CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55878 |
Resumo: | A Linguística Aplicada (LA) no Brasil vem conquistando espaço e suas inúmeras ramificações demonstram que há uma série de possibilidades que se vislumbram em novos caminhos e novas práticas educativas, pois a LA está presente em todo processo de ensino e aprendizagem, inclusive no meio acadêmico. Assim, de acordo com o contexto educacional, social, político, cultural e identitário da comunidade surda que reivindica o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua na modalidade escrita em todos os níveis educacionais, este estudo que se caracteriza como bibliográfico, tem relevância na medida em que proporciona uma abordagem com perspectivas inovadoras e transgressoras no que se refere ao ensino da LP como segunda língua. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da prática de ensino da LP como segunda língua para surdos sob o viés de abordagem da LA. Para isso trilhamos inicialmente um caminho de reflexão sobre as concepções da LA, perpassando pela perspectiva de interculturalidade e considerando seu caráter transdisciplinar, tecemos uma breve discussão sobre a aplicabilidade da LA ao ensino de Português para pessoas surdas e abordamos algumas reflexões sobre a peculiaridade da produção escrita dos surdos. Para sua fundamentação, o presente estudo apoia-se em Moita Lopes (2009), (2016); Hooks (2013), Walsh (2009) e Brochado (2003). Com a análise aqui apresentada verifica-se a necessidade de mudanças na prática de ensino de LP para pessoas surdas. |
id |
UERJ-7_ea4f5df76a5af95535cd61c6bd627480 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55878 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOSLinguística AplicadaLíngua Portuguesa-L2EscritaSurdo.A Linguística Aplicada (LA) no Brasil vem conquistando espaço e suas inúmeras ramificações demonstram que há uma série de possibilidades que se vislumbram em novos caminhos e novas práticas educativas, pois a LA está presente em todo processo de ensino e aprendizagem, inclusive no meio acadêmico. Assim, de acordo com o contexto educacional, social, político, cultural e identitário da comunidade surda que reivindica o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua na modalidade escrita em todos os níveis educacionais, este estudo que se caracteriza como bibliográfico, tem relevância na medida em que proporciona uma abordagem com perspectivas inovadoras e transgressoras no que se refere ao ensino da LP como segunda língua. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da prática de ensino da LP como segunda língua para surdos sob o viés de abordagem da LA. Para isso trilhamos inicialmente um caminho de reflexão sobre as concepções da LA, perpassando pela perspectiva de interculturalidade e considerando seu caráter transdisciplinar, tecemos uma breve discussão sobre a aplicabilidade da LA ao ensino de Português para pessoas surdas e abordamos algumas reflexões sobre a peculiaridade da produção escrita dos surdos. Para sua fundamentação, o presente estudo apoia-se em Moita Lopes (2009), (2016); Hooks (2013), Walsh (2009) e Brochado (2003). Com a análise aqui apresentada verifica-se a necessidade de mudanças na prática de ensino de LP para pessoas surdas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5587810.12957/cadsem.2020.55878Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55878/35821Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alzenira Aquino deBarbosa, Mônica de Gois Silva2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55878Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS Oliveira, Alzenira Aquino de Linguística Aplicada Língua Portuguesa-L2 Escrita Surdo. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS |
author |
Oliveira, Alzenira Aquino de |
author_facet |
Oliveira, Alzenira Aquino de Barbosa, Mônica de Gois Silva |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Mônica de Gois Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alzenira Aquino de Barbosa, Mônica de Gois Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Aplicada Língua Portuguesa-L2 Escrita Surdo. |
topic |
Linguística Aplicada Língua Portuguesa-L2 Escrita Surdo. |
description |
A Linguística Aplicada (LA) no Brasil vem conquistando espaço e suas inúmeras ramificações demonstram que há uma série de possibilidades que se vislumbram em novos caminhos e novas práticas educativas, pois a LA está presente em todo processo de ensino e aprendizagem, inclusive no meio acadêmico. Assim, de acordo com o contexto educacional, social, político, cultural e identitário da comunidade surda que reivindica o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua na modalidade escrita em todos os níveis educacionais, este estudo que se caracteriza como bibliográfico, tem relevância na medida em que proporciona uma abordagem com perspectivas inovadoras e transgressoras no que se refere ao ensino da LP como segunda língua. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da prática de ensino da LP como segunda língua para surdos sob o viés de abordagem da LA. Para isso trilhamos inicialmente um caminho de reflexão sobre as concepções da LA, perpassando pela perspectiva de interculturalidade e considerando seu caráter transdisciplinar, tecemos uma breve discussão sobre a aplicabilidade da LA ao ensino de Português para pessoas surdas e abordamos algumas reflexões sobre a peculiaridade da produção escrita dos surdos. Para sua fundamentação, o presente estudo apoia-se em Moita Lopes (2009), (2016); Hooks (2013), Walsh (2009) e Brochado (2003). Com a análise aqui apresentada verifica-se a necessidade de mudanças na prática de ensino de LP para pessoas surdas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55878 10.12957/cadsem.2020.55878 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55878 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2020.55878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55878/35821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409366732800 |