Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010 |
Resumo: | O conceito de Sustentabilidade tem evoluído constantemente e novas abordagens de ensino vêm sendo associadas a ele, tornando a discussão sobre sua importância para a sociedade e para a educação necessária e pertinente para a atualidade. O presente artigo tem como objetivo abordar como a Sustentabilidade pode ser integrada como um objeto de conhecimento potente na sala de aula de língua estrangeira, gerando novos caminhos para o ensino além da gramática e da aquisição de vocabulário. Para isso, explica-se a origem do termo Sustentabilidade e seu percurso até chegar no conceito que se conhece nos dias de hoje. Em seguida, por meio de dois exemplos, demonstra-se como a Sustentabilidade pode ser integrada em cursos de formação inicial e continuada de professores de alemão como língua estrangeira. Observa-se que um dos maiores desafios está no desenvolvimento de competências para uma educação com vistas ao desenvolvimento sustentável. Com base em pressupostos teóricos e exemplos práticos, enfatizam-se as oportunidades do ensino de línguas estrangeiras sob uma nova perspectiva, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada. |
id |
UERJ-9_98b5b053f690fcf2a92ba6b417ce6663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80010 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessáriaSustainability in foreign language teaching: a current and necessary approachSustentabilidadeEnsino-aprendizagem de línguas estrangeirasAprendizagem significativaDesenvolvimento sustentávelAlemão como língua estrangeiraSustainabilityForeign language teaching and learningMeaningful learningSustainable developmentGerman as a foreign languageO conceito de Sustentabilidade tem evoluído constantemente e novas abordagens de ensino vêm sendo associadas a ele, tornando a discussão sobre sua importância para a sociedade e para a educação necessária e pertinente para a atualidade. O presente artigo tem como objetivo abordar como a Sustentabilidade pode ser integrada como um objeto de conhecimento potente na sala de aula de língua estrangeira, gerando novos caminhos para o ensino além da gramática e da aquisição de vocabulário. Para isso, explica-se a origem do termo Sustentabilidade e seu percurso até chegar no conceito que se conhece nos dias de hoje. Em seguida, por meio de dois exemplos, demonstra-se como a Sustentabilidade pode ser integrada em cursos de formação inicial e continuada de professores de alemão como língua estrangeira. Observa-se que um dos maiores desafios está no desenvolvimento de competências para uma educação com vistas ao desenvolvimento sustentável. Com base em pressupostos teóricos e exemplos práticos, enfatizam-se as oportunidades do ensino de línguas estrangeiras sob uma nova perspectiva, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.The concept of Sustainability has constantly evolved, and new approaches have been associated with it, turning the discussion about its importance for society and education into a necessary and relevant issue. This article aims to show how Sustainability can be integrated as a powerful object of knowledge in the foreign language classroom, generating new ways of teaching beyond grammar and vocabulary acquisition. To this end, we explain the origin of the term Sustainability and its journey to the concept we know today. Two examples then give insights in how sustainability can be integrated into training and further education courses for teachers of German as a foreign language. One of the key challenges relies in the development of competencies for education in sustainable development. Based on theoretical arguments and practical examples, we emphasize the opportunities of teaching foreign languages in a new way, making learning more meaningful and dynamic.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/8001010.12957/matraga.2024.80010Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 31 n. 61 (2024): Miscelânea; 37-54MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 31 No. 61 (2024): Miscelânea; 37-542446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010/49118https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVoerkel, Paul2024-01-28T03:56:27Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80010Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2024-01-28T03:56:27Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária Sustainability in foreign language teaching: a current and necessary approach |
title |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária |
spellingShingle |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária Voerkel, Paul Sustentabilidade Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras Aprendizagem significativa Desenvolvimento sustentável Alemão como língua estrangeira Sustainability Foreign language teaching and learning Meaningful learning Sustainable development German as a foreign language |
title_short |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária |
title_full |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária |
title_fullStr |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária |
title_sort |
Sustentabilidade no ensino de línguas estrangeiras: uma abordagem atual e necessária |
author |
Voerkel, Paul |
author_facet |
Voerkel, Paul |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Voerkel, Paul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras Aprendizagem significativa Desenvolvimento sustentável Alemão como língua estrangeira Sustainability Foreign language teaching and learning Meaningful learning Sustainable development German as a foreign language |
topic |
Sustentabilidade Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras Aprendizagem significativa Desenvolvimento sustentável Alemão como língua estrangeira Sustainability Foreign language teaching and learning Meaningful learning Sustainable development German as a foreign language |
description |
O conceito de Sustentabilidade tem evoluído constantemente e novas abordagens de ensino vêm sendo associadas a ele, tornando a discussão sobre sua importância para a sociedade e para a educação necessária e pertinente para a atualidade. O presente artigo tem como objetivo abordar como a Sustentabilidade pode ser integrada como um objeto de conhecimento potente na sala de aula de língua estrangeira, gerando novos caminhos para o ensino além da gramática e da aquisição de vocabulário. Para isso, explica-se a origem do termo Sustentabilidade e seu percurso até chegar no conceito que se conhece nos dias de hoje. Em seguida, por meio de dois exemplos, demonstra-se como a Sustentabilidade pode ser integrada em cursos de formação inicial e continuada de professores de alemão como língua estrangeira. Observa-se que um dos maiores desafios está no desenvolvimento de competências para uma educação com vistas ao desenvolvimento sustentável. Com base em pressupostos teóricos e exemplos práticos, enfatizam-se as oportunidades do ensino de línguas estrangeiras sob uma nova perspectiva, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010 10.12957/matraga.2024.80010 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010 |
identifier_str_mv |
10.12957/matraga.2024.80010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/80010/49118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 31 n. 61 (2024): Miscelânea; 37-54 MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 31 No. 61 (2024): Miscelânea; 37-54 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318495292293120 |