Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolazzo, Mariana [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/280
http://hdl.handle.net/11449/143221
Resumo: Introdução: Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa (CNPq/PIBIC) que tem sua base material na produção de diários, escritos por crianças, em condição de produção concomitante e “paralela” às tarefas escolares. Os diários, documentos pouco estudados e valorizados no mundo contemporâneo (CUNHA, 2008), podem ser fontes de resgate da memória, de reconstrução histórica, de registros autobiográficos ou como um instrumentodidático- pedagógico. É a partir desta característica que se desenvolve esta proposta de pesquisa: de como crianças, de 6 a 14 anos de idade, em um projeto de acompanhamento escolar, tecem considerações acerca do ato de escrever e de ler. O projeto de acompanhamento escolar se configura como um prolongamento do Projeto de Educação de Jovens e Adultos - PEJA (PROEX/UNESP), tendo iniciado suas atividades em vista às necessidades das crianças, filhos e filhas dos educandos participantes do PEJA. O projeto de acompanhamento escolar acontece na cidade de Rio Claro-SP, atende cerca de 30 crianças e recebe o apoio da ONG NÚCLEO ARTEVIDA. Objetivos: Neste trabalho, o foco está nos textos escritos, pelas crianças, nos diários, e tem como objetivo levantar e analisar o que dizem [por meio dos registros nos diários] sobre suas práticas de leitura: tanto a leitura de mundo quanto a leitura da palavra (FREIRE, 1993). Métodos: Os diários, concebidos como um instrumento didático-pedagógico (MACHADO,1998), são produzidos pelas crianças em encontros semanais e em outros espaços. Ao acatar a proposta de escrita do diário, explicita-se a sua função de prática e de reflexão, cria-se instrumento que tem proximidade com a criança, e para elas abre-se um espaço de possibilidades para dizer sobre qualquer assunto de sua preferência: algum fato marcante da escola, do projeto, de casa, algum aprendizado novo e também de alguma leitura que tenham feito. A partir da leitura dos registros, são feitas considerações sobre as práticas de leitura registradas pelos próprios autores dos diários. Resultados: Análises preliminares têm nos indiciado a presença de práticas disseminadas que estreitam relações entre uma leitura de mundo e a leitura da palavra, de modo a torná-las mais vivas. Acreditamos que os trabalhos desenvolvidos que tem como base material a produção de diários por crianças, vem sendo bastante significativo para a realização da pesquisa apresentada, já que contribuem para ampliar as discussões e reflexões pertinentes ao campo das linguagens, principalmente no que diz respeito às práticas de leitura e escrita.
id UNSP_b05dda46c24685cdce32bf718fd39c9b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143221
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por criançasHumanasEducaçãoIntrodução: Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa (CNPq/PIBIC) que tem sua base material na produção de diários, escritos por crianças, em condição de produção concomitante e “paralela” às tarefas escolares. Os diários, documentos pouco estudados e valorizados no mundo contemporâneo (CUNHA, 2008), podem ser fontes de resgate da memória, de reconstrução histórica, de registros autobiográficos ou como um instrumentodidático- pedagógico. É a partir desta característica que se desenvolve esta proposta de pesquisa: de como crianças, de 6 a 14 anos de idade, em um projeto de acompanhamento escolar, tecem considerações acerca do ato de escrever e de ler. O projeto de acompanhamento escolar se configura como um prolongamento do Projeto de Educação de Jovens e Adultos - PEJA (PROEX/UNESP), tendo iniciado suas atividades em vista às necessidades das crianças, filhos e filhas dos educandos participantes do PEJA. O projeto de acompanhamento escolar acontece na cidade de Rio Claro-SP, atende cerca de 30 crianças e recebe o apoio da ONG NÚCLEO ARTEVIDA. Objetivos: Neste trabalho, o foco está nos textos escritos, pelas crianças, nos diários, e tem como objetivo levantar e analisar o que dizem [por meio dos registros nos diários] sobre suas práticas de leitura: tanto a leitura de mundo quanto a leitura da palavra (FREIRE, 1993). Métodos: Os diários, concebidos como um instrumento didático-pedagógico (MACHADO,1998), são produzidos pelas crianças em encontros semanais e em outros espaços. Ao acatar a proposta de escrita do diário, explicita-se a sua função de prática e de reflexão, cria-se instrumento que tem proximidade com a criança, e para elas abre-se um espaço de possibilidades para dizer sobre qualquer assunto de sua preferência: algum fato marcante da escola, do projeto, de casa, algum aprendizado novo e também de alguma leitura que tenham feito. A partir da leitura dos registros, são feitas considerações sobre as práticas de leitura registradas pelos próprios autores dos diários. Resultados: Análises preliminares têm nos indiciado a presença de práticas disseminadas que estreitam relações entre uma leitura de mundo e a leitura da palavra, de modo a torná-las mais vivas. Acreditamos que os trabalhos desenvolvidos que tem como base material a produção de diários por crianças, vem sendo bastante significativo para a realização da pesquisa apresentada, já que contribuem para ampliar as discussões e reflexões pertinentes ao campo das linguagens, principalmente no que diz respeito às práticas de leitura e escrita.