LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014 |
Resumo: | A ampliação contínua de acesso às tecnologias de comunicação e da informaçãopelos indivíduos na contemporaneidade tem trazido mudanças significativasàs práticas de leitura e escrita. Na busca de avaliar as implicações dessasmudanças no ensino/aprendizagem de língua materna, pesquisadores da áreavêm estudando múltiplas formas de letramento ou letramentos, que envolvem,entre outros tipos, a multimodalidade das mídias virtuais. Por sua vez, asinstituições de ensino não podem mais limitar o letramento aos chamadosgêneros escolarizados, uma vez que é preciso habilitar os alunos para aprodução de outros gêneros discursivos que circulam na vida social, inclusiveaqueles que se constituem no ambiente digital. Este estudo tem como objetivodiscutir as interações síncronas da internet, bem como a interface entre línguafalada e língua escrita no continuum dos gêneros textuais que se produzemnesse contexto. Pretende, ainda, refletir sobre um redirecionamento do ensinoque considere as novas tecnologias de informação e comunicação. |
id |
UERJ-7_5e9e793ea4b9f4b1394a35584ef302a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11014 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITALGêneros virtuaisoralidadeescritaletramentoensinoA ampliação contínua de acesso às tecnologias de comunicação e da informaçãopelos indivíduos na contemporaneidade tem trazido mudanças significativasàs práticas de leitura e escrita. Na busca de avaliar as implicações dessasmudanças no ensino/aprendizagem de língua materna, pesquisadores da áreavêm estudando múltiplas formas de letramento ou letramentos, que envolvem,entre outros tipos, a multimodalidade das mídias virtuais. Por sua vez, asinstituições de ensino não podem mais limitar o letramento aos chamadosgêneros escolarizados, uma vez que é preciso habilitar os alunos para aprodução de outros gêneros discursivos que circulam na vida social, inclusiveaqueles que se constituem no ambiente digital. Este estudo tem como objetivodiscutir as interações síncronas da internet, bem como a interface entre línguafalada e língua escrita no continuum dos gêneros textuais que se produzemnesse contexto. Pretende, ainda, refletir sobre um redirecionamento do ensinoque considere as novas tecnologias de informação e comunicação.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1101410.12957/cadsem.2012.11014Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014/8705NOVAES, Ana Maria Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T17:45:55Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11014Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-14T17:45:55Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL |
title |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL |
spellingShingle |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL NOVAES, Ana Maria Pires Gêneros virtuais oralidade escrita letramento ensino |
title_short |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL |
title_full |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL |
title_fullStr |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL |
title_sort |
LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL |
author |
NOVAES, Ana Maria Pires |
author_facet |
NOVAES, Ana Maria Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOVAES, Ana Maria Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros virtuais oralidade escrita letramento ensino |
topic |
Gêneros virtuais oralidade escrita letramento ensino |
description |
A ampliação contínua de acesso às tecnologias de comunicação e da informaçãopelos indivíduos na contemporaneidade tem trazido mudanças significativasàs práticas de leitura e escrita. Na busca de avaliar as implicações dessasmudanças no ensino/aprendizagem de língua materna, pesquisadores da áreavêm estudando múltiplas formas de letramento ou letramentos, que envolvem,entre outros tipos, a multimodalidade das mídias virtuais. Por sua vez, asinstituições de ensino não podem mais limitar o letramento aos chamadosgêneros escolarizados, uma vez que é preciso habilitar os alunos para aprodução de outros gêneros discursivos que circulam na vida social, inclusiveaqueles que se constituem no ambiente digital. Este estudo tem como objetivodiscutir as interações síncronas da internet, bem como a interface entre línguafalada e língua escrita no continuum dos gêneros textuais que se produzemnesse contexto. Pretende, ainda, refletir sobre um redirecionamento do ensinoque considere as novas tecnologias de informação e comunicação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014 10.12957/cadsem.2012.11014 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2012.11014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11014/8705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408056012800 |