Recalling the CCV’s branching onsets acquisition: stages of syllabic development
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/28574 |
Resumo: | Este artigo trata de discutir a manifestação de estágios de desenvolvimento no percurso de aquisição de sílabas de ataque ramificado CCV (Consoante1+Consoante2+Vogal) do Português Brasileiro – estrutura presente em palavras como ‘bruxa’, ‘blusa’, ‘prato’, ‘placa’. Retomando os resultados de Teixeira (1988), Lamprecht (1993), Ávila (2000), Ribas (2002), Staudt (2008) e Baesso (2009), o artigo examina possíveis motivações à observação (ou não) de estágios intermediários no desenvolvimento infantil. Investiga-se se as motivações podem residir i) numa tendência geral do percurso de aquisição fonológica – tal como observado na aquisição de outras estruturas silábicas, como a coda CVC; ii) no desenvolvimento individual de cada criança; ou iii) em efeitos metodológicos relativos ao tipo de coleta de dados. Para verificar tais motivações, analisam-se dados naturalísticos de 3 sujeitos, acompanhados quinzenalmente, e dados experimentais de 49 sujeitos, obtidos num teste de repetição de palavras e pseudopalavras. Os resultados apontam que o tipo de coleta de dados pode afetar a observação de estágios do desenvolvimento silábico em contexto naturalístico, uma vez que o desbalanceamento da quantidade de alvos CCV e de sua combinação fonotática pode afetar a determinação de estratégias como a seleção lexical e os alvos/direção das substituições em CCV. O desenvolvimento individual mostrou-se correlacionado às tendências fonológicas gerais assinaladas por Teixeira (1988) e Lamprecht (1993), à medida que tais generalizações podem atuar na limitação dos diferentes percursos possíveis à criança na aquisição CCV. O estudo sugere, ainda, que o tipo de estratégia empregado em reparo ao CCV também depende do desenvolvimento silábico infantil. ---DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28574 |
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Investiga-se se as motivações podem residir i) numa tendência geral do percurso de aquisição fonológica – tal como observado na aquisição de outras estruturas silábicas, como a coda CVC; ii) no desenvolvimento individual de cada criança; ou iii) em efeitos metodológicos relativos ao tipo de coleta de dados. Para verificar tais motivações, analisam-se dados naturalísticos de 3 sujeitos, acompanhados quinzenalmente, e dados experimentais de 49 sujeitos, obtidos num teste de repetição de palavras e pseudopalavras. Os resultados apontam que o tipo de coleta de dados pode afetar a observação de estágios do desenvolvimento silábico em contexto naturalístico, uma vez que o desbalanceamento da quantidade de alvos CCV e de sua combinação fonotática pode afetar a determinação de estratégias como a seleção lexical e os alvos/direção das substituições em CCV. O desenvolvimento individual mostrou-se correlacionado às tendências fonológicas gerais assinaladas por Teixeira (1988) e Lamprecht (1993), à medida que tais generalizações podem atuar na limitação dos diferentes percursos possíveis à criança na aquisição CCV. O estudo sugere, ainda, que o tipo de estratégia empregado em reparo ao CCV também depende do desenvolvimento silábico infantil. ---DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28574This article aims to debate about the development stages in the course of acquisition of CCV branching onset syllables (Consonant1 + Consonant2 + Vowel) – structure present in Brazilian Portuguese words like ‘bruxa’ witch, ‘blusa’ blouse, ‘prato’ plate, ‘placa’ plaque. Reviewing researches on Brazilian Portuguese as Teixeira (1988), Lamprecht (1993), Ávila (2000), Ribas (2002), Staudt (2008), Baesso (2009), this article examines possible motivations for the (non)observation of linguistic development stages in the CCV acquisition by Brazilian children. It is investigated whether such motivations may lie i) a general trend of the phonological acquisition path – as observed in the acquisition of other syllabic structures, like CVC coda; (ii) in the individual development of the subjects; or iii) in methodological effects related to the type of data collection. To verify these motivations, the study analyzes naturalistic data of 3 subjects, recorded biweekly, and experimental data of 49 subjects, recorded in a repetition test of words and pseudowords. The results indicate that the naturalistic data collection can affect the observation of syllabic development stages, since the unbalance of CCV targets and their phonotatic combination may affect the determination of strategies such as lexical selection and the origin/direction of substitutions in CCV. Individual development was observed as correlated with the general phonological tendencies pointed out by Teixeira (1988) and Lamprecht (1993), because these generalizations may act as limits to the different paths possible to the child in CCV acquisition. The study also suggests that the type of strategy used to repair CCV also depends on the child’s syllabic development. ---DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28574Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/2857410.12957/matraga.2017.28574Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 24 n. 41 (2017): Aquisição da Linguagem; 341-364MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 24 No. 41 (2017): Language Acquisition; 341-3642446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/28574/22136Toni, Andressainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-28T15:55:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28574Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:55:49Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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