Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863 |
Resumo: | This paper, which presents a general survey about the High School National Exam (ENEM, in its Portuguese version) as to its goals, structure and reference matrix, aims at observing how this exam is influencing the Teaching of Mathematics. It carries the analyses of data and results from some of the exam editions, especially as mathematics tests are concerned, as well as the analyses of questions and their distribution by topic and areas of mathematics. It also tries to make a brief report on national and international evaluations. Furthermore, interviews and questionnaires applied to teachers of that discipline who work at schools in Rio de Janeiro state provide personal data focusing on their opinions and teaching visions as far as ENEM s mathematics tests are concerned. Key words: ENEM. Mathematics. Evaluation. Teaching of Mathematics. High School. |
id |
UERJ_0415f4e337cd57a29e261e23c7b816ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/4863 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Barroso, Marta Feijóhttp://lattes.cnpq.br/8979560510386706Silva, Sérgio Luizhttp://lattes.cnpq.br/8838274049837441http://lattes.cnpq.br/0987639367473129Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos2020-11-08T17:23:12Z2016-10-212015-07-02SANTOS, Geisa Abreu Lira Corrêa dos. Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863This paper, which presents a general survey about the High School National Exam (ENEM, in its Portuguese version) as to its goals, structure and reference matrix, aims at observing how this exam is influencing the Teaching of Mathematics. It carries the analyses of data and results from some of the exam editions, especially as mathematics tests are concerned, as well as the analyses of questions and their distribution by topic and areas of mathematics. It also tries to make a brief report on national and international evaluations. Furthermore, interviews and questionnaires applied to teachers of that discipline who work at schools in Rio de Janeiro state provide personal data focusing on their opinions and teaching visions as far as ENEM s mathematics tests are concerned. Key words: ENEM. Mathematics. Evaluation. Teaching of Mathematics. High School.Esta dissertação, que parte de um levantamento geral sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em termos de seus objetivos, sua estrutura e sua matriz de referência, tem por objetivo verificar como tal exame está influenciando o Ensino da Matemática. São apresentadas análises de dados e resultados de algumas edições do ENEM, especialmente no que concerne às provas de matemática, assim como uma análise de questões e a sua distribuição por assunto e áreas da matemática. Além disso, busca-se fazer um breve relato sobre avaliações tanto nacionais como internacionais. Também são apresentados dados coletados de entrevistas e questionários feitos com professores da disciplina que lecionam em escolas do estado do Rio de Janeiro, versando sobre sua opinião e sua visão em relação às provas de matemática do ENEMSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:11Z No. of bitstreams: 1 Geisa_Profmat.pdf: 3283261 bytes, checksum: f742d5f5ef406064eda9d8d336500f24 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geisa_Profmat.pdf: 3283261 bytes, checksum: f742d5f5ef406064eda9d8d336500f24 (MD5) Previous issue date: 2015-07-02application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaENEMMathematicsEvaluationTeaching of MathematicsHigh SchoolENEMMatemática. AvaliaçãoEnsino da MatemáticaEnsino MédioMatemática Estudo e ensinoAvaliação educacionalExame Nacional de Ensino Médio (Brasil)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAOs impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de JaneiroThe impacts of ENEM in high school curricula and in teaching practices from the perspective of Mathematics teachers in Rio de Janeiro s schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALGeisa_Profmat.pdfapplication/pdf3283261http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4863/1/Geisa_Profmat.pdff742d5f5ef406064eda9d8d336500f24MD511/48632024-02-27 15:41:09.914oai:www.bdtd.uerj.br:1/4863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The impacts of ENEM in high school curricula and in teaching practices from the perspective of Mathematics teachers in Rio de Janeiro s schools |
title |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos ENEM Mathematics Evaluation Teaching of Mathematics High School ENEM Matemática. Avaliação Ensino da Matemática Ensino Médio Matemática Estudo e ensino Avaliação educacional Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro |
title_full |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro |
title_sort |
Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro |
author |
Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos |
author_facet |
Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1627234282126631 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barroso, Marta Feijó |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8979560510386706 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Luiz |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8838274049837441 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0987639367473129 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos |
contributor_str_mv |
Concordido, Cláudia Ferreira Reis Barroso, Marta Feijó Silva, Sérgio Luiz |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ENEM Mathematics Evaluation Teaching of Mathematics High School |
topic |
ENEM Mathematics Evaluation Teaching of Mathematics High School ENEM Matemática. Avaliação Ensino da Matemática Ensino Médio Matemática Estudo e ensino Avaliação educacional Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENEM Matemática. Avaliação Ensino da Matemática Ensino Médio Matemática Estudo e ensino Avaliação educacional Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil) |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This paper, which presents a general survey about the High School National Exam (ENEM, in its Portuguese version) as to its goals, structure and reference matrix, aims at observing how this exam is influencing the Teaching of Mathematics. It carries the analyses of data and results from some of the exam editions, especially as mathematics tests are concerned, as well as the analyses of questions and their distribution by topic and areas of mathematics. It also tries to make a brief report on national and international evaluations. Furthermore, interviews and questionnaires applied to teachers of that discipline who work at schools in Rio de Janeiro state provide personal data focusing on their opinions and teaching visions as far as ENEM s mathematics tests are concerned. Key words: ENEM. Mathematics. Evaluation. Teaching of Mathematics. High School. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-02 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-10-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-08T17:23:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Geisa Abreu Lira Corrêa dos. Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Geisa Abreu Lira Corrêa dos. Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4863/1/Geisa_Profmat.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f742d5f5ef406064eda9d8d336500f24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728614883852288 |