Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voerkel, Paul
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010
Resumo: O conceito de Sustentabilidade tem evoluído constantemente e novas abordagens de ensino vêm sendo associadas a ele, tornando a discussão sobre sua importância para a sociedade e para a educação neces­sária e pertinente para a atualidade. O presente artigo tem como objetivo abordar como a Sustentabilidade pode ser integrada como um objeto de conhecimento potente na sala de aula de língua estrangeira, gerando novos caminhos para o ensino além da gramática e da aquisição de vocabulário. Para isso, explica-se a ori­gem do termo Sustentabilidade e seu percurso até chegar no conceito que se conhece nos dias de hoje. Em seguida, por meio de dois exemplos, demonstra-se como a Sustentabilidade pode ser integrada em cursos de formação inicial e continuada de professores de alemão como língua estrangeira. Observa-se que um dos maiores desafios está no desenvolvimento de competências para uma educação com vistas ao desenvolvi­mento sustentável. Com base em pressupostos teóricos e exemplos práticos, enfatizam-se as oportunidades do ensino de línguas estrangeiras sob uma nova perspectiva, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.
id UERJ-9_98b5b053f690fcf2a92ba6b417ce6663
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80010
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessáriaSustainability in foreign language teaching: a current and necessary approachSustentabilidadeEnsino-aprendizagem de línguas estrangeirasAprendizagem significativaDesenvolvimento sustentávelAlemão como língua estrangeiraSustainabilityForeign language teaching and learningMeaningful learningSustainable developmentGerman as a foreign languageO conceito de Sustentabilidade tem evoluído constantemente e novas abordagens de ensino vêm sendo associadas a ele, tornando a discussão sobre sua importância para a sociedade e para a educação neces­sária e pertinente para a atualidade. O presente artigo tem como objetivo abordar como a Sustentabilidade pode ser integrada como um objeto de conhecimento potente na sala de aula de língua estrangeira, gerando novos caminhos para o ensino além da gramática e da aquisição de vocabulário. Para isso, explica-se a ori­gem do termo Sustentabilidade e seu percurso até chegar no conceito que se conhece nos dias de hoje. Em seguida, por meio de dois exemplos, demonstra-se como a Sustentabilidade pode ser integrada em cursos de formação inicial e continuada de professores de alemão como língua estrangeira. Observa-se que um dos maiores desafios está no desenvolvimento de competências para uma educação com vistas ao desenvolvi­mento sustentável. Com base em pressupostos teóricos e exemplos práticos, enfatizam-se as oportunidades do ensino de línguas estrangeiras sob uma nova perspectiva, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.The concept of Sustainability has constantly evolved, and new approaches have been associated with it, turning the discussion about its importance for society and education into a necessary and relevant issue. This article aims to show how Sustainability can be integrated as a powerful object of knowledge in the foreign language classroom, generating new ways of teaching beyond grammar and vocabulary acquisition. To this end, we explain the origin of the term Sustainability and its journey to the concept we know today. Two examples then give insights in how sustainability can be integrated into training and further education courses for teachers of German as a foreign language. One of the key challenges relies in the development of competencies for education in sustainable development. Based on theoretical arguments and practical examples, we emphasize the opportunities of teaching foreign languages in a new way, making learning more meaningful and dynamic.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/8001010.12957/matraga.2024.80010Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 31 n. 61 (2024): Miscelânea; 37-54MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 31 No. 61 (2024): Miscelânea; 37-542446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010/49118https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVoerkel, Paul2024-01-28T03:56:27Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80010Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2024-01-28T03:56:27Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
Sustainability in foreign language teaching: a current and necessary approach
title Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
spellingShingle Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
Voerkel, Paul
Sustentabilidade
Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Aprendizagem significativa
Desenvolvimento sustentável
Alemão como língua estrangeira
Sustainability
Foreign language teaching and learning
Meaningful learning
Sustainable development
German as a foreign language
title_short Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
title_full Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
title_fullStr Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
title_full_unstemmed Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
title_sort Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
author Voerkel, Paul
author_facet Voerkel, Paul
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voerkel, Paul
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Aprendizagem significativa
Desenvolvimento sustentável
Alemão como língua estrangeira
Sustainability
Foreign language teaching and learning
Meaningful learning
Sustainable development
German as a foreign language
topic Sustentabilidade
Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Aprendizagem significativa
Desenvolvimento sustentável
Alemão como língua estrangeira
Sustainability
Foreign language teaching and learning
Meaningful learning
Sustainable development
German as a foreign language
description O conceito de Sustentabilidade tem evoluído constantemente e novas abordagens de ensino vêm sendo associadas a ele, tornando a discussão sobre sua importância para a sociedade e para a educação neces­sária e pertinente para a atualidade. O presente artigo tem como objetivo abordar como a Sustentabilidade pode ser integrada como um objeto de conhecimento potente na sala de aula de língua estrangeira, gerando novos caminhos para o ensino além da gramática e da aquisição de vocabulário. Para isso, explica-se a ori­gem do termo Sustentabilidade e seu percurso até chegar no conceito que se conhece nos dias de hoje. Em seguida, por meio de dois exemplos, demonstra-se como a Sustentabilidade pode ser integrada em cursos de formação inicial e continuada de professores de alemão como língua estrangeira. Observa-se que um dos maiores desafios está no desenvolvimento de competências para uma educação com vistas ao desenvolvi­mento sustentável. Com base em pressupostos teóricos e exemplos práticos, enfatizam-se as oportunidades do ensino de línguas estrangeiras sob uma nova perspectiva, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010
10.12957/matraga.2024.80010
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2024.80010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010/49118
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 31 n. 61 (2024): Miscelânea; 37-54
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 31 No. 61 (2024): Miscelânea; 37-54
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318495292293120