Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863
Resumo: This paper, which presents a general survey about the High School National Exam (ENEM, in its Portuguese version) as to its goals, structure and reference matrix, aims at observing how this exam is influencing the Teaching of Mathematics. It carries the analyses of data and results from some of the exam editions, especially as mathematics tests are concerned, as well as the analyses of questions and their distribution by topic and areas of mathematics. It also tries to make a brief report on national and international evaluations. Furthermore, interviews and questionnaires applied to teachers of that discipline who work at schools in Rio de Janeiro state provide personal data focusing on their opinions and teaching visions as far as ENEM s mathematics tests are concerned. Key words: ENEM. Mathematics. Evaluation. Teaching of Mathematics. High School.
id UERJ_0415f4e337cd57a29e261e23c7b816ab
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4863
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Barroso, Marta Feijóhttp://lattes.cnpq.br/8979560510386706Silva, Sérgio Luizhttp://lattes.cnpq.br/8838274049837441http://lattes.cnpq.br/0987639367473129Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos2020-11-08T17:23:12Z2016-10-212015-07-02SANTOS, Geisa Abreu Lira Corrêa dos. Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863This paper, which presents a general survey about the High School National Exam (ENEM, in its Portuguese version) as to its goals, structure and reference matrix, aims at observing how this exam is influencing the Teaching of Mathematics. It carries the analyses of data and results from some of the exam editions, especially as mathematics tests are concerned, as well as the analyses of questions and their distribution by topic and areas of mathematics. It also tries to make a brief report on national and international evaluations. Furthermore, interviews and questionnaires applied to teachers of that discipline who work at schools in Rio de Janeiro state provide personal data focusing on their opinions and teaching visions as far as ENEM s mathematics tests are concerned. Key words: ENEM. Mathematics. Evaluation. Teaching of Mathematics. High School.Esta dissertação, que parte de um levantamento geral sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em termos de seus objetivos, sua estrutura e sua matriz de referência, tem por objetivo verificar como tal exame está influenciando o Ensino da Matemática. São apresentadas análises de dados e resultados de algumas edições do ENEM, especialmente no que concerne às provas de matemática, assim como uma análise de questões e a sua distribuição por assunto e áreas da matemática. Além disso, busca-se fazer um breve relato sobre avaliações tanto nacionais como internacionais. Também são apresentados dados coletados de entrevistas e questionários feitos com professores da disciplina que lecionam em escolas do estado do Rio de Janeiro, versando sobre sua opinião e sua visão em relação às provas de matemática do ENEMSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:11Z No. of bitstreams: 1 Geisa_Profmat.pdf: 3283261 bytes, checksum: f742d5f5ef406064eda9d8d336500f24 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geisa_Profmat.pdf: 3283261 bytes, checksum: f742d5f5ef406064eda9d8d336500f24 (MD5) Previous issue date: 2015-07-02application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaENEMMathematicsEvaluationTeaching of MathematicsHigh SchoolENEMMatemática. AvaliaçãoEnsino da MatemáticaEnsino MédioMatemática Estudo e ensinoAvaliação educacionalExame Nacional de Ensino Médio (Brasil)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAOs impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de JaneiroThe impacts of ENEM in high school curricula and in teaching practices from the perspective of Mathematics teachers in Rio de Janeiro s schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALGeisa_Profmat.pdfapplication/pdf3283261http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4863/1/Geisa_Profmat.pdff742d5f5ef406064eda9d8d336500f24MD511/48632024-02-27 15:41:09.914oai:www.bdtd.uerj.br:1/4863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The impacts of ENEM in high school curricula and in teaching practices from the perspective of Mathematics teachers in Rio de Janeiro s schools
title Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
spellingShingle Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos
ENEM
Mathematics
Evaluation
Teaching of Mathematics
High School
ENEM
Matemática. Avaliação
Ensino da Matemática
Ensino Médio
Matemática Estudo e ensino
Avaliação educacional
Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
title_full Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
title_fullStr Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
title_sort Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
author Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos
author_facet Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1627234282126631
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barroso, Marta Feijó
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8979560510386706
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Sérgio Luiz
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8838274049837441
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0987639367473129
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa dos
contributor_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Barroso, Marta Feijó
Silva, Sérgio Luiz
dc.subject.eng.fl_str_mv ENEM
Mathematics
Evaluation
Teaching of Mathematics
High School
topic ENEM
Mathematics
Evaluation
Teaching of Mathematics
High School
ENEM
Matemática. Avaliação
Ensino da Matemática
Ensino Médio
Matemática Estudo e ensino
Avaliação educacional
Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM
Matemática. Avaliação
Ensino da Matemática
Ensino Médio
Matemática Estudo e ensino
Avaliação educacional
Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper, which presents a general survey about the High School National Exam (ENEM, in its Portuguese version) as to its goals, structure and reference matrix, aims at observing how this exam is influencing the Teaching of Mathematics. It carries the analyses of data and results from some of the exam editions, especially as mathematics tests are concerned, as well as the analyses of questions and their distribution by topic and areas of mathematics. It also tries to make a brief report on national and international evaluations. Furthermore, interviews and questionnaires applied to teachers of that discipline who work at schools in Rio de Janeiro state provide personal data focusing on their opinions and teaching visions as far as ENEM s mathematics tests are concerned. Key words: ENEM. Mathematics. Evaluation. Teaching of Mathematics. High School.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-02
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:23:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Geisa Abreu Lira Corrêa dos. Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863
identifier_str_mv SANTOS, Geisa Abreu Lira Corrêa dos. Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4863/1/Geisa_Profmat.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f742d5f5ef406064eda9d8d336500f24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728614883852288