CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Márcia da Gama Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599
Resumo: O “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade.
id UERJ-7_dedfdb4a158c87f0ab78ffdfde17e04c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29599
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITAO “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2959910.12957/cadsem.2017.29599Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599/22091Felipe, Márcia da Gama Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:38:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29599Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-03-28T15:38:18Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
title CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
spellingShingle CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
Felipe, Márcia da Gama Silva
title_short CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
title_full CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
title_fullStr CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
title_sort CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
author Felipe, Márcia da Gama Silva
author_facet Felipe, Márcia da Gama Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Márcia da Gama Silva
description O “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599
10.12957/cadsem.2017.29599
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2017.29599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599/22091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408946253824