivíduos na contemporaneidade tem trazido mudanças significativasàs práticas de leitura e escrita. Na busca de avaliar as implicações dessasmudanças no ensino/aprendizagem de língua materna, pesquisadores da áreavêm estudando múltiplas formas de letramento ou letramentos, que envolvem,entre outros tipos, a multimodalidade das mídias virtuais. Por sua vez, asinstituições de ensino não podem mais limitar o letramento aos chamadosgêneros escolarizados, uma vez que é preciso habilitar os alunos para aprodução de outros gêneros discursivos que circulam na vida social, inclusiveaqueles que se constituem no ambiente digital. Este estudo tem como objetivodiscutir as interações síncronas da internet, bem como a interface entre línguafalada e língua escrita no continuum dos gêneros textuais que se produzemnesse contexto. Pretende, ainda, refletir sobre um redirecionamento do ensinoque considere as novas tecnologias de informação e comunicação.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1101410.12957/cadsem.2012.11014Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014/8705NOVAES, Ana Maria Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T17:45:55Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11014Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-14T17:45:55Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
title LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
spellingShingle LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
NOVAES, Ana Maria Pires
Gêneros virtuais
oralidade
escrita
letramento
ensino
title_short LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
title_full LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
title_fullStr LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
title_full_unstemmed LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
title_sort LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
author NOVAES, Ana Maria Pires
author_facet NOVAES, Ana Maria Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOVAES, Ana Maria Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros virtuais
oralidade
escrita
letramento
ensino
topic Gêneros virtuais
oralidade
escrita
letramento
ensino
description A ampliação contínua de acesso às tecnologias de comunicação e da informaçãopelos indivíduos na contemporaneidade tem trazido mudanças significativasàs práticas de leitura e escrita. Na busca de avaliar as implicações dessasmudanças no ensino/aprendizagem de língua materna, pesquisadores da áreavêm estudando múltiplas formas de letramento ou letramentos, que envolvem,entre outros tipos, a multimodalidade das mídias virtuais. Por sua vez, asinstituições de ensino não podem mais limitar o letramento aos chamadosgêneros escolarizados, uma vez que é preciso habilitar os alunos para aprodução de outros gêneros discursivos que circulam na vida social, inclusiveaqueles que se constituem no ambiente digital. Este estudo tem como objetivodiscutir as interações síncronas da internet, bem como a interface entre línguafalada e língua escrita no continuum dos gêneros textuais que se produzemnesse contexto. Pretende, ainda, refletir sobre um redirecionamento do ensinoque considere as novas tecnologias de informação e comunicação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014
10.12957/cadsem.2012.11014
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2012.11014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014/8705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408056012800