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolazzo, Mariana [UNESP]Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]2016-08-24T12:43:51Z2016-08-24T12:43:51Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject78application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/280Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 78, 2009.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143221ISSN1679-4605-2009-05-02-78.pdf3060869388251465PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T06:13:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143221Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:07:01.949694Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
title Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
spellingShingle Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
Bortolazzo, Mariana [UNESP]
Humanas
Educação
title_short Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
title_full Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
title_fullStr Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
title_full_unstemmed Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
title_sort Considerações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por crianças
author Bortolazzo, Mariana [UNESP]
author_facet Bortolazzo, Mariana [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolazzo, Mariana [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Educação
topic Humanas
Educação
description Introdução: Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa (CNPq/PIBIC) que tem sua base material na produção de diários, escritos por crianças, em condição de produção concomitante e “paralela” às tarefas escolares. Os diários, documentos pouco estudados e valorizados no mundo contemporâneo (CUNHA, 2008), podem ser fontes de resgate da memória, de reconstrução histórica, de registros autobiográficos ou como um instrumentodidático- pedagógico. É a partir desta característica que se desenvolve esta proposta de pesquisa: de como crianças, de 6 a 14 anos de idade, em um projeto de acompanhamento escolar, tecem considerações acerca do ato de escrever e de ler. O projeto de acompanhamento escolar se configura como um prolongamento do Projeto de Educação de Jovens e Adultos - PEJA (PROEX/UNESP), tendo iniciado suas atividades em vista às necessidades das crianças, filhos e filhas dos educandos participantes do PEJA. O projeto de acompanhamento escolar acontece na cidade de Rio Claro-SP, atende cerca de 30 crianças e recebe o apoio da ONG NÚCLEO ARTEVIDA. Objetivos: Neste trabalho, o foco está nos textos escritos, pelas crianças, nos diários, e tem como objetivo levantar e analisar o que dizem [por meio dos registros nos diários] sobre suas práticas de leitura: tanto a leitura de mundo quanto a leitura da palavra (FREIRE, 1993). Métodos: Os diários, concebidos como um instrumento didático-pedagógico (MACHADO,1998), são produzidos pelas crianças em encontros semanais e em outros espaços. Ao acatar a proposta de escrita do diário, explicita-se a sua função de prática e de reflexão, cria-se instrumento que tem proximidade com a criança, e para elas abre-se um espaço de possibilidades para dizer sobre qualquer assunto de sua preferência: algum fato marcante da escola, do projeto, de casa, algum aprendizado novo e também de alguma leitura que tenham feito. A partir da leitura dos registros, são feitas considerações sobre as práticas de leitura registradas pelos próprios autores dos diários. Resultados: Análises preliminares têm nos indiciado a presença de práticas disseminadas que estreitam relações entre uma leitura de mundo e a leitura da palavra, de modo a torná-las mais vivas. Acreditamos que os trabalhos desenvolvidos que tem como base material a produção de diários por crianças, vem sendo bastante significativo para a realização da pesquisa apresentada, já que contribuem para ampliar as discussões e reflexões pertinentes ao campo das linguagens, principalmente no que diz respeito às práticas de leitura e escrita.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-08-24T12:43:51Z
2016-08-24T12:43:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/280
Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 78, 2009.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143221
ISSN1679-4605-2009-05-02-78.pdf
3060869388251465
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/280
http://hdl.handle.net/11449/143221
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 78, 2009.
1679-4605
ISSN1679-4605-2009-05-02-78.pdf
3060869388251465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129021780688896