CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599 |
Resumo: | O “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade. |
id |
UERJ-7_dedfdb4a158c87f0ab78ffdfde17e04c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29599 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITAO “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2959910.12957/cadsem.2017.29599Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599/22091Felipe, Márcia da Gama Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:38:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29599Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-03-28T15:38:18Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA |
title |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA |
spellingShingle |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA Felipe, Márcia da Gama Silva |
title_short |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA |
title_full |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA |
title_fullStr |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA |
title_full_unstemmed |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA |
title_sort |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA |
author |
Felipe, Márcia da Gama Silva |
author_facet |
Felipe, Márcia da Gama Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe, Márcia da Gama Silva |
description |
O “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599 10.12957/cadsem.2017.29599 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2017.29599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599/22091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408946253824 |